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5 maneiras de ensinar ética em sala de aula

      
É importante que você promova mais a reflexão do que simplesmente entregue respostas prontas do que deve ou não ser feito
É importante que você promova mais a reflexão do que simplesmente entregue respostas prontas do que deve ou não ser feito
  • A ética profissional pode ser muito diferente da ética pessoal.
  • Confira a seguir algumas dicas de como ensinar ética em sala de aula.
  • É importante que você promova mais a reflexão do que simplesmente entregue respostas prontas do que deve ou não ser feito.

A ética profissional pode ser muito diferente da ética pessoal. Por exemplo, se você é um profissional da psicologia e um cliente confessa ser responsável por um assassinato, a primeira coisa que faria como pessoa comum seria entregá-lo para a polícia. Porém, como psicólogo, o código de ética é diferente e você segue o princípio da confidencialidade, ou seja, o que seu cliente contou não deve ser divulgado. Para ajudar seus alunos a entenderem melhor como funcionam essas diferenças, confira a seguir algumas dicas de como ensinar ética em sala de aula.

Veja cinco maneiras de ensinar ética em sala de aula

1) Relacionamentos

Os relacionamentos profissionais e pessoais são muito diferentes, especialmente quando tratamos do exemplo dado no parágrafo anterior, na psicologia. O que você faria se descobrisse algo sobre seu amigo ou sobre seu colega de trabalho é muito diferente. Explorar essas esferas de relacionamento com os estudantes é muito importante, estejam eles no fundamental ou no ensino superior.

2) Os extremos de uma única situação

É importante que você promova mais a reflexão do que simplesmente entregue respostas prontas do que deve ou não ser feito. Um exemplo de como fazer isso é analisar os extremos de uma única situação e como ela poderia ser colocada na vida real, no cotidiano. O extremo do ético e o extremo do errado podem ser facilmente apontados em situações radicais como um assassinato ou o desvio de dinheiro em campanhas eleitorais, porém é importante ressaltar a importância desses valores em situações vividas pelos alunos, como por exemplo, colar na prova, sentar em assentos preferenciais quando pessoas idosas ficam em pé, cortar filas, mentir no currículo, etc.

3) Testar os limites

Seguindo a sugestão dada acima, teste os limites com seus alunos. O que eles fariam se as situações de risco comprometessem familiares e amigos ou que regras estariam dispostos a quebrar para ajudar e salvar essas pessoas? Ajude-os a refletir na importância e influência dos relacionamentos em suas decisões éticas e como os outros, próximos ou não, podem ser afetados por elas.

4) Estabelecendo regras

Essa atividade pode parecer um tanto monótona, mas se feita corretamente irá provocar debates e muito interação entre pontos de vista diferentes. No contexto de cada sala de aula, nível de educação e dos alunos, o professor deve pensar em situações onde eles possam estabelecer uma regra pessoal de conduta. Por exemplo, nunca vou xingar ou bater em outro colega. A partir dessa escolha, coloque as regras em prova. Por exemplo, e se ele for atacado, não irá se defender? Qual é o limite da paciência para não explodir com o colega e xingá-lo ou desrespeitar o professor?

5) Troque os papéis

A partir das regras discutidas na atividade proposta acima, você pode trocar os papéis e perguntar aos alunos se eles gostariam de viver debaixo das regras criadas por outros. Por exemplo, se você, como professor, acha que não é errado fofocar ou falar dos alunos, o que acharia como diretor, sobre fofocar sobre os docentes? Faça a inversão de papéis e procure observar como cada um se sente quando é colocado no lugar do outro.

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