text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

O que é carisma e como usá-lo a seu favor no mercado de trabalho

      
O carisma não é algo que você tem ou não tem. Aprenda a desenvolvê-lo!
O carisma não é algo que você tem ou não tem. Aprenda a desenvolvê-lo!  |  Fonte: iStock

 O que é carisma?

 

Este termo, apesar de bastante comum, ainda pode causar confusão quanto ao seu significado. Afinal, você sabe o que significa ter carisma? 

 

Primeiramente, é importante definir o que é carisma. Trata-se de um atributo da personalidade que algumas pessoas exibem e que é demonstrado através de:

 

  1. Uma habilidade de projetar confiança;

  2. Facilidade em estabelecer alvos e propósitos;

  3. Capacidade de engajar os outros;

  4. Habilidade de articular ideias, visões e objetivos com clareza.

 

Você já deve ter percebido que certas pessoas têm a capacidade nos fazer sentir mais importantes imediatamente. Isso se chama carisma. Embora a maioria das pessoas acredite que essas são características com as quais nascemos, a boa notícia é que é possível aprendê-las!

 

Por onde começar a desenvolver seu carisma

 

De acordo com um estudo publicado pelo BPS Research Digest grande parte do carisma é resultado da adoção de técnicas transferíveis.

 

A pesquisa mostra que com um bom treinamento, é possível desenvolver o carisma de uma pessoa. Mas como um treinamento pode ajudar a desenvolver essa habilidade? Para ter sucesso, o treino é baseado em algumas técnicas que ajudam as pessoas a se identificarem com você. Se você quer ser uma pessoa mais carismática, pratique:

 

1. Se enquadre por meio de metáforas

2. Conte histórias e anedotas

3. Demonstre convicção moral

4. Compartilhe sentimentos de coletividade

5. Defina altas expectativas

6. Comunique com confiança

7. Use artifícios retóricos, como perguntas, contrastes e listas.

 

Além dessas técnicas, os autores da pesquisa recomendam desenvolver também características não verbais, como posicionamento corporal, expressões faciais e tons de voz animados.

 

E os autores enfatizam ainda que não existe uma solução rápida para desenvolver o carisma. O treino deve ser feito diariamente mas sem exageros, para não acabar criando uma caricatura de si mesmo.

 

Se você não sabe por onde começar para se tornar um líder carismático, sugerimos que você siga três dicas básicas:

 

  • Decida em quais atributos do carisma você quer focar e o porquê;

  • Pratique-os sempre; em qualquer lugar e mesmo fora do trabalho;

  • Reconheça que ser carismático nem sempre é 100% positivo e que chefes nem sempre podem ser carismáticos.

 

Como cada um de nós tem traços de personalidade diferentes, alguns aspectos do carisma serão assimilados mais facilmente do que outros. Você pode ter mais facilidade para falar em público ou talvez seja melhor em criar engajamento nos outros etc.

 

Perceba que o carisma começa com um sentido de personalidade. Você deve ser capaz de responder para si mesmo: Com o que e por que, exatamente, você quer ser carismático? Você acha que carisma é um dom divino ou algo que pode e deve ser trabalhado?

 

Outra coisa que deve ser entendida é que não se deve copiar o carisma de alguém. Cada pessoa pode ser carismática de acordo com sua própria personalidade. Assim, você passará tal qualidade de uma forma transparente e não exagerada.

 

Por fim, compreenda que pessoas carismáticas praticam seu carisma a todo momento. Sabe por quê? Porque, como já explicado, a empatia envolve uma série de características e, portanto, pode ser praticada - e não só no trabalho, mas fora dele também.

 

Aprender a desenvolver seu carisma pode ser uma das tarefas mais árduas. Mas não se desespere. A questão da empatia não é algo "8 ou 80". Dose a quantidade necessária de carisma se você desejar ser um bom líder.

 

Bons hábitos para desenvolver o carisma

 

Se você, assim como as pessoas carismáticas, tem o desejo de fazer com que os outros se sintam mais especiais e motivados, certos hábitos podem ajudar. Confira como você pode se tornar uma pessoa mais carismática e, por consequência, construir e manter grandes relacionamentos, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

 

1. Escute mais e fale menos

Se você quer ser uma pessoa carismática, mostre que está interessado no que os outros têm a dizer. Faça perguntas, mantenha contato visual, sorria. O segredo é responder, tanto verbal quanto não verbalmente. Isso mostra às pessoas que você as considera importantes. 

