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Saiba como reverter uma primeira impressão ruim na entrevista de emprego

      
Fonte: Shutterstock
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O primeiro contato em qualquer situação profissional ou pessoal é muito importante e pode ser decisivo para todo o relacionamento que será construído a partir disso. Comumente, é o que que queremos dizer com a famosa expressão "a primeira impressão é a que fica".

 

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Mas, se você cometer alguns deslizes em uma entrevista de emprego, por exemplo, e sentir que causou uma impressão ruim no gestor, significa necessariamente que está tudo perdido? Não! Saiba que existem sim meios de reverter essa situação. Confira abaixo algumas dicas e mostre para o gestor como a máxima citada acima é equivocada:

 

1 - Identifique por que você causou a sensação ruim

Diante de uma pessoa que você acabou de conhecer, é comum ficar nervoso e tomar algumas atitudes que você não costuma fazer. Caso o motivador para o seu ato tenha sido sua vontade de impressionar alguém, seja honesto e assuma que você apenas queria causar uma boa impressão. Esse passo é importante, porque normalmente se torna perceptível para as pessoas que há algo estranho quando você tenta agir de outro modo, ainda que vocês não se conheçam. Então, no próximo encontro, seja você mesmo.

 

2 - Converse

Restabelecer o diálogo é essencial nessa situação até para que você tenha a real medida da má impressão que você causou. Geralmente, as pessoas imaginam que fizeram coisas piores do que efetivamente realizaram. Em outras palavras, chame a pessoa para conversar, fale sobre a sua percepção do ocorrido e peça a opinião dela. Ouvindo o que ela tem a dizer você terá melhor noção de como se redimir - ou então perceberá como estava imaginando coisas.

 

3 - Tenha timing

Durante a segunda reunião, atente para o modo como a pessoa está falando. Quando você perceber que ela deu a deixa para você retomar o ocorrido na outra vez, faça-o. Caso contrário, espere que o tópico deste encontro se resolva e depois retome o incidente para pedir desculpas.

 

4 - Peça desculpas

É importante admitir o erro, porque muitas vezes você ofende o outro sem nem perceber, por causa de apenas uma palavra mal colocada. Contudo, não insista na questão. Se a pessoa aceitou suas desculpas, siga em frente. Relembrar constantemente um incidente será um incomodo para a outra pessoa, afinal ela recordará a ofensa e ainda assim se sentirá na obrigação de te tranquilizar.

 

5 - Seja persistente

Recuperar-se de uma situação constrangedora não acontece de um dia para o outro. Na verdade, para causar uma boa impressão após um incidente durante o primeiro contato é necessário ter paciência e acompanhar o progresso gradual que você obtém encontro após o outro. Além disso, ter um comportamento coerente com a relação de vocês é fundamental. Caso você aja cada dia de uma maneira para reconquistar a confiança da pessoa, você insistirá o erro descrito no item 1, ou seja, fingirá ser uma outra pessoa. Então, aja naturalmente.



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