text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

5 dicas para sobreviver a um trabalho em grupo

      
Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

 

Trabalhos em grupo são feitos para desenvolver as suas habilidades de liderança e melhorar a comunicação com os seus colegas de classe. Mesmo assim, esse tipo de atividade ainda causa receio nos estudantes, pois o trabalho não depende apenas de um indivíduo, e é difícil saber quais são os colegas que vão colaborar para o bom desenvolvimento do projeto.

 

Leia também:
» 5 dicas de etiqueta para trabalhos em grupo
» Como organizar um grupo de trabalho
» 9 dicas para motivar seu grupo de estudos

 

Confira 5 dicas para sobreviver a um trabalho em grupo:

 

1. Escolha os membros do grupo sabiamente
Escolher os membros do grupo é o primeiro passo para um trabalho de sucesso. Embora não seja fácil, você deve prestar atenção nos hábitos dos seus colegas para saber quais são aqueles que entregam as atividades na data certa e que são dedicados. Tente não escolher quem vai fazer parte do seu grupo baseado na amizade, já que o resultado do trabalho depende de uma equipe organizada e esforçada.

 

2. Escolha os melhores veículos de comunicação
Como a sua equipe pode se comunicar da melhor forma? Pense em todos os meios de comunicação disponíveis, como redes sociais, telefone e torpedos. Então, escolha a forma mais fácil para todos os membros da equipe e pegue os contatos de todos eles. Assim, vocês não terão problemas para conversar durante o desenvolvimento do trabalho.

 

3. Defina prazos
Definir prazos é importante para a organização do trabalho. Marque datas de reuniões que sejam convenientes para todos os membros do grupo e defina uma data razoável para cada um entregar a sua parte do projeto.

 

4. Seja o líder
Não tenha medo de assumir a posição de maior responsabilidade na equipe. Seja o líder do grupo e saiba como você pode organizar os seus colegas para alcançar um bom resultado. Assim, você irá desenvolver as suas qualidades de liderança e garantir que as coisas não fujam do controle.

 

5. Mantenha-se positivo
Por mais agitadas e complicadas que as coisas possam estar, seja positivo. O resultado final do trabalho depende da motivação e dedicação da equipe, e se todos estiverem estressados e sobrecarregados esse resultado pode não ser tão bom. Aproveite para incentivar os seus colegas de trabalho a também continuarem positivos.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.