text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Por que ouvimos nossa música preferida várias vezes?

      
Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

 

Pesquisadores da Universidade Americana, em Washington nos Estados Unidos, estudaram as motivações que levam as pessoas a rever ou ouvir um filme e músicas várias vezes. De acordo com a professora de marketing Cristel Russell, autora do estudo, os três motivos principais seriam os resultados garantidos, a redescoberta de detalhes sutis e a melhor visualização resultante da ação repetida. A pesquisa será publicada no Journal of Consumer Research, em agosto.

 

» 10 curiosidades sobre música
» Ouvir sua música preferida aumenta o desempenho, diz estudo
» Ouvir música clássica pode deixá-lo mais inteligente

 

Cristel Russell e o co-autor Sidney Levy chamam esse processo de re-consumo. Foram analisadas as razões que levam uma pessoa a ler o mesmo livro várias vezes, assistir o mesmo programa de TV ou ir viajar para os mesmos locais. Do ponto de vista comercial, o re-consumo é muito importante, pois cria lealdade entre consumidores e produtos ou serviços.

 

“Entender o re-consumo e as motivações por trás dele é incrivelmente importante.” Russell explica. “Se pudermos olhar para as causas subjacentes, poderemos ajudar os negócios a entender seus clientes e a criar produtos que os consumidores irão usar várias vezes seguidas.”

 

Além disso, foram também analisados os aspectos psicológicos e experimentais do re-consumo. O estudo mostrou que as motivações por trás desse comportamento eram muitas vezes complexas e nuançadas. Foram entrevistadas pessoas da Nova Zelândia e dos Estados Unidos. “Nós determinamos que esse comportamento serve para atingir cinco propósitos principais: regressão, progressão, reconstrução, relacionamentos e reflexão”.

 

Russel esclarece que a principal razão das pessoas é muito mais complexa do que a simples nostalgia. “Para as pessoas separarem tempo de suas vidas ocupadas para fazer algo várias vezes repetidas, é necessário que as motivações sejam profundas e comoventes.”

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.