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11 passos para deixar de procrastinar

      
Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

 Esse costume pode impactar sua produtividade tanto nos estudos quanto no trabalho, gerando atrasos e diminuindo a qualidade das suas atividades. Quer parar de procrastinar? Então confira 11 passos para deixar esse hábito de lado:

1. Entenda o porquê da procrastinação

Existem diversos fatores que contribuem para a procrastinação. Pode ser a genética, a natureza da atividade a ser realizada, as emoções, entre outros. De acordo com o psicólogo Tim Pychlyl, da universidade de Carleton no Canadá, a procrastinação não se relaciona a controlar o tempo, mas à dificuldade de controlar impulsos e emoções.

Quando a pessoa não consegue lidar com seus desafios, o sistema límbico incentiva o cérebro a buscar algo que proporcione prazer imediato. Por conta disso, é preciso saber identificar os fatores que fazem você procrastinar e adotar novos hábitos, a fim de ser mais produtivo.

2. Anote as tarefas

Anotar a tarefa traz o projeto para o primeiro plano da sua mente. Por isso, anote e organize suas tarefas, priorizando as mais importantes — mesmo que sejam as mais difíceis — e estabeleça prazos para cada uma delas. Isso impede seu cérebro de ignorá-las e permite que você tenha uma visão mais clara e ampla daquilo que precisa fazer.

3. Escolha um lugar ideal

Realizar tarefas em qualquer lugar incentiva a procrastinação. Muito barulho ou muita movimentação de pessoas vai distraí-lo ainda mais. Por isso, encontrar um lugar adequado para isso vai ajudá-lo a ter mais foco. Reserve um espaço ideal para fazer suas atividades, seja no seu quarto ou em outro lugar tranquilo e organizado.

4. Divida as tarefas

Se o que mais o assusta é a complexidade da tarefa a ser realizada, divida-a em pequenas etapas, mais simples de serem resolvidas, e depois desenvolva as demais partes. Essa técnica vai ajudá-lo a concluir a atividade mesmo que não possa fazê-la de uma só vez. Além disso, você pode estabelecer horários para cada uma, tentando adaptá-las a sua rotina mesmo que não se encaixem perfeitamente.

Existem alguns aplicativos e sites que podem auxiliá-lo nisso, como o Trello e o Tomato Timer. O Trello permite que você organize um projeto em blocos de tarefas menores, facilitando a execução de cada etapa. Já o Tomato é baseado na técnica pomodoro, em que a pessoa tem 25 minutos para realizar cada atividade. Aliando as funcionalidades que eles oferecem, é possível agilizar bastante as tarefas.

5. Administre suas emoções

Após descobrir quais sentimentos o levam a procrastinar, aprenda a administrá-los. Anote o que o está incomodando e encontre uma maneira de lidar com essas emoções. Você pode, por exemplo, buscar cursos de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional.

A meditação é uma ótima ideia para se tranquilizar e focar em uma tarefa. Além do mais, você pode praticar exercícios físicos, ter um hobby ou realizar um trabalho voluntário. Essas ações vão deixá-lo mais lúcido para lidar com as emoções negativas.

6. Comemore cada etapa

Cada etapa do processo deve ser comemorada. Não há motivo para esperar até que tudo esteja concluído; cada fase deve ser considerada uma conquista. Experimente uma comida ou bebida favorita, descanse, reserve um momento de lazer. Isso fará com que você se sinta satisfeito com o seu desempenho e fique motivado a ir para as próximas fases.

7. Encontre um antídoto

Administrar suas emoções não será fácil, por isso você precisará de um antídoto contra pensamentos negativos. Quando se sentir desmotivado, por exemplo, pense na recompensa que terá após a execução da tarefa. Encontrar pensamentos positivos vai mantê-lo alerta e focado nas atividades.

De fato, há tarefas que causam estresse, raiva, medo e outras emoções negativas. Por isso, diante de uma tarefa difícil é normal que você queira procurar outras atividades mais tranquilas. Sendo assim, é preciso descobrir quais sentimentos o atrapalham e buscar soluções com o objetivo de reverter a situação.

8. Utilize métodos e aplicativos

Existem diversos métodos que minimizam a procrastinação e potencializam a produtividade. Se você souber utilizar alguns deles, a execução das tarefas ficará mais fácil. Alguns exemplos são: pomodoro, 5W2H, Getting Things Done (GTD), Teoria de Pareto, entre outros.

Além do mais, alguns aplicativos podem ajudá-lo a não procrastinar, como o StickK. Esse aplicativo permite que você defina uma tarefa a ser realizada e estabeleça uma quantia em dinheiro para essa atividade. Se a tarefa não for realizada a tempo, a quantia pode ser doada para uma instituição de caridade. É um bom incentivo, não é?

9. Elimine obstáculos

Uma vez que as tarefas forem divididas em pequenas partes, novos obstáculos podem surgir, fazendo com que você volte à estaca zero se não forem evitados. Dessa forma, observe os obstáculos e dê um jeito de contorná-los.

Coloque o celular em outro cômodo e faça logout nas redes sociais se for necessário, avise amigos e familiares que nesse momento você estará ocupado e não poderá responder mensagens ou fazer um favor.

10. Faça outras atividades

Faça outras coisas produtivas mesmo que não consiga deixar de procrastinar em alguns momentos. Por exemplo, se você tem algum trabalho da faculdade e não quer fazê-lo agora, vá estudar alguma coisa, dessa forma não perderá tempo.

O que acha de aprender um novo idioma ou organizar a sua planilha financeira? Isso impede que você fique frustrado por não ter conseguido realizar a tarefa, porque ao menos outras coisas produtivas foram feitas.

11. Aproveite a vitória

Quando todas as pequenas etapas da tarefa estiverem concluídas, é hora de aproveitar a sua vitória. Lembre-se de tudo que foi difícil e de como você conseguiu resolver esses problemas. Pense em quanto foi possível evoluir desde o início do processo e lembre-se de que agora você está mais perto do sucesso. Isso vai ser recompensador.

Parar de procrastinar não é difícil, mas exige mudança de hábito. Adotar hábitos melhores permite administrar melhor as emoções e evitar obstáculos que impedem a execução das tarefas. Quando você aprende a lidar com esses desafios, torna-se mais fácil vencer a procrastinação e aumentar a produtividade. Além disso, mesmo que você não tenha êxito em todos os momentos, é preciso ser resiliente e tentar novamente. No final, tudo isso impactará diretamente na qualidade e no sucesso das suas tarefas.

O que achou desse passo a passo? Compartilhe nas redes sociais a fim de ajudar mais pessoas.


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