text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Buscando alternativas ao Powerpoint? Veja nossa seleção

      
Capriche nas apresentações usando as alternativas ao Powerpoint
Capriche nas apresentações usando as alternativas ao Powerpoint  |  Fonte: iStock

 

Mais cedo ou mais tarde todo mundo tem que fazer uma apresentação de slides em trabalhos de escola, de faculdade e também em projetos na empresa. E o resultado não é sempre o melhor. No entanto, adotar sempre o mesmo padrão pode fazer com que as pessoas percam interesse no seu trabalho e você perca a credibilidade.

 

Alternativas ao Powerpoint

 

Para atualizar a maneira como você apresenta seus projetos e ganhar destaque na sua carreira, confira algumas alternativas que separamos para substituir as apresentações no PowerPoint.

 

Vejamos algumas opções gratuitas e fáceis de usar:
 

  • Google Apresentações 

O Google Apresentações permite que os usuários criem e compartilhem documentos de suas apresentações. A ferramenta não é difícil de usar para criações básicas e funciona praticamente nos mesmos moldes que o Microsoft PowerPoint. 

 

Conta ainda com uma integração perfeita com todos os serviços oferecidos pelo Google e oferece versões de imagens com um visual simples para suas apresentações.
 

  • Canva 

Se você precisa caprichar no design, então sua plataforma perfeita será o Canva! Com uma versão bastante completa gratuita, ele oferece também planos para serviços avançados para o usuário mais experiente. Com milhares de modelos de templates e designs, o Canva permite a construção colaborativa com inclusão de comentários e oferece suporte de autoatendimento e armazenamento na nuvem.

  • LibreOffice 

Entre os softwares de código livre, o LibreOffice é um dos queridinhos. Ele é conta com versões livres dos conhecidos softwares integrantes do pacote Office, da Microsoft, mas usa código aberto. É compatível com inúmeros formatos de arquivos e oferece praticamente as mesmas funcionalidades já tradicionais.
 

  • Slides 

Se você é programador, o Slides uma opção interessante é uma ferramenta dedicada ao seu ramo de atuação. Você pode experimentar uma conta grátis, onde suas apresentações terão um espaço limitado e serão públicas. Se você gostar, os planos têm valores competitivos e adequados para cada perfil de usuário.

 

Entre os softwares e aplicativos pagos, vale conhecer os seguintes:

 

1. Haiku Deck

O Haiku Deck é um aplicativo para iPad que pode ajudar você a criar apresentações mais criativas. Ele oferece acesso a diversos temas gratuitos que transformarão em arte o que antes eram slides maçantes e sem graça. 

 

A plataforma permite que você crie slides com imagens de fundo e uma pequena quantidade de textos. Ela fornece uma galeria de imagens para escolher e utilizar palavras em seu slide para ajudar a encontrar o fundo ideal. Além disso, você tem a opção de enviar as suas próprias fotos.

 

A plataforma de apresentações oferece diversos planos, com condições diferenciadas para empresas, estudantes e professores.

 

2. Prezi

O aplicativo Prezi cria apresentações com animações inovadoras que vão mudar a monotonia das apresentações regulares. Todas as suas informações ficam reunidas em uma única página da maneira que você preferir organizá-las. Você pode criar caminhos em torno da sua tela para que o texto, as imagens e os vídeos apareçam na ordem que você escolher. Existem modelos prontos de apresentação e você pode criar os seus da maneira como preferir.

 

A ferramenta com opções básicas é gratuita e possui diversos planos mensais, com valores que variam entre $3 e $59 dólares por mês. Professores e estudantes têm planos com valores e condições diferenciadas.

 

3. Snapguide 

O Snapguide é um aplicativo gratuito permite que os usuários criem seus próprios passo-a-passo incluindo textos, imagens e vídeos. A ferramenta é útil se o seu trabalho deve ensinar algo, com instruções ou orientações. É interessante para apresentações de modelagem, preparo de experiências, culinária e projetos DIY.

 

O que saber antes de sua apresentação

 

Você já tem um software para criar sua apresentação mas está faltando criatividade? Confira algumas dicas simples que vão ajudá-lo a preparar apresentações incríveis para a sua vida acadêmica ou profissional.
 

