Notícias

Pedir ajuda é uma maneira de ganhar influência, mostra estudo

      
(Crédito: Shutterstock.com)
(Crédito: Shutterstock.com)

 

Um estudo recente da Marriott School, nos Estados Unidos, comprovou que pedir ajuda às pessoas mais experientes pode ser uma maneira efetiva de ganhar influência quando ainda não temos autoridade. De acordo com Katie Liljenquist, a autora da pesquisa, procurar conselhos geralmente encoraja a cooperação e o compartilhamento de informações, assim como pode ser mais bem sucedido do que a famosa troca de favores.

 

Leia também:
» 10 regras de ouro para aumentar sua influência no Twitter
» 6 coisas que você precisa saber sobre persuasão, influência e negociação
» 6 dicas para acelerar sua influência no trabalho

 

Um medo constante é o de que pedir ajuda nos faça parecer incompetentes. Errado: os supervisores têm uma opinião melhor sobre aqueles que tiram as suas dúvidas constantemente do que aqueles que nunca procuram por sua ajuda. Perguntar não te faz parecer fraco, e sim interessado.

 

Procurar ajuda funciona de maneira tão bem por fazer com que seus gestores prestem atenção em você. Se um gerente ou supervisor gastou o tempo dele para te ajudar, você deve ser alguém que vale a pena ouvir, ou seja, você passa a ter uma influência maior na sua empresa. Mas cuidado: Isso só funciona se for feito de maneira sincera. Não adianta sair pelos corredores perguntando qualquer coisa, é preciso passar a certeza de que você apenas procura aprender e melhorar no seu trabalho.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.