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6 princípios essenciais do aprendizado inovador

      
6 princípios essenciais do aprendizado inovador
Crédito: Shutterstock.com

 

Todos os professores querem criar um ambiente que promova o gosto pelo aprendizado. É difícil, porém, definir quais são os critérios necessários para alcançar esse objetivo, mas existem algumas atitudes que podem ser tomadas a fim de construir uma técnica de aprendizado inovadora e eficiente. Confira a seguir os 6 princípios essenciais do aprendizado inovador:

 

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1. Os alunos são o centro
O estudante deve estar no centro de tudo o que acontece na sala de aula, ou seja, ser o personagem principal de todas as atividades voltadas para a sua cognição e crescimento. Eles devem ser ativamente engajados na aprendizagem, a fim de serem aprendizes capazes de controlar suas motivações durante o processo de estudo, definir metas e acompanhar o seu próprio processo de aprendizagem.

 

2. A aprendizagem é uma prática social
O processo de aprendizagem não pode acontecer sozinho. Nós somos seres sociais que aprendemos por meio da interação, por isso o trabalho em grupo colaborativo pode ser uma prática benéfica para os alunos.

 

3. Emoções fazem parte da aprendizagem
Os alunos tendem a compreender melhor as ideias quando existe uma interação entre as emoções, a motivação e a cognição, ou seja, acreditar neles mesmos é parte do processo de uma compreensão mais profunda. Manter os alunos motivados, portanto, deve ser o ponto de partida da aprendizagem.

 

4. Alunos são diferentes
Os alunos são diferentes uns dos outros, então o ambiente de aprendizagem deve refletir as diversas experiências e conhecimento prévio que vêm de cada estudante.

 

5. Os alunos precisam ser pressionados, mas nem tanto
É dever de cada professor evitar que os alunos estejam acomodados ou sobrecarregados. O trabalho em grupo é uma ótima forma de identificar qual é o nível que cada estudante pode aguentar para poder, a partir disso, trabalhar com isso.

 

6. O aprendizado deve ser interdisciplinar
O aprendizado deve ser conectado por todas as disciplinas. Esse processo não é significativo se os alunos não entendem o motivo pelo qual esse conhecimento será útil, ou seja, como ele pode ser aplicado ao cotidiano. Compreender as conexões entre assuntos e ideias é essencial para a adaptação ao mundo pós-acadêmico.

 

 


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