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Como manter o equilíbrio físico e alimentar no vestibular

      
Fonte: Shutterstock
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O que faz um maratonista ter sucesso ao resistir correr 42,195 km? Não é só um ótimo condicionamento físico. É muito comum experientes maratonistas afirmarem que, além do preparo físico é necessário um controle emocional e uma enorme capacidade de resistir às dores que percorrem o corpo e os constantes desejos de desistir em função das dificuldades que aumentam a cada quilômetro percorrido.








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O vestibular é uma maratona e deve ser encarado como tal
. Não basta ter o domínio do conteúdo acadêmico exigido nas provas, o que por si só já não é pouco. É também necessário ter uma preparação mais holística, ou seja, não deve se dar ênfase somente ao acadêmico, mas também aos outros fatores que são críticos para o sucesso num vestibular. Quais seriam esses fatores? Além do já mencionado fator acadêmico entrariam nesta preparação holística os fatores físico, alimentar e emocional.






Hoje abordarei a importância dos fatores físicos e alimentares, contando com a ajuda da experiência dos professores de Educação Física do Colégio Bandeirantes e da Coordenadora Profª. Cláudia Regina Andrade. Confira a seguir dicas para cuidar dos fatores físicos e alimentares:


Físico


• Dormir bem à noite e, no mínimo, 7 horas por dia;

• Hidratar-se bem com, no mínimo, 2 litros de água por dia;

• Praticar exercícios físicos, de preferência selecionando atividades que tragam prazer e bem estar. Isso aumenta a resistência e força muscular o que auxilia na boa postura da posição sentada, além de estimular substâncias que auxiliam na diminuição do estresse (endorfina) e na potencialização do raciocínio (serotonina-neurotransmissor).

• A prática de esportes competitivos ajuda o indivíduo a lidar melhor com as situações de pressão.

• Se não gostar de esportes competitivos, escolha uma prática esportiva qualquer que lhe de prazer de fazê-la, pois, não custa repetir, atividade física ajuda na diminuição do estresse existente no ano do vestibular.


Alimentar





• Coma bem. Invista em alimentos naturais e evite refrigerantes, frituras e alimentos industrializados;

• Alimentar-se de três em três horas. Isso proporciona eficiência fisiológica e um organismo bem nutrido;

• Consuma alimentos ricos em Fisetina (morango, uva, tomate, salmão, carne de fígado e o ovo) que aumentam a capacidade de memorização.

• Devemos comer, todos os dias, proteínas (alimentos construtores), carboidratos (alimentos energéticos), gorduras (alimentos energéticos), vitaminas (alimentos reguladores) e sais minerais (alimentos reguladores).


O vestibular é estressante e exige uma determinação e uma capacidade de resiliência do vestibulando muito grande. Não basta só se organizar para os desafios acadêmicos.

 



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