Imigrantes sírios e questões de gênero são apostas para tema de redação do Enem
Candidatos que vão prestar a prova neste fim de semana falam sobre seus principais palpites para a proposta de redação do
Enem

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Candidatos que vão prestar a prova neste fim de semana falam sobre seus principais palpites para a proposta de redação do
Enem
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 é sempre um grande desafio para os alunos que prestam a prova. Além de exigir conhecimentos externos, ou seja, que vão além do conteúdo dado em sala de aula, como atualidades, notícias, citações e informações culturais, a prova pode valer até 1000 pontos e tem caráter eliminatório para quem tira zero.
Veja também:
» Estudantes elegem Física como a prova mais temida do Enem 2015
» Enem no Divã: veja como superar a insegurança de fazer a prova a caneta
» Todas as notícias sobre o Enem 2015
Ao longo do ano, alunos e professores debatem continuamente sobre os temas que podem cair na redação do Enem, na tentativa de dar um palpite certeiro e se preparar melhor para a prova. Os estudantes ficam de olhos vidrados nos noticiários, estudam questões sociais e políticas e não deixam de se inteirar sobre assuntos de grande repercussão. O importante é formar o maior repertório possível de informações que possam ser usadas no texto.
A estudante Hadassa Barbosa, que vai prestar o Enem 2015 neste fim de semana, disse que estava muito confiante de que o tema da redação estaria relacionado à terceirização trabalhista no Brasil. “Com o vazamento do tema falso no último domingo, minha sugestão foi frustrada”, conta a candidata, desapontada. Agora, ela está apostando todas as suas fichas em propostas que tenham a ver com questões de gênero, feminismo e mulheres no mercado de trabalho.
Guilherme Oliveira, que sonha em ser engenheiro elétrico, também acha que o tema estará relacionado às questões de gênero e direitos dos transexuais e transgêneros. Sua segunda opção é outro assunto que também não saiu da pauta dos jornais, portais e telejornais. “Acredito que a crise hídrica também é um possível tema”, aposta.
Para Isabella Polho, candidata ao curso de Odontologia, a redação deve abordar a crise imigratória mundial. “Provavelmente, terá alguma coisa relacionada com os imigrantes sírios e toda essa questão”, afirma a aluna.