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Enem 2015: como aumentar a capacidade cerebral na reta final de preparação

      
Fonte: Shutterstock

Com a data do Enem 2015 se aproximando, é comum que muitos candidatos se sintam nervosos no momento da revisão final para as provas. Muitas vezes, essa sensação é provocada pelo medo de esquecer os conteúdos importantes no momento do exame, diminuindo a performance durante a avaliação. Por essa razão, é importante criar uma rotina organizada, incluindo nela hábitos saudáveis, ao mesmo tempo equilibrando estudos com as atividades de lazer.

 

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Pensando nisso, separamos 4 atitudes para aumentar o desempenho cerebral antes do Enem, contribuindo para manter uma mente tranquila antes do exame. Confira abaixo:

 

1 - Beba água
É importante ter o hábito de manter o corpo hidratado, bebendo água constantemente. Por mais simples que pareça essa prática, alguns estudos afirmam que ela pode melhorar a capacidade de concentração e o desempenho mental, fazendo bem para o cérebro. Uma boa dica é ter sempre uma garrafa disponível, seja na escola, no trabalho ou na rua, procurando beber em torno de 2 litros por dia.

 

2 - Procure não forçar o cérebro
Certamente, você não terá o mesmo nível de produtividade durante todo o dia, pois ela costuma variar. Existem certos períodos em que você se sente mais cansado, com um rendimento menor. É importante não forçar o cérebro nesses momentos. Por exemplo, se você sente que é menos produtivo na parte da manhã, não é interessante revisar conteúdos com os quais a dificuldade é maior ou fazer leituras muito extensas. Ao invés disso, procure por atividades mais leves e curtas, como ler resumos da matéria que tem maior facilidade, por exemplo.

 

3 - Use a internet ao seu favor
A internet também costuma disponibilizar conteúdos muito interessantes sobre educação. Existem muitos sites que oferecem cursos online gratuitos, podcasts, livros em áudio e TED Talks, por exemplo. É interessante procurar usá-los, já que é possível encontrar neles conteúdos e dicas importantes para o Enem, além daquelas vistas em sala de aula ou no cursinho. Por isso, a rede virtual pode ser usada como um complemento para os estudos.

 

4 - Durma bem

Manter o sono regular é fundamental para ter um bom desempenho nas provas do Enem, já que interfere bastante na capacidade de concentração e memorização. Por isso, é importante dormir cerca de oito horas por dia, para que o corpo possa descansar o suficiente, permitindo que o seu estudo renda mais no dia seguinte. Além disso, também é interessante, se possível, separar um momento durante a tarde para tirar uma soneca. Isso porque, assim que acordar, você pode se sentir mais produtivo para dar continuidade nas suas revisões. Também é importante evitar permanecer conectado à internet na hora de dormir. Ao invés de mexer no celular, prefira atividades que acalmem os seus níveis de ansiedade, como ler um livro que gosta, por exemplo.


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