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Entenda por que meditar pode ser um meio de se preparar para o Enem 2015

      
<p>Com a proximidade do <strong>Enem 2015</strong> e a necessidade de rever os conteúdos estudados ao longo dos três anos de Ensino Médio, é comum que alguns estudantes comecem a ficar mais estressados e ansiosos nesta época do ano. Embora eles reconheçam que <strong>devem conciliar os estudos aos momentos de lazer e relaxamento</strong>, a <span style=text-decoration: underline;><a title=Como encontrar tempo para ler href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/07/01/1127553/encontrar-tempo-ler.html>organização do tempo</a></span> costuma ser um empecilho. Como então eles podem suavizar esta sensação sem prejudicar tanto o cronograma de revisão para os vestibulares? A meditação pode ser uma solução.<br/><br/></p><p><span style=color: #333333;><strong>Veja também:</strong></span><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Conheça a Série Enem no Divã href=https://noticias.universia.com.br/tag/série-enem-no-divã>» <strong>Conheça a Série Enem no Divã</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Como se preparar da melhor forma para o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/07/17/1128432/preparar-melhor-forma-enem-2015.html>» <strong>Como se preparar da melhor forma para o Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem-2015/>» <strong>Todas as notícias sobre o Enem 2015<br/><br/></strong></a></p><p>Esta atividade, por vezes associada a questões de espiritualidade, é a maneira encontrada por muitos <span style=text-decoration: underline;><a title=6 dicas para profissionais no início da carreira href=https://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/07/14/1128258/6-dicas-profissionais-inicio-carreira.html>profissionais bem-sucedidos</a></span> de não apenas se desligar um pouco do mundo, como também melhorar sua performance. Segundo estudo intitulado <strong>“Intensive Meditation Training Improves Perceptual Discrimination and Sustained Attention”</strong>, publicado há alguns anos, <strong>a meditação tende a ajudar as pessoas a se manterem concentradas por períodos mais longos de tempo</strong>. Em outras palavras, se você incluir este exercício a sua rotina, seu aproveitamento das aulas e dos estudos em casa será melhor, inclusive com relação à retenção dos conteúdos.<br/><br/></p><p>Isto decorre do fato de que a meditação <span style=text-decoration: underline;><a title=3 atitudes que influenciam na sua memória href=https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2015/07/01/1127632/3-atitudes-influenciam-memoria.html>influencia também a memória</a></span>, como mostrou um estudo conduzido por pesquisadores de Harvard em 2011. <strong>“Mindfulness meditation training changes brain structure in eight weeks”</strong> acompanhou 16 participantes de um programa de oito semanas de meditação, em que eles dedicavam cerca de 30 minutos por dia para exercícios deste tipo. Analisando as imagens dos cérebros destas pessoas, notou-se um aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo, uma área associada ao <strong>aprendizado e a memória</strong>.<br/><br/></p><p>Por fim, <strong>a meditação também é responsável por reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos praticantes</strong> e ainda diminuir a incidência de dores de cabeça e insônia, aspectos com os quais os alunos costumam conviver bastante nas épocas de prova. Afinal, o <span style=text-decoration: underline;><a title=4 atividades cotidianas para diminuir o estresse href=https://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/06/24/1127225/4-atividades-cotidianas-diminuir-estresse.html>relaxamento da mente</a></span> e do corpo causa uma melhora da qualidade de vida por influenciar diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas.<br/><br/></p><p>Então, se você quiser melhorar seu aproveitamento nos estudos e ainda garantir que você tenha mente e corpo descansados para a hora do exame, medite. Existem muitas técnicas diferentes, basta encontrar a que mais te agrada e começar a praticar.</p><p> </p>
Fonte: Universia Brasil

Com a proximidade do Enem 2015 e a necessidade de rever os conteúdos estudados ao longo dos três anos de Ensino Médio, é comum que alguns estudantes comecem a ficar mais estressados e ansiosos nesta época do ano. Embora eles reconheçam que devem conciliar os estudos aos momentos de lazer e relaxamento, a organização do tempo costuma ser um empecilho. Como então eles podem suavizar esta sensação sem prejudicar tanto o cronograma de revisão para os vestibulares? A meditação pode ser uma solução.

Veja também:
» Conheça a Série Enem no Divã
» Como se preparar da melhor forma para o Enem 2015
» Todas as notícias sobre o Enem 2015

Esta atividade, por vezes associada a questões de espiritualidade, é a maneira encontrada por muitos profissionais bem-sucedidos de não apenas se desligar um pouco do mundo, como também melhorar sua performance. Segundo estudo intitulado “Intensive Meditation Training Improves Perceptual Discrimination and Sustained Attention”, publicado há alguns anos, a meditação tende a ajudar as pessoas a se manterem concentradas por períodos mais longos de tempo. Em outras palavras, se você incluir este exercício a sua rotina, seu aproveitamento das aulas e dos estudos em casa será melhor, inclusive com relação à retenção dos conteúdos.

Isto decorre do fato de que a meditação influencia também a memória, como mostrou um estudo conduzido por pesquisadores de Harvard em 2011. “Mindfulness meditation training changes brain structure in eight weeks” acompanhou 16 participantes de um programa de oito semanas de meditação, em que eles dedicavam cerca de 30 minutos por dia para exercícios deste tipo. Analisando as imagens dos cérebros destas pessoas, notou-se um aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo, uma área associada ao aprendizado e a memória.

Por fim, a meditação também é responsável por reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos praticantes e ainda diminuir a incidência de dores de cabeça e insônia, aspectos com os quais os alunos costumam conviver bastante nas épocas de prova. Afinal, o relaxamento da mente e do corpo causa uma melhora da qualidade de vida por influenciar diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas.

Então, se você quiser melhorar seu aproveitamento nos estudos e ainda garantir que você tenha mente e corpo descansados para a hora do exame, medite. Existem muitas técnicas diferentes, basta encontrar a que mais te agrada e começar a praticar.

 


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