text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber

      
imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com

 

Esteja você na universidade ou no ensino médio se preparando para o vestibular é sempre muito bom saber de alguns truques e dicas que o ajudam a superar obstáculos e obter melhores resultados. Separamos 100 dicas que envolvem praticamente todas as áreas de sua formação: estudos, organização, finanças, saúde, contatos profissionais, vida social, planejamento para a graduação, entre outras. Confira a seguir: 

 

» 15 lições que você pode aprender com os estudantes chineses
» 5 dicas de sucesso para estudantes no início do curso superior
» 4 coisas que estudantes universitários devem saber sobre as redes sociais

   

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas Gerais

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 1. Falar em público

Na maioria dos empregos e também em sua faculdade você terá de falar em público, para grupos grandes e pequenos. Se você tem dificuldades com isso, busque praticar enquanto ainda tem mais chances de errar para que não se sinta aterrorizado em momentos importantes. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 2. Não tenha medo de pedir ajuda

Todos têm dificuldades, em níveis e com coisas diferentes, então se você está com dúvidas, não se sinta menos capacitado que ninguém ou com medo de procurar ajuda. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 3. Aproveite ao máximo sua graduação

Os anos passados na universidade voam! Quando você piscar, já estará com o diploma na mão. Por isso, aproveite ao máximo sua educação e todos os recursos que ela oferece. Não se esqueça de se divertir, mas com responsabilidade. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 4. Busque o equilíbrio

Focar-se demais em apenas uma coisa – namorada, estudos, empregos ou problemas – não traz o equilíbrio necessário para manter o bem-estar de sua vida ou alcançar os seus objetivos

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 5. Não seja duro consigo mesmo

Não há ninguém perfeito e você não deve exigir isso de si mesmo. Quando errar, procure concertar a falha, mas não fique preso na preocupação do erro, siga em frente. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 6. Corra riscos

A época que você vive é a ideal para correr os riscos que os grandes sonhos trazem consigo. Siga seus interesses, viaje, aprenda coisas novas e busque aquilo que trará mais sentido para sua graduação e carreira. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 7. Expanda os horizontes de sua formação

Fazer cursos e aprender coisas fora de sua graduação, como idiomas, por exemplo, é mais que uma sugestão, é uma necessidade. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 8. Veja a faculdade como oportunidade, não obrigação

Muitas pessoas não têm a oportunidade que você tem de chegar à educação superior. Além de ser grato, você deve aproveitar ao máximo essa possibilidade, sem vê-la como uma obrigação. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 9. Se concentre em seus objetivos

Muitos pais, na busca pelo que consideram melhor para seus filhos, acabam interferindo mais do que deveriam em suas decisão sobre a carreira. Lembre-se que, no fim das contas, quem deverá viver com essas escolhas será você, por isso busque seus próprios objetivos e não aquilo que os outros consideram o melhor para você.

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 10. Se divirta, mas com responsabilidade

Mantenha seus objetivos em foco e não permita que a nova fase na universidade tire você de seu verdadeiro caminho. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 11. Aproveite oportunidades

Durante sua educação você irá se deparar com inúmeras oportunidades, boas e ruins. O importante é que saiba avaliá-las segundo seus valores, interesses e metas para que possam ser aproveitadas ao máximo.

 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas de Estudo

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 12. Desconecte-se

As redes sociais, vídeo games e internet em geral podem ser enormes distrações para seus estudos, prejudicando resultados finais e rendimento. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 13. Encontre algo que te motive

Depois de muitas horas de estudo pode ser difícil encontrar alguma motivação para concluir suas tarefas. Você pode solucionar esse conflito com pensamentos sobre seus objetivos ou coisas que faria depois que terminasse os estudos, como sair com os amigos ou descansar. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 14. Negocie consigo mesmo

Contorne o cansaço e o desânimo usando um sistema de recompensas. Cada vez que terminar suas obrigações, faça algo que gosta como sair para caminhar, encontrar os amigos, etc. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 15. Estabeleça horários fixos

Crie uma rotina de estudos fixa em que você tenha horários específicos de estudos, com dedicação exclusiva para essas tarefas. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 16. Tenha um espaço de estudos

Um espaço de estudos deve conter todos os materiais e ambiente necessários para que você consiga se concentrar. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 17. Reduza distrações externas