  • Tenha foco  

As pessoas não se impressionam com pessoas que divagam e se perdem durante sua apresentação. Você precisa ser específico e atender aos interesses dos seus ouvintes, caso contrário eles vão se distrair facilmente. E, além disso, é fundamental ser organizado. Crie uma sequência lógica de discussão. 
 

  • Conheça seu público 

Mesmo que você aborde um ou dois temas que interessem à audiência, eles logo se dispersarão se você não seguir sendo atrativo. Uma boa dica para estabelecer o foco da sua apresentação é pesquisar a audiência. Entenda o que eles esperam de ti e dê isso a eles.
 

  • Apresente histórias cativantes 

Existe um motivo para que você precise realizar essa apresentação. Aproveite isso a seu favor para escolher histórias que tenham apelo para o seu público. Pense da seguinte maneira: ninguém irá fazer algo apenas porque você disse. Você precisará convencê-los e a melhor maneira de fazer isso é por meio de exemplos. Encontre histórias similares à que você está contando. Toque as pessoas com quem você fala.

  • Mantenha uma interação com o público 

Nem todo apresentador precisa ser um ator ou comediante. Mas ninguém quer ouvir alguém entediante. Por isso, encontre maneiras de entreter a sua audiência. Crie um roteiro de apresentação e invista no uso de estratégias dinâmicas. 

 

Faça perguntas, peça opiniões e busque formas criativas para engajar o público a participar e contribuir ativamente com a apresentação. Experimente pedir para eles contribuírem usando ferramentas de criação de nuvens de palavras.
 

  • Aproveite diversos tipos de mídia 

Utilizar mídias como vídeos, áudios, sites e até mesmo as redes sociais é uma ótima maneira de tornar a sua apresentação mais interessante. Contudo, você não deve esperar que isso salve você. Use esse tipo de recursos apenas para dar impulso à sua apresentação.
 

  • Deixe a sua marca pessoal 

Embora o momento da apresentação seja o mais importante, você também deve se preocupar com o legado que aquilo vai deixar. Seja memorável. Pense em como sua apresentação pode modificar a vida das pessoas. Mesmo que seja apenas um seminário do colégio, pense em como aquele tema pode ajudar seus colegas na prova.

 

A construção da apresentação

 

Agora que você já fez seu dever de casa e conhece o conteúdo que vai abordar, chegou a hora de preparar sua apresentação. Existem algumas dicas fundamentais e que podem ser aproveitadas por quem acha que não tem a criatividade para diversificar e atrair a atenção do público.
 

  • Use os templates prontos 

Tanto as alternativas ao PowerPoint como o próprio software disponibilizam modelos e templates prontos para serem usados como fundo da sua apresentação. Isso vai fazer com que você economize tempo e torne a sua apresentação mais chamativa visualmente. Apenas tome cuidado com cores muito escuras e texturas com muitas informações.
 

  • Uso de fontes 

A não ser que a sua empresa possua alguma fonte específica, brinque com as outras fontes disponíveis no seu computador e fuja do Arial e do Times New Roman uma vez na vida. Existem sites que disponibilizam o download de diversas fontes gratuitas. Isso é interessante para dar destaque aos títulos e outras informações que devem atrair a atenção do seu público.
 

  • Seja sucinto 

Slides com muitas informações são cansativos. Escreva apenas as informações que vão guiar você durante a apresentação e fique longe de textos extensos e um grande número de fotos. O seu slide deve ser o mais breve possível.

 

O texto dos slides deve ser o estritamente necessário e deve ser usado como um mapa conceitual ou mostrar as questões principais do que você está dizendo. Não se preocupe com a coerência da história no slide. Se você quiser que a história faça sentido use as notas e comentários.
 

  • Limite uma mensagem por slide 

É tão importante manter o texto resumido como limitar os conceitos que se apresentam ao mesmo tempo. Um slide, um tema, é um bom ponto de partida. Misturar vários temas dilui a mensagem, confunde os espectadores e complica na hora de fazer uma apresentação coerente.

 

Apresentando um único tema por slide transforma a informação em partes mais fáceis de digerir e, portanto, mais fáceis de lembrar. Isto não quer dizer que as apresentações precisam ter 400 slides.
 

