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Enem 2015: como estudar a Competência 4 de Matemática e suas Tecnologias

      
<p>A <strong><span style=text-decoration: underline;><a title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem/>edição 2015 do Enem</a></span></strong> (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerá no dia <strong>24 e 25 de outubro</strong>. Conversamos com o professor de matemática <strong>Renato Rodrigues</strong> do <span style=text-decoration: underline;><strong><a title=Colégio Poliedro href=https://www.sistemapoliedro.com.br/ target=_blank>Colégio Poliedro</a></strong></span>, de São Paulo, para que os alunos entendam cada uma dos conhecimentos necessários da <strong>competência 4 de Matemática e suas Tecnologias</strong>:<br/><br/></p><p><span style=color: #333333;><strong>Leia também:</strong></span><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/06/05/1126287/100-temas-podem-aparecer-redaco-enem-2015.html>» <strong>Mais de 100 temas que podem aparecer na redação do Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Tudo sobre a redação do Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/redação-enem-2015/>» <strong>Tudo sobre a redação do Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem-2015/>» <strong>Todas as notícias sobre o Enem 2015<br/><br/></strong></a></p><p><strong><br/><span style=color: #ff0000;>COMPETÊNCIA DE ÁREA 4 - CONSTRUIR NOÇÕES DE VARIAÇÃO DE GRANDEZAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO</span></strong></p><p><strong><br/>1. “Identificar a relação de dependência entre grandezas”</strong><br/><strong>Comentário do professor:</strong> Aqui é essencial que o candidato demonstre que sabe identificar uma fórmula que relacione grandezas distintas, como a força e aceleração ou o volume e a pressão, por exemplo. Geralmente, o Enem opta por relações pouco estudadas nas escolas, justamente para que o aluno consiga chegar às fórmulas por meio da interpretação dos textos que acompanham a questão. Outra característica comum é que elas apresentem uma constante de proporcionalidade em sua composição.</p><p><strong><br/>2. “Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais” </strong><br/><strong>Comentário do professor:</strong> Essa habilidade se baseia na aplicação de regras de três, classificadas como direta, composta ou inversa. As grandezas diretamente e inversamente proporcionais permitem resoluções pelas regras de três simples. No entanto, quando há mais de três elementos envolvidos, usa-se a composta, que se resume em algumas regras de três simples. Para desenvolver um pouco melhor o conceito, confira um exemplo de exercício no qual se usaria a regra de três composta:</p><p><br/>“Cinco operários constroem 20 metros de um muro, trabalhando 10 horas por dia em um período de 20 dias. Quantos operários serão necessários para construir 30 metros, trabalhando 6 horas por dia durante apenas 5 dias?”</p><p><strong><br/>3. “Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação”</strong><br/><strong>Comentário do professor:</strong> As alternativas apresentam argumentos baseados nas variações de grandeza e, a partir deles, os alunos precisam encontrar a resposta esperada por meio das próprias alternativas, ou seja, realizará cálculos matemáticos para cada uma delas, buscando a que resolveria corretamente a situação-problema.</p><p><strong><br/>4. “Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas”</strong><br/><strong>Comentário do professor:</strong> Mais uma vez, o Enem investe para que o candidato chegue à resolução do exercício por meio da análise de qual a proposta mais adequada para uma situação problema criada. Aqui as alternativas ganham o foco da questão.</p><p> </p>
Fonte: Universia Brasil

A edição 2015 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerá no dia 24 e 25 de outubro. Conversamos com o professor de matemática Renato Rodrigues do Colégio Poliedro, de São Paulo, para que os alunos entendam cada uma dos conhecimentos necessários da competência 4 de Matemática e suas Tecnologias:

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COMPETÊNCIA DE ÁREA 4 - CONSTRUIR NOÇÕES DE VARIAÇÃO DE GRANDEZAS PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO


1. “Identificar a relação de dependência entre grandezas”

Comentário do professor: Aqui é essencial que o candidato demonstre que sabe identificar uma fórmula que relacione grandezas distintas, como a força e aceleração ou o volume e a pressão, por exemplo. Geralmente, o Enem opta por relações pouco estudadas nas escolas, justamente para que o aluno consiga chegar às fórmulas por meio da interpretação dos textos que acompanham a questão. Outra característica comum é que elas apresentem uma constante de proporcionalidade em sua composição.


2. “Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais”

Comentário do professor: Essa habilidade se baseia na aplicação de regras de três, classificadas como direta, composta ou inversa. As grandezas diretamente e inversamente proporcionais permitem resoluções pelas regras de três simples. No entanto, quando há mais de três elementos envolvidos, usa-se a composta, que se resume em algumas regras de três simples. Para desenvolver um pouco melhor o conceito, confira um exemplo de exercício no qual se usaria a regra de três composta:


“Cinco operários constroem 20 metros de um muro, trabalhando 10 horas por dia em um período de 20 dias. Quantos operários serão necessários para construir 30 metros, trabalhando 6 horas por dia durante apenas 5 dias?”


3. “Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação”

Comentário do professor: As alternativas apresentam argumentos baseados nas variações de grandeza e, a partir deles, os alunos precisam encontrar a resposta esperada por meio das próprias alternativas, ou seja, realizará cálculos matemáticos para cada uma delas, buscando a que resolveria corretamente a situação-problema.


4. “Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas”

Comentário do professor: Mais uma vez, o Enem investe para que o candidato chegue à resolução do exercício por meio da análise de qual a proposta mais adequada para uma situação problema criada. Aqui as alternativas ganham o foco da questão.

 


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