text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

5 erros cometidos em press release

      
Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

 

Press releases são comunicados de imprensa utilizados pelas assessorias de comunicação para informar e esclarecer a mídia sobre determinado tópico. Eles procuram divulgar produtos e clientes, fazer declarações públicas ou outras informações que possam virar notícia. Se você é estudante de jornalismo ou assessor de imprensa, fique atento.

 

» 6 maneiras de criar uma lista de contatos de imprensa
» As 10 palavras mal utilizadas em releases à imprensa
» Estudantes de Jornalismo e RP: 7 dicas para planejar as coletivas de imprensa

 

 

Veja os cinco erros mais cometidos nos comunicados de empresa e como evitá-los:

Erros cometidos em releases: 1) Falta de foco

Tentar colocar muitas informações em um único parágrafo ou texto só irá levar seu release para a pasta de e-mails ignorados. Não tente apelar para diferentes audiências em único comunicado. Faça um trabalho de qualidade e com foco, com informações suficientes para que o jornalista entenda sua sugestão de pauta.

 

 

Erros cometidos em releases: 2) Escrita artificial

Citações extravagantes sobre determinada empresa ou produto são uma das maiores oposições da escrita interessante e envolvente. Jargões corporativos distanciam o texto do público e fazem com que ele seja esquecido rapidamente, sem que haja nenhuma diferenciação entre esse release e a outra pilha de comunicados que a mídia recebe todos os dias. Para que sua sugestão de pauta seja reconhecida, é necessário criatividade e informações interessantes, colocadas de maneira natural e objetiva.

 

 

Erros cometidos em releases: 3) Textos muito longos

Como a maioria dos releases é encaminhada por meio de e-mails, escrever um texto gigantesco é uma péssima escolha. Dificilmente o jornalista irá ler seu texto até o final se ele possuir mais do que três parágrafos, ainda mais quando esse comunicado estiver no corpo do e-mail. Sua meta deve ser a objetividade.

 

 

Erros cometidos em releases: 4) Serviço

Lembre-se que seu release é um serviço, tanto para a empresa sobre a qual ele trata quanto para o jornalista. O papel do assessor de imprensa é fazer a ligação entre esses dois elementos. Seja informativo o suficiente para despertar a atenção do jornalista, mas com muita objetividade e clareza, para que seu e-mail não seja descartado. Além disso, não se esqueça de enviar fotos e outros materiais que possam enriquecer sua divulgação.

 

 

Erros cometidos em releases: 5) Assunto

No caso de comunicados enviados por meio de e-mails, tenha atenção especial para o assunto da mensagem. Ele será a primeira e mais importante impressão que o jornalista terá de sua sugestão e pode ser a diferença crucial entre transformar-se em uma notícia ou ir para a lixeira. Seu release deve se destacar na caixa de entrada do e-mail, caso contrário, é muito provável que ele seja descartado sem nem mesmo ter sido aberto.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.