  • Resuma sua apresentação em três pontos 

A apresentação pode ser complexa e longa, mas os pontos mais importantes não deveriam ser mais de três e deveriam estar claramente definidos.

 

É provável que os assistentes não se lembrem do que você falou em 90% dos slides, mas com sorte se lembrarão dos pontos mais importantes. Para reforçá-los acrescente ao final de sua apresentação um resumo, o que se torna um bom pretexto para que os assistentes façam fotos dos slides e a compartilhem em redes sociais.
 

  • Use listas numeradas e tópicos 

É uma das formas mais eficazes de simplificar um texto. As listas com bullets são eficazes, mas tente substituí-las por listas numeradas. Facilitará a sua vida e a dos que estão assistindo a sua apresentação.

 

Com as listas numeradas você consegue saber de antemão quantos elementos existem no total e poderá seguir a ordem natural.
 

  • Trabalhe seu layout 

Os modelos corporativos são tediosos e alguns especialistas em apresentações são contra o seu uso, mas esses modelos possuem uma óbvia vantagem: trazem um layout uniforme, com as mesmas tipografias, tamanhos e estilos de um slide para outro.

 

Isso não significa que a sua apresentação tenha que ser completamente monótona e repetitiva, mas você pode acrescentar variedade colocando imagens de qualidade em tamanho completo, em vez de tentar ser original com layouts e tipografias.

 

Hoje em dia você já não tem desculpa para incluir imagens de qualidade nas suas apresentações. Existem centenas de sites onde você pode fazer o download de fotos livres de direitos e de qualidade, que ilustrarão a sua apresentação. É sempre melhor uma imagem do que um texto enorme.
 

  • Inclua vídeos 

Poucos momentos são tão decepcionantes como quando alguém precisa mostrar um vídeo e tem que sair da apresentação para procurar e reproduzir o vídeo com um reprodutor externo, que não funciona ou não tem um reprodutor de vídeo configurado. Evite problemas e insira o vídeo na apresentação usando o caminho “Inserir - Vídeo”.

 

Você também pode inserir vídeos diretamente do YouTube, mesmo que algumas vezes possa dar problemas. Se você quiser se garantir de que tudo correrá bem, faça upload do vídeo para o YouTube e adicione um link na apresentação. Certifique-se de que você terá Internet no seu dispositivo para fazer a apresentação.

 

O que evitar em apresentações

 

A mídia para exposição é uma ótima ferramenta, mas pode acabar com sua palestra se não for usada da maneira correta. Algumas pessoas têm dificuldades com esses softwares e, ao invés de fazer uma aula dinâmica, transformam-na em um grande tédio. Excesso de slides, fontes e cores inadequadas e textos extensos são alguns dos erros mais comuns.

 

Confira os principais erros e como evitá-los!
 

  • Excesso de slides 

Não existe um número certo de slides. Você deve estar de acordo com o conteúdo, público e objetivo de sua apresentação. Porém, sejam quais forem esses critérios, existe um equilíbrio para que sua palestra não fique monótona. Mesmo que sejam sucintos, você não deve passar 100 slides em 20 minutos de aula. 

 

O ideal é que não exceda um slide a cada três minutos. Você e sua mensagem devem chamar a atenção e não a quantidade de slides que foram usados. Cada página deve conter informações críticas e essenciais, caso contrário, descarte-a.
 

  • Textos extensos 

Quando o público lê os textos, ele para de prestar atenção em você. Então, escolha qual deve ser o foco de sua audiência. Estabeleça a média de três tópicos por slide e até duas linhas por tópico. O conteúdo das páginas deve ser complementado pela sua fala. Se for possível entender o sentido dos slides sem a sua presença, então sua apresentação será desnecessária e deve ser editada.
 

  • Animações exageradas 

Há quem use todas as possibilidades de cores e animações do PowerPoint em um único slide. Infelizmente, esse tipo de apresentação é muito ruim. 

 

Confira o que o criador do PowerPoint, Robert Gaskins, disse sobre isso: “Apesar dos efeitos gráficos exuberantes tão facilmente produzidos através dos aplicativos, as apresentações contemporâneas devem retornar aos formatos tão sobressalentes das antigas transparências.” 

 

Use animações e gráficos apenas se forem necessários e para uma função específica.
 