 

Evite oferecer conselhos a não ser que sejam pedidos, escutar é mais eficiente do que dar conselhos para mostrar que você se importa. Isso acontece porque os conselhos fazem com que você se torne o objeto da conversa e não mais a pessoa. De maneira geral, fale apenas quando tiver uma contribuição importante. E, nesse caso, lembre-se de que a contribuição deve ser importante para a outra pessoa e não para você.

 

2. Não pratique a audição seletiva

Certas pessoas são incapazes de escutar o que as outras têm a dizer a não ser que isso as beneficie de alguma maneira. Talvez você mesmo já tenha feito algo parecido, ainda que involuntariamente. Entretanto, se você quer ser carismático, deve evitar o comportamento. Pessoas verdadeiramente carismáticas ouvem atentamente a todos, independente das vantagens que o assunto lhe representar.

 

3. Concentre-se nas outras pessoas

Embora você acredite ser uma pessoa carismática e atenciosa, provavelmente já cometeu alguma gafe como ignorar o que outras pessoas estão dizendo para manter a atenção ao seu telefone ou coisa parecida. Esse comportamento é completamente anti-carismático. Se você realmente quer se conectar com as pessoas, precisa se concentrar exclusivamente nelas. Dê toda a sua atenção ao momento, ouça o que elas têm a dizer e ignore possíveis distrações como o celular, a TV e o computador.

 

4. Dê antes de receber

Nunca pense no que você pode ganhar ao desempenhar determinada atividade. Manter o foco no que você pode oferecer às pessoas é um comportamento carismático. Se doar é a única maneira de estabelecer um relacionamento com conexões reais. Ao pensar, mesmo que por um breve momento, no que a pessoa pode oferecer, você mostra que está interessado apenas em usá-la para benefício próprio.

 

5. Não seja vaidoso

Se você está preocupado com a sua capacidade de desempenho e a enorme quantidade de coisas importantes que faz, acaba por se tornar vaidoso, pretensioso e arrogante, o que destrói muitas relações, sejam elas pessoais ou de trabalho.

 

6. Entenda que os outros são mais importantes

Você já conhece a si mesmo: sabe quais são suas opiniões, perspectivas e pontos de vista. De fato, tudo isso é importante para que você seja quem é. Entretanto, você não pode aprender mais nada a partir da personalidade já estabelecida. Por isso, é preciso entender que o outro é mais importante, já que pode ensinar outras coisas a você. 

 

Lembre-se: embora você conheça a si mesmo, ainda não sabe quais são os sonhos, opiniões e perspectivas das outras pessoas. É isso que vai ensinar a você novas lições.

 

7. Orgulhe-se das conquistas alheias

Mantenha em mente que você não precisa ser sempre o único a brilhar. Orgulhar-se das conquistas de outras pessoas diz muito mais sobre você do que sobre elas. Mostre que você está realmente satisfeito pelo sucesso dos outros, faça elogios e ressalte comportamentos bons. Isso mostra que você está atento ao que acontece ao seu redor e, mais que isso, que você se importa.

 

8. Escolha suas palavras

Ainda que as atitudes sejam mais definitivas, as palavras têm forte influência sobre as atitudes dos outros. Por isso, tenha cuidado ao fazer críticas e sugestões. Concentre-se em compartilhar palavras positivas, para que as pessoas se sintam incentivadas a continuarem oferecendo seu melhor.

 

9. Não aponte erros alheios

Ainda que você ache muito interessante fazer fofoca e conversar sobre o que deu errado na vida alheia, essa é uma atitude completamente não carismática. Evite esse tipo de comentário, apontar falhas e erros alheios não pode ajudá-los a não ser que você tenha uma contribuição positiva para fazer a partir disso. 

 

10. Admita suas próprias falhas

Ao contrário dos erros alheios, os seus devem ser reconhecidos e refletidos. Lembre-se de que todos estão sujeitos a isso e procure entender o que ocasionou aquele erro, bem como o que você pode fazer para evitá-lo no futuro. Aprender com as situações negativas vai ajudá-lo a ser melhor no futuro.

 

11. Incorpore o carisma

Muitos atributos do carisma são expressados de forma física. Analise como você interage fisicamente com as pessoas. Você tem dificuldades para fazer contato visual? Como você usa suas mãos e braços enquanto fala com grupos pequenos ou grandes platéias? Como você modula seu tom de voz, reage aos comentários e interage com os outros? Sua imagem é tão importante quanto a mensagem que você quer transmitir.