Telefones que tocam o tempo todo, pessoas conversando, televisores ligados e outras distrações externas devem ser reduzidas ao máximo para que você não seja prejudicado. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 18. Faça o mais difícil primeiro

Se você tem uma tarefa específica que é mais difícil ou complexa que as outras, procure realizá-la primeiro, assim você se “livra” do peso que carregaria encontra fazia as outras atividades. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 19. Faça uma pausa

Sua pausa nos estudos não deve ser para navegar nas redes sociais ou em outros sites. Você sabe muito bem que sair da internet para voltar aos estudos depois disso será praticamente impossível. Ao contrário, levante-se, caminhe ao ar livre e respire ar fresco, mudando de ambiente. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 20. Nunca estude a noite inteira

Se você deixou seus estudos para a última hora e agora quer compensar estudando a noite inteira, vai perceber que isso é uma grande armadilha, já que no dia seguinte, o da prova, estará tão cansado que terá dificuldades para se concentrar

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 21. Faça mapas mentais

Se você está estudando algum conceito ou teoria que é particularmente difícil ou complexa tente fazer mapas mentais para organizar as questões em sua mente. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 22. Estude em grupos

Muitas pessoas conseguem estudar melhor quando estão com outro colega ou em grupos. Você pode estudar sozinho e complementar com um debate com seus colegas ou revisar todas as matérias antes de um teste geral. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 23. Levante sua mão e pergunte

Em aula ou durante um trabalho você terá dúvidas. Não fique com vergonha ou medo, levante sua mão e pergunte. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 24. Se antecipe

Se você tem um teste ou prova muito difícil no futuro e sabe que precisará de mais tempo para estudar, se antecipe. Separe algumas semanas para estudar e fique seguro de sua preparação para a prova. 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas para se destacar


100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 25. Escrita e leitura

Poucas coisas são tão importantes em todas as profissões quanto a escrita e leitura. Sua dedicação e esforço nessas duas atividades pode ser um fator muito decisivo tanto para o sucesso acadêmico, quanto para o profissional.

 

 

7 coisas que você não sabia sobre os estudantes universitários

 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 26. Leia o material de apoio

Se o professor indica algum material de apoio para a aula, não deixe de lê-lo. Fazer isso irá colocá-lo a par de possíveis aspectos de discussão e também prepará-lo para entender com mais facilidade e profundidade o que é passado em classe. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 27. Faça anotações

Fazer anotações é essencial para seus estudos. Mesmo que os professores oferecem matérias multimídia, como apresentações em PowerPoint, você deve anotar comentários, dicas e outras informações que podem não estar contidas no que é oferecido. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 28. Participe das discussões

Se você deseja se destacar é necessário interagir de maneira positiva durante a aula. Envolva-se no debate, coloque sua posição sobre os assuntos e procure contribuir para a reflexão. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 29. Prepare-se

É de seu interesse o quanto se prepara para as aulas. Essa dedicação irá ajudar você a conquistar os elementos necessários para que aproveite ao máximo sua formação. Leia os livros indicados e outros materiais para se preparar. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 30. Fale quando sabe

Se você deseja participar, mas está inseguro, fale quando tiver certeza sobre a informação que está transmitindo. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 31. Preste atenção nos pontos de vista

A pluralidade de ideias é algo muito importante para seu desenvolvimento. Durante discussões com colegas ou em debates na sala, fique atento para diferentes pontos de vista e como cada um contribui para o assunto discutido. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 32. Seja voluntário

Nas menores tarefas você poderá se destacar quando for voluntário. O aprendizado e oportunidades virão na mesma medida em que você se dispuser. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 33. Faça além do obrigatório

A não ser que você não tenha tempo por conta de um emprego ou outras necessidades, procure fazer além do obrigatório ou daquilo que é pedido em sala e busque resultados melhores e mais completos. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 34. Confira seus trabalhos

Para evitar erros e imprevisto, revise seus trabalhos e peça para outras pessoas conferi-los antes de entregá-los. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 35. Preste atenção em recados

E-mails, recados nos murais da universidade e outras mensagens dos professores e da instituição em si devem ser cuidadosamente lidos para que você não perca nenhuma informação importante. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 36. Investigue por si mesmo

Você não deve ficar limitado apenas por aquilo que é oferecido pelos professores. Tenha a iniciativa de fazer suas próprias investigações sobre assuntos que te interessam e desenvolvem. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 37. Peça por mais informação

