text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Professor: descubra maneiras eficientes de obter feedback dos seus alunos

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Para acompanhar o progresso da turma, o ideal é sempre obter um feedback a cada aula. Porém, dependendo da maneira de como isso é feito, pode parecer uma atitude inquisidora e intimidante, o contrário da parceira que deve acontecer para o aprimoramento das atividades em sala de aula.

 

Leia também:
» Professor: conheça 20 táticas que podem melhorar o seu trabalho
» Professor: descubra como fazer seus alunos tímidos participarem mais das aulas
» Professor: saiba como envolver seus alunos sonolentos durante as aulas

 

Na tentativa de estabelecer esse vínculo, é muito comum que professores se dirijam à turma com a pergunta: “o que foi que aprenderam hoje?” . No entanto esse não é um método muito eficiente. Isso acontece porque, no geral, as respostas são vagas e representam apenas os tópicos estudados, não necessariamente o que chamou mais a atenção dos estudantes.

 

A solução pode estar na mudança da pergunta e, principalmente, na adoção de novos questionamentos. Por exemplo, mude sua pergunta para algo como “o que você achou mais interessante na aula de hoje?” . Dessa forma, você conseguirá uma resposta mais específica e saberá o que cativou os alunos.

 

Também é importante compreender as dificuldades, então procure se interessar pelas dúvidas dos estudantes. “Algum assunto te deixou confuso? Sua dúvida foi solucionada?”. Isso abre espaço para que os estudantes se sintam mais confortáveis para resolver possíveis problemas, caso ainda não o tenham feito.

 

Verifique o que os alunos consideraram como o tópico mais importante, vale a pena se aprofundar nele para garantir o interesse da turma para a próxima aula. Nesse caso, pergunte apenas qual foi a coisa mais interessante apresentada em aula naquele dia.

 

Outra maneira de identificar novas técnicas de aprendizado é questionar os alunos sobre de que outras maneiras eles poderiam aprender o que foi ensinado naquele dia. Por exemplo, se o assunto for fotossínteses, os alunos podem responder que podem aprender mais sobre isso no laboratório, abrindo espaço para sugestões e aulas mais dinâmicas.

 

Por fim, faça um apanhado geral, consolidando as impressões de toda a aula: “Se possível, enumere algo divertido, algo útil e algo incrível sobre a aula de hoje”. Reunindo algumas das respostas, é possível obter um bom parâmetro sobre todo o desempenho naquele dia.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.