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5 dicas para ser um bom colega de trabalho no seu novo emprego

      
Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

 

Começar em um novo emprego não é uma tarefa simples. Você tem que se acostumar com outro ambiente, pessoas e formas de trabalho diferentes. Para que você saiba como se relacionar da melhor maneira com seus novos colegas logo no início, confira 5 dicas para ser um bom colega de trabalho no seu novo emprego:

 

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1. Chegue ao trabalho antes de todos
Além de passar uma boa impressão, chegar cedo ao trabalho fará com que você possa observar como seus colegas trabalham e, assim, começar a descobrir qual é o perfil de cada um deles. Assim, você encontra maneiras para conhecê-los melhor.

 

2. Aprenda os 16 perfis de personalidade Myers-Briggs
Myers-Briggs é um famoso método de identificação de personalidades. Ele traça perfis de pessoas através de testes e é uma maneira muito utilizada pelos recrutadores de empresa durante entrevistas para escolher um candidato. Existem 16 tipos de personalidades diferentes e, se você souber como cada uma delas funciona, você saberá identifica-las nas pessoas. Com isso, você saberá exatamente como conversar com cada colega, variando de acordo com seus aspectos principais.

 

3. Encontre soluções para problemas
Algumas pessoas costumam ser bastante negativas no ambiente de trabalho. Fazem reclamações constantemente e podem acabar afetando os novos trabalhadores. Para que isso não aconteça com você, procure encontrar soluções para os problemas da empresa em vez de se estressar com as queixas de seus colegas.

 

4. Mostre simpatia e ajude seus colegas
É provável que seus colegas de trabalho estejam passando por momentos de estresse. Procure um momento livre para conversar com eles. Se contarem a você sobre o motivo que tem causado a irritação e o cansaço, tente ajudá-los. Dessa maneira você mostra que é uma pessoa com quem eles podem contar e ainda pode conhecê-los melhor.

 

5. Aperfeiçoe suas habilidades para contar histórias
Saber como contar uma história é essencial no ambiente de trabalho para construir relações pessoais e profissionais. Por isso, tente aperfeiçoar suas habilidades para conseguir desenvolver uma boa história e mostre que você tem uma forte persuasão.

 

 


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