Se há algo que você achou particularmente interessante, peça por mais informações e caminhos para pesquisar. 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas de Organização

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 38. Mantenha a caixa de entrada controlada

Não deixe seus e-mails se acumularem na caixa de entrada. Procure mantê-la controlada e organizada para não perder nenhuma informação importante. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 39. Use calendários e planejadores

Essas ferramentas podem ajudar você a se organizar e evitar a perda de prazos de entrega e outras datas importantes, como de provas. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 40. Guarde bem suas informações

Tenha uma pasta ou fichário específico para os papéis e informações importantes sobre seu curso. Dessa forma você saberá exatamente onde procurar o que precisa quando a necessidade surgir. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 41. Faça lista

Uma ótima estratégia de organização é fazer listas de tarefas. Você pode separá-las por dia, semana e até mesmo com objetivos mensais. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 42. Mantenha suas anotações organizadas

Perder suas anotações pode prejudicar muito o resultado e processo de estudo. Procure organizá-las de acordo com o melhor padrão, como em matérias, por exemplo. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 43. Use cores

As cores podem ser usadas para organizar, mas também para estudar. A técnica do arco-íris pode aumentar em mais de 50% seu rendimento. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 44. Use o plano de aulas

O plano de aulas oferecido pelo professor contém as informações mais importantes sobre seu curso, como datas, livros e projetos. Você deve usá-la para se planejar. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 45. Organize suas coisas

Você não vai conseguir se manter organizado se suas coisas estiverem fora do lugar. Arrume seu quarto e deixa cada objeto no local adequado. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 46. Identifique hábitos ruins

Se você sabe que está propenso a certos hábitos ruins de organização não seja prejudicado por eles. Evite ao máximo situações que podem levar você a cometê-lo ou a manter essa atitude. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 47. Visualize sua situação

Anotar ou listar aquilo que você precisa fazer pode ajudá-lo a ser mais eficiente. Deixe claro no papel quais são as principais necessidades e como você pode agir para supri-las. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 48. Aproveite a tecnologia

Se por um lado as redes sociais podem atrapalhar seu rendimento, outras tecnologias podem ser grandes aliadas para sua organização. Aplicativos e outras ferramentas que ajudam você a se manter em ordem devem ser mais que aproveitadas. 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas de Finanças


100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 49. Compre os livros com cuidado

Seus professores podem fazer longas listas de livros necessários para o semestre, mas isso não quer dizer que você deve comprar todos. Utilize os materiais disponíveis nas bibliotecas, compre livros usados ou leia o que estiver disponível online para que não extrapole suas limitações financeiras. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 50. Se for comprar, pesquise

Se achar necessário comprar livros, e alguns realmente são, pesquisa os melhores preços antes de fazer sua aquisição. 

 

70 dicas do buscador Bing para estudantes e bibliotecários

 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 51. Guarde dinheiro

Não gaste todo seu dinheiro no mês. Procure sempre manter uma quantia guardada para emergências e outros planos que você possa ter para o futuro, como viagens ou um carro. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 52. Evite o chefe especial ou juros do cartão

A não ser que seja absolutamente necessário, evite entrar no cheque especial ou em juros do cartão de crédito. Pague suas contas em dia e procure sempre usar o débito automático para tudo. Isso evita apertos financeiros e acumulo de contas. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 53. Aproveite o que é de graça

Passeios, shows e outras coisas podem ser de graças o a preços mais baixos para estudantes. Aproveite para economizar dinheiro e se divertir. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 54. Empreste, não compre

Procure por amigos que já estão anos a frente e que possuem os materiais necessários que podem emprestá-lo para você temporariamente. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 55. Crie um orçamento

Estabeleça um valor específico para cada gasto de forma que você mantenha suas finanças sobre controle, dentro do orçamento. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 56. Não faça compras impulsivas

Se você gostou muito de algo, mas sabe que não pode comprá-lo, não crie desculpas para adquirir o produto. Aprenda a controlar seus impulsos e a ser disciplinado com seu dinheiro. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 57. Coma em casa

Coma em casa ou faça marmitas para evitar o gasto com restaurantes. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 58. Anote

Tudo o que gastar, procure guardar recibos e anotar os valores para garantir que os saldos sejam coerentes no fim do mês. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 59. Arrume um emprego

Se você recebe mesada dos seus pais ou está insatisfeito com seu salário, procure por um emprego que ofereça a remuneração apropriada para suas necessidades e grau de formação. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 60. Empréstimos

Muito cuidado com empréstimos e outros compromissos financeiros que podem prejudicá-lo no futuro.

