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Conheça técnicas de relaxamento para o ENEM 2014

      
Fonte: Shutterstock
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O controle emocional é um dos atributos decisivos para o estudante que vai prestar o ENEM 2014mas apesar de sua importância, costuma ser relegado ao seu plano pelos alunos que estão preocupados em rever todos os conteúdos.

 

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Para a psicoterapeuta Myriam Durante, esse é um dos maiores erros que os candidatos podem cometer. Autora do livro “Aprendizagem acelerada – Elimine o estresse e aprenda melhor”, ela desenvolveu um método especial de relaxamento, que pode ajudar os jovens a manter a concentração até mesmo no momento do exame.

 

A primeira parte da técnica é simples e consiste em inspirar e expirar profundamente, pelo nariz, 3 vezes. De acordo com Myriam, “se o estudante fizer todos os dias essa respiração, seu próprio corpo vai aprender que toda vez que se ele ficar um pouco mais nervoso deve fazer esse exercício. Assim, não entra naquele ciclo do medo”.

 

Segundo a psicoterapeuta, a estabilidade emocional proporcionada pelo método é tão grande que o estudante estará preparado até mesmo para situações em que ele perde abruptamente a concentração e precisa recuperá-la durante o exame. Ela conta que uma perda de atenção muito repentina: “Nada mais é do que um susto. Ele toma um susto, e entra um ciclo de pavor, que descarrega todos os hormônios do medo no corpo dele O que acalma o corpo? A respiração. Mas não adianta fazer só no dia, porque o organismo não está acostumado. Por isso o jovem precisa começar logo, para o corpo ir se acostumando. Ele precisa entender que é ele quem está estressado, é ele quem precisa aprender a relaxar”.

 

A irritação é um sentimento que também costuma abalar os estudantes durante o exame, especialmente em relação a outros candidatos que tem tiques irritantes, como batucar com a caneta na mesa ou balançar continuamente os pés. Myriam explica que, se o aluno está irritado com esse tipo de atitude é por que não está focado o suficiente em sua própria prova, demonstrando que seu emocional está tão abalado quanto o dos outros. A melhor solução é recorrer ao exercício das três respirações novamente, pois dessa forma fica mais fácil se concentrar outra vez.

 

Outra tática extremamente útil para se acalmar é a visualização de imagens positivas, um método usado por atletas. Nas palavras de Myriam, o estudante que estiver em um estado crítico de nervosismo “pode, inclusive, antes de ir para a prova, começar a fazer visualizações, sempre com pensamentos positivos. Ele pode se imaginar chegando calmo no local de prova, recebendo o caderno de questões tranquilamente e percebendo que tudo o que estudou está na lá, respondendo tudo corretamente e saindo de lá bem, satisfeito porque realizou uma prova em que sabia tudo”.

 

A orientação mais importante que a psicoterapeuta tem para dar aos estudantes que querem trabalhar seu preparo emocional é manter o pensamento positivo. “Se você não controlar sua mente os pensamentos negativos irão fazê-lo. Não devemos permitir isso. O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas ele também pode ser cultivado”, aconselha.



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