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A pesquisa na pós-graduação

      
A pesquisa na pós-graduação
A pesquisa na pós-graduação
Se perguntar sobre o impacto dos programas de pós-graduação em educação para a formação em pesquisa e intervenção pode parecer inútil e redundante, mas não é assim se considerarmos as características do campo da pesquisa educativa e da própria educação, como objetos de estudo.

É pertinente assinalar duas coisas a primeira, que a educação pode ser abordada para sua análise a partir de diversas perspectivas, dimensões e disciplinas; e a segunda, que na educação, considerada como sistema educativo, participa uma grande diversidade de agentes em todos os seus ciclos e níveis, e que particularmente na educação superior se incluem todos os campos de conhecimento, tanto disciplinares como profissionais.

Uma característica que permeia todos os capítulos deste livro é que os estudantes de pós-graduação em educação, muitos deles professores, realizam suas teses relacionadas ao seu próprio âmbito profissional, inclusive os com relação à própria instituição na qual trabalham. Esta situação permite observar que os programas de pós-graduação em educação se converteram na possibilidade para a formação docente, com base em processos de pesquisa impulsionados dentro do programas de pós-graduação, processos que impulsionam a reflexão sistemática sobre a prática profissional dos docentes inscritos.

A produção de conhecimento é um tema de interesse em todas as áreas do conhecimento humano. Os trabalhos recentes a partir de uma visão multi ou trans-disciplinar caracterizam a pesquisa contemporânea, assim como os temas e problemáticas que atualmente se atendem e sobre as formas em que se circula e transfere o conhecimento produzido. Dentro das temáticas sobre as quais atualmente se realizam pesquisas, pode-se destinguir uma clara tendência em atender problemáticas sociais, que se acompanham de um compromisso, por parte dos pesquisadores envolvidos na produção de conhecimento, em sustentar soluções, apresentar resultados a distintos atores sociais e interagir diretamente com eles, assim se estabelece a responsabilidade social como um recurso de pesquisa contemporânea (Gutiérrez e Barrón, 2008).

Os temas e os problemas dos quais se tratam as teses de pós-graduação, assim como a forma de abordar os temas e enfocar os problemas, além de constituir o conteúdo acadêmico no qual se formam profissionais de nível de pós-graduação e pesquisadores de campo, podem ser considerados como dados relevantes sobre o panorama de estudos e investigações que se atendem em educação. Ou seja, as teses de pós-graduação refletem as temáticas e parte dos conteúdos que se atendem na pesquisa educacional (IE) de uma instituição acadêmica e também refletem a agenda de pesquisa que interessa aos especialistas no tema que participaram dos programas de pós-graduação, quer se trate de estudantes ou de tutores.

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http://ries.universia.net/index.php/ries/article/view/169/pdf_18

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