 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas de Saúde



100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 61. Mantenha-se hidratado

Até mesmo em uma tarefa que não exige muita movimentação, como estudar, você deve se manter hidratado para evitar dores de cabeça e outras complicações. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 62. Coma corretamente

É fácil se valer das comidas pré-prontas e industrializadas na correria de sua rotina. Entretanto, esses hábitos alimentares são muito prejudiciais para sua saúde, não apenas física, mas também mental, já que a falta de nutrientes pode prejudicar o metabolismo, afetando suas habilidades cognitivas. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 63. Se exercite

Muitas universidades oferecem facilidades para que os alunos pratiquem exercícios nas dependências da instituição. Mesmo que sua escola não tenha esse tipo de oferta é importante que você se exercite, pois as atividades físicas contribuem muito para os estudos e concentração. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 64. Cuide-se quando estiver doente

Se ficar gripado, por exemplo, não mantenha o mesmo ritmo de estudos. Valorize seu bem-estar e procure se restabelecer antes de voltar à rotina normal. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 65. Durma o suficiente

O seu sono é muito importante para os estudos e qualidade do rendimento. Não sacrifique horas preciosas de descanso em detrimento de atividades que poderiam ser realizadas em períodos mais apropriados, como nos finais de semana. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 66. Vá ao médico

Não espere ficar doente para tomar cuidado com sua saúde. Vá ao dentista e médicos de rotina com a frequência necessária para evitar quaisquer complicações físicas. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 67. Limite o consumo de álcool

Não sacrifique neurônios e qualidade de vida pelo álcool. Beber muito pode levar ao alcoolismo e a outros problemas de saúde, como renais, além de prejudicar sua estabilidade emocional. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 68. Anda ou use a bicicleta

Ao invés de sempre optar por carro ou ônibus, procure fazer o máximo de percursos possíveis andando ou com bicicleta. Além de contribuir para sua saúde, você também estará ajudando o meio ambiente.

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 69. Vá ao médico

Muitas pessoas não gostam de ir ao médico ou tomar remédios. Deixar de cuidar de problemas de saúde pode contribuir para que eles se desenvolvam para casos mais sérios, prejudicando ainda mais sua qualidade de vida. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 70. Não use mochilas muito pesadas

Bolsas e mochilas com muito peso podem prejudicar a saúde de sua coluna e joelhos. Você pode até achar que esse problema não é muito grave, mas espere alguns meses para ver a dor que essas dificuldades podem causar. 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas para fazer contatos profissionais



100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 71. Tenha um mentor

Um mentor é alguém que você admira e que gostaria de utilizar como modelo para sua trajetória acadêmica e profissional. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 72. Se relacione com seus professores

Seus professores podem servir como ótima recomendação e referência para futuros empregos, por isso invista o tempo necessário para desenvolver relacionamentos relevantes com seus professores. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 73. Seja educado

Ser mal-educado ou falso não é a maneira certa de se desenvolver. Ajudar aos outros é uma das melhores maneiras de ser ajudado. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 74. Contate grupos profissionais

Encontros como conferências e outros eventos de grupos profissionais de sua área podem ser uma ótima oportunidade de fazer contatos e aprender mais sobre sua profissão. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 75. Faça contato com seus colegas

Não subestime o poder do contato de seus colegas de classe. Além de amizades mais pessoais, eles também pode se revelar muito interessantes para sua trajetória profissional.

 

 

As 15 melhores ferramentas e aplicativos para estudantes universitários

 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 76. Faça estágios

Um estágio é uma ótima maneira de fazer contatos e conhecer pessoas que atuam em sua área, ao mesmo tempo que você desenvolve suas capacidades e aprende. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 77. Sempre agradeça

Pode parecer apenas um detalhe, mas se alguém ajuda você, nunca se esqueça de agradecer. Pequenas gentilezas são como portas abertas para novas oportunidades. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 78. Faça trabalhos voluntários

Ajudar a comunidade em que você mora é uma experiência muito valiosa para seu desenvolvimento pessoal e como profissional. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 79. Aproveite as plataformas online

Sites como LinkedIn e outros que se especializam na área de carreira e desenvolvimento podem ajudá-lo a encontrar oportunidades de emprego, contatos profissionais e cursos. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 80. Ajude os outros

As pessoas nunca irão se esquecer de como você as ajudou em determinada situação, por isso nunca recuse auxiliar aqueles que podem precisar de sua ajuda.

