text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Enem 2015: como aumentar a capacidade cerebral na reta final de preparação

      
<p>Com a data do <strong><a title=Mais de 150 links imperdíveis para o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/21/1132648/150-links-imperdiveis-enem-2015.html>Enem 2015</a></strong> se aproximando, é comum que muitos candidatos se sintam nervosos no momento da revisão final para as provas. Muitas vezes, essa sensação é provocada pelo medo de esquecer os conteúdos importantes no momento do exame, diminuindo a performance durante a avaliação. Por essa razão, <strong>é importante criar uma rotina organizada</strong>, incluindo nela hábitos saudáveis, ao mesmo tempo equilibrando estudos com as atividades de lazer.</p><p> </p><p><span style=color: #333333;><strong>Veja também:</strong></span><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Veja o que é certo e errado na prova do Enem href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/20/1132590/veja-certo-errado-prova-enem.html>» <strong>Veja o que é certo e errado na prova do Enem</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=4 dicas para driblar o cansaço e ir bem no Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/19/1132579/4-dicas-driblar-cansaco-ir-bem-enem-2015.html>» <strong>4 dicas para driblar o cansaço e ir bem no Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem-2015/>» <strong>Todas as notícias sobre o Enem 2015</strong></a></p><p> </p><blockquote style=text-align: center;>Cadastre-se <span style=text-decoration: underline;><a id=REGISTRO USUARIOS class=enlaces_med_registro_universia title=Cadastre-se aqui para receber novidades sobre o Enem href=https://usuarios.universia.net/registerUserComplete.action?idC=2&idS=NOTICIAS_BR target=_blank>aqui</a></span> para receber novidades sobre o <strong>ENEM</strong></blockquote><p><strong>Pensando nisso, separamos 4 atitudes para aumentar o desempenho cerebral antes do Enem</strong>, contribuindo para manter uma mente tranquila antes do exame. Confira abaixo:</p><p> </p><p><strong>1 - Beba água</strong><br/> É importante ter o hábito de <strong>manter o corpo hidratado</strong>, bebendo água constantemente. Por mais simples que pareça essa prática, alguns estudos afirmam que ela <strong>pode melhorar a capacidade de concentração</strong> e o desempenho mental, fazendo bem para o cérebro. Uma boa dica é ter sempre uma garrafa disponível, seja na escola, no trabalho ou na rua, procurando beber em torno de 2 litros por dia.</p><p> </p><p><strong>2 - Procure não forçar o cérebro</strong><br/> Certamente, você não terá o mesmo nível de produtividade durante todo o dia, pois ela costuma variar. Existem certos períodos em que você se sente mais cansado, com um rendimento menor. É importante não forçar o cérebro nesses momentos. Por exemplo, se você sente que é menos produtivo na parte da manhã, não é interessante revisar conteúdos com os quais a dificuldade é maior ou fazer leituras muito extensas. Ao invés disso, procure por atividades mais leves e curtas, como ler resumos da matéria que tem maior facilidade, por exemplo.</p><p> </p><p><strong>3 - Use a internet ao seu favor</strong><br/> A internet também costuma disponibilizar conteúdos muito interessantes sobre educação. Existem muitos sites que oferecem <strong><a title=5 cursos online e gratuitos para aprender uma língua estrangeira href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/09/08/1130928/5-cursos-online-gratuitos-aprender-lingua-estrangeira.html>cursos online gratuitos</a>, podcasts, livros em áudio e <a title=Entenda o funcionamento do cérebro com 7 TED Talks href=https://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2015/06/30/1127502/entenda-funcionamento-cerebro-7-ted-talks.html>TED Talks</a></strong>, por exemplo. É interessante procurar usá-los, já que é possível encontrar neles <strong><a title=Enem 2015: intolerância religiosa na redação href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/21/1132670/enem-2015-intolerancia-religiosa-redacao.html>conteúdos e dicas importantes para o Enem</a></strong>, além daquelas vistas em sala de aula ou no cursinho. Por isso, a rede virtual pode ser usada como um complemento para os estudos.</p><p> </p><p><strong>4 - Durma bem</strong></p><p><strong>Manter o sono regular</strong> é fundamental para ter um bom desempenho nas provas do Enem, já que interfere bastante na capacidade de concentração e memorização. Por isso, é importante dormir cerca de oito horas por dia, para que o corpo possa descansar o suficiente, permitindo que o seu estudo renda mais no dia seguinte. Além disso, também é interessante, se possível, separar um momento durante a tarde para tirar uma soneca. Isso porque, assim que acordar, você pode se sentir mais produtivo para dar continuidade nas suas revisões. Também é importante evitar permanecer conectado à internet na hora de dormir. Ao invés de mexer no celular, prefira atividades que acalmem os seus níveis de ansiedade, como ler um livro que gosta, por exemplo.</p>
Fonte: Shutterstock