  • Ausência de elementos visuais 

Seus slides devem reforçar sua mensagem. Imagens explicativas como gráficos, mapas e fotos são uma forma ótima de fazer isso. Mas não sobrecarregue sua apresentação com esse tipo de recurso. Use-o na medida certa, para que não confunda o entendimento do público.
 

  • Gráficos complexos e detalhados 

Em qualquer apresentação de slide sua regra básica deve ser simplificar. Em tudo e no que for possível. Setas e indicações devem ser usadas muito raramente, especialmente em mapas, e apenas no que for realmente necessário. Fontes muito pequenas e cores muito próximas entre o texto e o plano de fundo são erros enormes.

 

Como fazer uma boa apresentação

 

A MonkeyBusiness, agência brasileira especializada em fazer apresentações de PowerPoint selecionou os piores erros cometidos durante as apresentações. Dessa análise, liberaram uma lista com as 10 coisas que devem ser feitas como uma forma de alertar os futuros palestrantes, assim eles podem ter a sorte de não cometer as mesmas falhas no futuro.
 

  • Esteja atento ao tempo 

O tempo é um requisito muito importante durante palestras e apresentações, quanto mais sucinto você for, maior atenção você terá, afinal a média de atenção dos seres-humanos é de cerca de 30 minutos.
 

  • Estude a palestra  

Uma palestra tem uma longa preparação que a antecede. Dominar o assunto não é a única preocupação que se deve ter ao longo de uma palestra, a sua preparação também é importante, não gaguejar e ter uma boa dicção mostra como você se preparou para tal ocasião. 
 

  • Siga uma estrutura narrativa 

Começar a explicar um assunto e não dar continuidade pode ser um problema durante uma apresentação. Tenha em mente que sua palestra deve ser como uma história: com começo, meio e fim. Dessa forma, todos os assuntos serão tratados de maneira simples e sem confusões.

 

Para que o argumento seja coerente, agrupe de forma inteligente os temas que serão tratados e sem pular de um tema a outro ou fazer pausas constantemente para adicionar notas esclarecedoras.

 

Se você já começou a preparar a apresentação, não tenha medo de reordenar os slides para posições que façam mais sentido, mas ainda assim comprove que a continuidade dos mesmos não foi interrompida e que tudo siga uma linha lógica.
 

  • Tenha domínio do assunto 

Antes de discursar sobre qualquer assunto, recomenda-se que você o estude. Quanto maior o seu domínio, melhor será a troca entre o público e você. 
 

  • Use vocabulário simples 

A intenção de uma palestra é apresentar um tema complicado e que você domine para um público que desconhece ou tem um conhecimento raso. Quanto mais claro você for durante as suas explanações, melhor será para o entendimento geral do público. Faça com que a informação difícil fique fácil e compreensível. Usar termos rebuscados só vai contribuir para você perder a atenção do seu público.
 

  • Apresente com calma 

Não tenha pressa durante a sua apresentação. Use os slides como base ou uma forma de memorando durante as explicações. Aponte questões, utilize figuras e use o espaço disponível.
 

  • Tenha presença 

Quanto mais expansivo você for durante a palestra, melhor. Isso prenderá a atenção do público e com certeza vai tornar o momento mais dinâmico e agradável. Se tiver dificuldade, é bom praticar bastante e entender as nuances da linguagem corporal.
 

  • Use o português correto 

Durante a sua explicação redobre sua atenção com o seu vocabulário. O uso correto da gramática dá mais credibilidade a você e ao tema. Evite gírias e expressões. O palestrante deve ser uma figura de autoridade no assunto que está apresentando.
 

  • Seja compreensível 

Certifique-se de que está sendo claro, não deixe margem para dúvidas ou questionamentos, mas abra o espaço para as perguntas ao final da palestra e esclareça-as de forma direta. Isso tudo vai depender da sua capacidade de se fazer entender; use suas ferramentas e faça com que a informação chegue a todos.
 

  • Nunca leia slides 

Os slides serve como pauta, nele devem estar contidos os principais temas a serem abordados durante a palestra. Não dê as costas ao público em nenhum momento e nem pare de explicar para ler o que está escrito na apresentação. O texto contido nos slides deve ser um complemento para o que você está explicando.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.