 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas de Vida Social

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 81. Participe de clubes

Clubes de leitura, de futebol ou de outros interesses que você ter são uma ótima maneira de compartilhar preferências com novos amigos. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 82. Faça parte do time

Sua universidade pode participar de campeonatos e outros eventos esportivos. Se você for interessado por um esporte em particular, como natação ou futebol, faça parte do time e conheça pessoas novas tanto de sua faculdade quando de outras instituições. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 83. Faça as obrigações primeiro

Sua vida social é importante, mas as obrigações com o trabalho e estudos vêm em primeiro lugar. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 84. Tenha tempo para os amigos

Parte do equilíbrio que você deve buscar em sua vida está intimamente ligado com o tempo separado para os amigos e familiares. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 85. Combine escola e diversão

As lições de casa e a diversão não precisam ser necessariamente opostas. Você pode estudar com seus amigos e aumentar a dinâmica dos estudos para se sentir motivado. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 86. Relaxe

A graduação pode ser incrivelmente estressante, por isso muito cuidado para não deixar a ansiedade extrapolar o limite do natural e do saudável. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 87. Faça as coisas com outras pessoas

Assistir filmes, tomar café e outros pequenos momentos são muito melhores quando você está na companhia de alguém que gosta. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 88. Aceite a variedade

Sair apenas com as mesmas pessoas ou grupo é um fator limitante para sua vida social. Procure diversificar seus amigos e aceitar variedade de opiniões, personalidades e estilos. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 89. O social também faz parte da formação

Sua graduação não se trata apenas da parte acadêmica, mas também dos relacionamentos que você estabelece. 

 

Confira 100 dicas essenciais que todo estudante deve saber – Dicas de graduação


100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 90. Converse com o coordenador acadêmico

Se você está em dúvida sobre a grade curricular de seu curso ou deseja acrescentar outras coisas, converse com seu coordenador sobre as oportunidades oferecidas pela universidade. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 91. Domine as tecnologias de sua área

Busque nas vagas de emprego para sua área quais são as principais competências tecnológicas buscadas pelos recrutadores. A partir disso você já tem uma ideia daquilo que precisa aprender para completar sua graduação. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 92. Participe de associações profissionais

Esse tipo de interação pode ajudar você a saber tendências e padrões em sua profissão, além de abrir caminhos para contatos valiosos no mercado de trabalho. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 93. Seu trabalho é estudar

Pense em sua formação como um trabalho tradicional. Você deve se esforçar por notas boas, já que elas são o resultado de seu trabalho e demonstram seu comprometimento com a formação. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 94. Conheça o mercado de trabalho

Você deve estar atento para o mercado de trabalho para que esteja pronto para as cobranças que ele trará quando se formar. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 95. Fortaleça suas habilidades

Todos têm atividades nas quais são bons, ou seja, aptidões naturais. Ao identificar quais são as suas, procure fortalecê-las e desenvolvê-las ao máximo. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 96. Tenha uma postura profissional

Mesmo como estudante você deve ter uma postura madura e profissional. Isso irá contribuir para a construção de sua imagem e credibilidade para com professores e colegas. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 97. Conheça ex-alunos

Os ex-alunos de seu curso podem ser fonte de inspiração para sua trajetória e também uma ótima maneira de se sentir motivado a continuar com o esforço. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 98. Procure cedo

Se você tem a possibilidade de esperar a formatura para começar a procurar não deixe para a última hora, comece a procurar por oportunidades antes. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 99. Tenha um plano

Ter um plano não significa que você não pode mudar de ideia ou de objetivo, mas ajuda você a ter um esboço daquilo que gostaria que acontecesse em seu futuro. 

 

100 dicas essenciais que todo estudante deve saber: 100. Nada é permanente

Muitas pessoas mudam de carreira depois de anos de atuação, estão se você está com dúvidas não tenha medo de trocar de área.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.