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Enem 2015 entenda o que estudar sobre a Competência 3 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

      
Foto: Universia Brasil
Foto: Universia Brasil

A linguagem corporal é uma forte fonte expressiva no cotidiano que permite com que as pessoas entendam melhor o seu redor por meio da observação das ações do outro. Devido à concepção social desse tema, o Enem o aborda em algumas questões visando verificar quanto o candidato entende sobre esse tipo de linguagem.

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Veja o que a professora de português Andrea Lanzara do Cursinho da Poli, de São Paulo, ensina sobre como a competência 3 pode aparecer na prova de 2015:



COMPETÊNCIA DE ÁREA 3 - COMPREENDER E USAR A LINGUAGEM CORPORAL COMO RELEVANTE PARA A PRÓPRIA VIDA, INTEGRADORA SOCIAL E FORMADORA DA IDENTIDADE


1. “Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.”

Professora Andrea Lanzara: O aluno precisa ter a percepção de que a arte é uma expressão da cultura e das identidades específicas. Por isso, essa parte da prova busca abordar questões voltadas para a significação e a cultura, conectando a bagagem cultural do candidato ao aprendeu durante o período escolar.


2. “Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.”

Professora Andrea Lanzara: Simplificando, o candidato deve ser capaz de fazer uma leitura crítica sobre a importância da linguagem corporal e entender que ela pode ser constantemente ressignificada de acordo com as necessidades sociais.


3. “Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.”

Professora Andrea Lanzara: Esse tópico do edital define que os alunos precisam ter a competência de identificar a dimensão das linguagens corporais focando no respeito dessas manifestações artísticas como forma de individualidade e diversidade.


DICA EXTRA PARA A COMPETÊNCIA 3:
Não há um limite entre cada uma das habilidades dessa competência do edital, portanto o aluno deve entender todos os tópicos como uma habilidade mesclada nas questões da prova. Assim, é essencial que os alunos ampliem a bagagem cultural, para que conheçam mais sobre as diferentes manifestações artísticas e sejam capazes de desenvolver grande respeito por elas.

 


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