 

12. Valorize comentários

Uma ótima oportunidade de crescimento é receber comentários e críticas sobre sua atuação e desempenho como líder. Pergunte aos colegas ou pessoas de confiança em quais aspectos você poderia melhorar seu carisma e imagem. Uma perspectiva externa sobre seu desempenho pode trazer transformações muito positivas para sua carreira.

 

Como o carisma pode ajudar no trabalho?

 

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o carisma por si só não faz milagres no mundo dos negócios. É fundamental dominar as habilidades necessárias para a profissão que escolheu. Mas o carisma deve te ajudar no seu emprego, seja ao falar em público, engajar seus funcionários ou conquistar um novo cliente.

 

Convenhamos, no fundo, todo mundo gostaria de ser um pouco mais carismático. No entanto, um chefe adquirir esta característica pode representar um paradoxo: a melhor forma de ser mais empático não é focando em seus desejos e necessidades. Pelo contrário, é determinando como pode satisfazer a vontade e atender às necessidades da sua empresa.

 

Além disso, ser capaz de manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um dos pontos fundamentais para atingir o sucesso na carreira profissional. Um simples sorriso ou uma atitude como saber ouvir os outros pode fazer toda a diferença na imagem que você transmite à equipe. Isso pode até mesmo aumentar as chances conseguir uma promoção.

 

E como você pode cultivar o carisma no ambiente de trabalho?

 

Dicas práticas sobre carisma no ambiente de trabalho

 

Muitos profissionais sentem dificuldade para interagir no ambiente de trabalho, principalmente no começo da carreira profissional. Um bom entrosamento na empresa requer um tempo para ser construído, e uma das características que mais colaboram para isso é o carisma.

 

Mas a questão é: como se tornar uma pessoa mais interessante e ao mesmo conquistar a confiança e a simpatia dos colegas de trabalho? Confira a seguir algumas dicas práticas para cultivar o carisma da melhor forma em seu emprego:

 

  • Seja prestativo 

A generosidade é uma característica muito importante para trabalhar em grupo. Caso algum colega apresente uma dificuldade, e você puder ajudá-lo de alguma forma, não hesite em fazer isso. Essa atitude mostra que você possui espírito de equipe.

 

  • Seja humilde 

Em geral, pessoas mais humildes são mais fáceis de trabalhar, e em geral têm mais chance de conquistar a simpatia dos colegas. Lembre-se de que ser humilde não significa depreciar a si mesmo, e sim saber reconhecer a si mesmo, identificando as suas habilidades e as suas dificuldades, não temendo pedir ajuda quando necessário.

 

  • Saiba escutar a ideia dos outros 

Ser um bom ouvinte é fundamental para ter sucesso no trabalho. Procure ouvir o que as outras pessoas têm a dizer, sem interrompê-las. Considerar as opiniões dos colegas mostra que você tem interesse em trabalhar em equipe.

 

  • Seja você mesmo 

Não tenha medo de defender as suas ideias no ambiente de trabalho. Tenha coragem suficiente para ser você mesmo, e exponha a suas soluções com atitude à equipe, sabendo sempre respeitar a opinião dos outros colegas.

 

  • Faça perguntas 

Não tenha medo de fazer perguntas aos seus colegas. Isso mostra que você tem interesse em conhecê-los melhor e fortalecer uma relação com eles. Pergunte sobre suas experiências, peça a opinião deles sobre determinado assunto ou um simples conselho, por exemplo.

 

Celebre quando um colega compartilhar uma notícia boa com você. Mostre, de uma maneira sincera, que também está feliz. Isso indica que você leva os outros em consideração mostrando humildade e disposição para aprender.

 

  • Preste atenção na sua equipe 

Quando estiver em uma reunião, preste atenção nas pessoas ao seu redor. Participe das conversas. Exponha suas opiniões. Isso mostra que você se interessa pelos assuntos da empresa e que tem consideração pela equipe.

 

  • Preste atenção na linguagem corporal 

Apesar de parecer sutil, a linguagem corporal pode projetar como você está se sentindo em determinado momento. Contudo, muitas vezes você não pretende aparentar essa sensação, certo? Portanto, é fundamental prestar atenção na postura, principalmente enquanto estiver interagindo com os outros.

 

  •  Sorria 

Por mais simples que possa parecer, um sorriso pode fazer toda a diferença na sua relação com a equipe. Uma das melhores formas de mostrar carisma e conquistar os outros é sorrir.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.