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Enem 2015 entenda o que estudar sobre a Competência 9 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

      
Foto: Universia Brasil
Foto: Universia Brasil

O avanço tecnológico acelerado ocorrido nos últimos anos foi essencial para a mudança de diversas relações sociais no âmbito pessoal e profissional. Por isso, a prova do Enem buscou integrar essa realidade às questões exigindo uma análise crítica da atualidade.

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Para que os candidatos tenham um bom desempenho na competência 9, conversamos com professora Andrea Lanzara, do Cursinho da Poli, de São Paulo a fim de entender em detalhes quais os conteúdos que podem ser cobrados na última subdivisão do Edital referente ao eixo cognitivo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Confira:


COMPETÊNCIA DE ÁREA 9 - ENTENDER OS PRINCÍPIOS, A NATUREZA, A FUNÇÃO E O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA SUA VIDA PESSOAL E SOCIAL, NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, ASSOCIANDO-OS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, ÀS LINGUAGENS QUE LHES DÃO SUPORTE, ÀS DEMAIS TECNOLOGIAS, AOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E AOS PROBLEMAS QUE SE PROPÕEM SOLUCIONAR


1. Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.

Professora Andrea Lanzara: O candidato deve ser capaz de analisar as novas tecnologias e, principalmente, o impacto que causam no cotidiano, dentro da esfera profissional e pessoal. O foco é perceber como os alunos enxergam as mudanças sociais geradas por elas, além de verificar qual a posição crítica deles sobre o assunto.


2. Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.

Professora Andrea Lanzara: O aluno precisa demonstrar no momento da prova que entende a dimensão das tecnologias no mundo e tem uma postura crítica em relação a ela. Além disso, avalia se existe a noção de que os usuários precisam desconfiar das informações que recebem por meio da rede.


3. Relacionar as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Professora Andrea Lanzara: Aqui a prova busca abordar qual a noção crítica que o aluno tem sobre o desenvolvimento que as ferramentas digitais trouxeram para a vida social. O aluno precisa demonstrar que entende que a “tecnologia encurtou distância e tempo”, focando nos impactos sociais.


DICA EXTRA PARA A COMPETÊNCIA 9:
Para a professora Andrea, o diferencial em relação à essa competência analisada no Enem é que o aluno debata e reflita sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo. “É importante ter em vista como era a forma de comunicação, de conhecimento há uns 20 anos. Se eles soubessem como era, teriam a dimensão real a dessa mudança e eles não têm. Eles sentem as novas tecnologias hoje”. Por isso, exercite cada vez mais seu senso crítico, sobre esse assunto e qualquer outro que sentir necessidade.

 


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