Com a data do Enem 2015 se aproximando, é comum que muitos candidatos se sintam nervosos no momento da revisão final para as provas. Muitas vezes, essa sensação é provocada pelo medo de esquecer os conteúdos importantes no momento do exame, diminuindo a performance durante a avaliação. Por essa razão, é importante criar uma rotina organizada, incluindo nela hábitos saudáveis, ao mesmo tempo equilibrando estudos com as atividades de lazer.

 

Veja também:
» Veja o que é certo e errado na prova do Enem
» 4 dicas para driblar o cansaço e ir bem no Enem 2015
» Todas as notícias sobre o Enem 2015

 

Cadastre-se aqui para receber novidades sobre o ENEM

Pensando nisso, separamos 4 atitudes para aumentar o desempenho cerebral antes do Enem, contribuindo para manter uma mente tranquila antes do exame. Confira abaixo:

 

1 - Beba água
É importante ter o hábito de manter o corpo hidratado, bebendo água constantemente. Por mais simples que pareça essa prática, alguns estudos afirmam que ela pode melhorar a capacidade de concentração e o desempenho mental, fazendo bem para o cérebro. Uma boa dica é ter sempre uma garrafa disponível, seja na escola, no trabalho ou na rua, procurando beber em torno de 2 litros por dia.

 

2 - Procure não forçar o cérebro
Certamente, você não terá o mesmo nível de produtividade durante todo o dia, pois ela costuma variar. Existem certos períodos em que você se sente mais cansado, com um rendimento menor. É importante não forçar o cérebro nesses momentos. Por exemplo, se você sente que é menos produtivo na parte da manhã, não é interessante revisar conteúdos com os quais a dificuldade é maior ou fazer leituras muito extensas. Ao invés disso, procure por atividades mais leves e curtas, como ler resumos da matéria que tem maior facilidade, por exemplo.

 

3 - Use a internet ao seu favor
A internet também costuma disponibilizar conteúdos muito interessantes sobre educação. Existem muitos sites que oferecem cursos online gratuitos, podcasts, livros em áudio e TED Talks, por exemplo. É interessante procurar usá-los, já que é possível encontrar neles conteúdos e dicas importantes para o Enem, além daquelas vistas em sala de aula ou no cursinho. Por isso, a rede virtual pode ser usada como um complemento para os estudos.

 

4 - Durma bem

Manter o sono regular é fundamental para ter um bom desempenho nas provas do Enem, já que interfere bastante na capacidade de concentração e memorização. Por isso, é importante dormir cerca de oito horas por dia, para que o corpo possa descansar o suficiente, permitindo que o seu estudo renda mais no dia seguinte. Além disso, também é interessante, se possível, separar um momento durante a tarde para tirar uma soneca. Isso porque, assim que acordar, você pode se sentir mais produtivo para dar continuidade nas suas revisões. Também é importante evitar permanecer conectado à internet na hora de dormir. Ao invés de mexer no celular, prefira atividades que acalmem os seus níveis de ansiedade, como ler um livro que gosta, por exemplo.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.