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Enem 2015: como estudar a Competência 1 de Matemática e suas Tecnologias

      
<p>As <strong><span style=text-decoration: underline;><a title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem/>provas do Enem 2015</a></span></strong> acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro. A matriz de <strong>Matemática e suas Tecnologias</strong> é dividida em 7 competências. Para entender melhor cada uma delas, conversamos com o professor <strong>Renato Rodrigues</strong> do <span style=text-decoration: underline;><strong><a title=Colégio Poliedro href=https://www.sistemapoliedro.com.br/ target=_blank>Colégio Poliedro</a></strong></span>, de São Paulo. Segundo ele, a primeira competência da prova aborda <strong>conceitos aritméticos básicos</strong>. Entenda cada habilidade:<br/><br/></p><p><span style=color: #333333;><strong>Leia também:</strong></span><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/06/05/1126287/100-temas-podem-aparecer-redaco-enem-2015.html>» <strong>Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Tudo sobre a redação do Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/redação-enem-2015/>» <strong>Tudo sobre a redação do Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem-2015/>» <strong>Todas as notícias sobre o Enem 2015</strong></a></p><p><strong><br/><br/><span style=color: #ff0000;>COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 - CONSTRUIR SIGNIFICADOS PARA OS NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS, RACIONAIS E REAIS</span></strong></p><p><strong><br/>1. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais </strong><br/><strong>Comentário do professor: </strong> O aluno deve entender que todos os numerais têm contextos, que podem ser geométricos, analíticos, ordinais ou cardinais. A partir dessa noção, a ideia é que o candidato saiba identificá-lo nas questões, com base na interpretação dos enunciados e nas noções das operações matemáticas.<br/><br/></p><p><strong>2. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem </strong><br/><strong>Comentário do professor: </strong> Em termos de definição, os padrões numéricos são as <strong>progressões aritméticas (P.A.) e geométricas (P.G.) </strong>, enquanto os princípios de contagem englobam as noções de arranjos, combinações, permutações e questões relacionadas à teoria dos conjuntos. Assim, os candidatos precisam mostrar que dominam esses conceitos e têm capacidade de chegar às respostas esperadas.</p><p><strong><br/>3. Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos</strong><br/><strong>Comentário do professor: </strong> As questões que envolvem essa habilidade são mais aritméticas, ou seja, o candidato consegue chegar a um resultado sem precisar montar uma equação, não invadindo o universo algébrico. Nesse caso, as operações matemáticas são simples e diretas, exigindo alto grau de interpretação.</p><p><strong><br/>4. Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas</strong><br/><strong>Comentário do professor: </strong> Esse tipo de habilidade explora questões focadas na resolução por meio das alternativas. Assim, os alunos devem encontrar a resposta com base em cálculos referentes a cada uma das cinco opções de resposta, ou seja, são cinco problemas distintos por questão.</p><p><strong><br/>5. Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos</strong><br/><strong>Comentário do professor: </strong> O diferencial dessa habilidade é que cada uma das alternativas apresentam uma proposta de intervenção em relação ao contexto do enunciado. Assim, devem perceber qual a alteração numérica dos dados do problema leva ao encontro de uma resposta baseada em um argumento consistente.</p><p><br/>Esses tipos de questões costumam ser mais longas e mais complexas, exigindo atenção dobrada dos candidatos. <strong> Confira um exemplo simples de como essa habilidade pode ser cobrada no Enem 2015</strong>:</p><p><strong><br/>Exemplo: </strong> “Para melhorar o desempenho de uma empresa A é necessário”: <br/><strong>a)</strong> contratar Y empregados. <br/><strong>b)</strong> demitir X empregados</p><p> </p>
Fonte: Universia Brasil

As provas do Enem 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro. A matriz de Matemática e suas Tecnologias é dividida em 7 competências. Para entender melhor cada uma delas, conversamos com o professor Renato Rodrigues do Colégio Poliedro, de São Paulo. Segundo ele, a primeira competência da prova aborda conceitos aritméticos básicos. Entenda cada habilidade:

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COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 - CONSTRUIR SIGNIFICADOS PARA OS NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS, RACIONAIS E REAIS


1. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais

Comentário do professor: O aluno deve entender que todos os numerais têm contextos, que podem ser geométricos, analíticos, ordinais ou cardinais. A partir dessa noção, a ideia é que o candidato saiba identificá-lo nas questões, com base na interpretação dos enunciados e nas noções das operações matemáticas.

2. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem
Comentário do professor: Em termos de definição, os padrões numéricos são as progressões aritméticas (P.A.) e geométricas (P.G.) , enquanto os princípios de contagem englobam as noções de arranjos, combinações, permutações e questões relacionadas à teoria dos conjuntos. Assim, os candidatos precisam mostrar que dominam esses conceitos e têm capacidade de chegar às respostas esperadas.


3. Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos

Comentário do professor: As questões que envolvem essa habilidade são mais aritméticas, ou seja, o candidato consegue chegar a um resultado sem precisar montar uma equação, não invadindo o universo algébrico. Nesse caso, as operações matemáticas são simples e diretas, exigindo alto grau de interpretação.


4. Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas

Comentário do professor: Esse tipo de habilidade explora questões focadas na resolução por meio das alternativas. Assim, os alunos devem encontrar a resposta com base em cálculos referentes a cada uma das cinco opções de resposta, ou seja, são cinco problemas distintos por questão.


5. Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos

Comentário do professor: O diferencial dessa habilidade é que cada uma das alternativas apresentam uma proposta de intervenção em relação ao contexto do enunciado. Assim, devem perceber qual a alteração numérica dos dados do problema leva ao encontro de uma resposta baseada em um argumento consistente.


Esses tipos de questões costumam ser mais longas e mais complexas, exigindo atenção dobrada dos candidatos. Confira um exemplo simples de como essa habilidade pode ser cobrada no Enem 2015:


Exemplo:
“Para melhorar o desempenho de uma empresa A é necessário”:
a) contratar Y empregados.
b) demitir X empregados

 


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