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5 dicas para se organizar da melhor forma antes do vestibular

      
<p><strong>Com a <a title=Estudante: como se organizar melhor na época de vestibular href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/09/03/1130788/estudante-organizar-melhor-epoca-vestibular.html>maratona de vestibulares</a> se aproximando</strong>, a organização vai se tornando cada vez mais importante na vida do aluno. Nesse momento, <strong>é fundamental planejar uma boa uma revisão final</strong> para os exames. Ao mesmo tempo, também é necessário equilibrar os estudos com a vida pessoal, respeitando os limites do próprio corpo. Esse equilíbrio é essencial, já que, em muitos casos, a pressão que os vestibulandos sentem ao lembrar que farão <strong>grandes provas como Fuvest, Unicamp e Unesp</strong> pode ser muito grande, gerando constante nervosismo e ansiedade.</p><p> </p><p><span style=color: #333333;><strong>Veja também:</strong></span><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Vestibular da Fuvest 2016 estará mais disputado devido ao Enem; entenda href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/09/24/1131641/vestibular-fuvest-2016-estara-disputado-devido-enem-entenda.html>» <strong>Vestibular da Fuvest 2016 estará mais disputado devido ao Enem; entenda</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Dicas para dormir bem e ter um bom rendimento nos vestibulares href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/09/15/1131106/dicas-dormir-bem-bom-rendimento-vestibulares.html>» <strong>Dicas para dormir bem e ter um bom rendimento nos vestibulares</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias de Educação href=https://noticias.universia.com.br/educacao><span style=color: #ff0000;>» </span><strong style=color: #ff0000; text-decoration: none;>Todas as notícias de Educação</strong></a></p><blockquote style=text-align: center;>Encontre o <strong>curso ideal</strong> para você <span style=text-decoration: underline;><a id=CURSOS class=enlaces_med_leads_formacion title=Encontre o curso ideal para você aqui href=https://cursos.universia.com.br/ target=_blank>aqui</a></span></blockquote><p> </p><p><br/><strong>Pensando nisso, separamos 5 atitudes que você deve começar a usar em sua sua rotina para se preparar para as provas</strong>, e que vão ajudar a diminuir o medo e o estresse nesse período. Confira abaixo e fique mais próximo do seu sonho de ingressar na universidade!</p><p> </p><p><strong>1 - Durma cedo</strong></p><p>Caso seus pais costumem pedir frequentemente para que você durma cedo, saiba que eles estão tomando uma atitude correta. <strong><a title=Estudo revelou que dormir mais de 7h por noite é tão prejudicial quanto dormir pouco href=https://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2014/09/05/1110943/estudo-revelou-dormir-7h-noite-to-prejudicial-quanto-dormir-pouco.html>Manter um sono equilibrado</a></strong>, dormindo a quantidade de horas necessária, é fundamental para obter um melhor desempenho cerebral, aumentando a capacidade de concentração e memorização de conteúdos. <strong>O ideal é dormir cerca de 8 horas por noite</strong>. Para conseguir isso, é interessante ficar longe e desconectado de aparelhos eletrônicos como celulares quando for se deitar, dando preferência a atividades relaxantes, como leitura, por exemplo.</p><p> </p><p><strong>2 - Não abuse das sonecas à tarde</strong></p><p>Tirar pequenas sonecas à tarde pode ajudar muitos estudantes a manter o rendimento ao longo de um dia de estudos. Contudo, é importante estar atento para <strong>não exagerar nesse sono vespertino</strong>, dormindo por períodos muito longos: em geral, é recomendado não ultrapassar meia hora de descanso. Caso você durma demais, é provável que ao acordar, você se sinta ainda mais indisposto e cansado do que estava antes, não conseguindo prosseguir com a sua revisão.</p><p> </p><p><strong>3 - Procure evitar preocupações desnecessárias</strong></p><p>O período pré-vestibular já é estressante o suficiente para você se preocupar com assuntos que podem ser resolvidos depois. É importante, nesse momento, <strong>manter-se longe de preocupações extras</strong>, mantendo o foco somente nos estudos e na revisão final.</p><p> </p><p><strong>4 - Cuide da alimentação</strong></p><p><strong>Prestar atenção nos alimentos ingeridos</strong> ao longo do dia também é fundamental para o aluno que vai prestar o vestibular. Além de manter o cuidado com a saúde, ter uma dieta balanceada contribui para manter um bom desempenho nos estudos, já que alguns alimentos são ricos em fontes de vitaminas e proteínas que fazem bem ao cérebro. Além disso, também é recomendado evitar comer demais antes de dormir. Isso porque ao ingerir uma quantidade muito grande de comida durante a noite, o seu corpo precisará trabalhar na digestão ao invés de descansar, o que pode mantê-lo agitado, prejudicando o seu sono e a sua disposição no dia seguinte. O ideal também é ficar longe de substâncias como o álcool, principalmente nesse período de preparação.</p><p> </p><p><strong>5 - <a title=3 exercícios físicos que ajudaram a ampliar seu rendimento escolar href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/07/23/1128755/3-exercicios-fisicos-ajudaram-ampliar-rendimento-escolar.html>Pratique atividades físicas</a></strong></p><p>Manter o corpo ativo também é fundamental para deixar a mente equilibrada. Procure ter o hábito de praticar atividades físicas, seja frequentando uma academia de ginástica, fazendo uma caminhada ou praticando um esporte que gosta, por exemplo. <strong>Isso é importante para manter a disposição e a motivação</strong> necessária para as provas, além de equilibrar sua rotina e <strong>reduzir o estresse</strong>.</p>
Fonte: Shutterstock

Com a maratona de vestibulares se aproximando, a organização vai se tornando cada vez mais importante na vida do aluno. Nesse momento, é fundamental planejar uma boa uma revisão final para os exames. Ao mesmo tempo, também é necessário equilibrar os estudos com a vida pessoal, respeitando os limites do próprio corpo. Esse equilíbrio é essencial, já que, em muitos casos, a pressão que os vestibulandos sentem ao lembrar que farão grandes provas como Fuvest, Unicamp e Unesp pode ser muito grande, gerando constante nervosismo e ansiedade.

 

Veja também:
» Vestibular da Fuvest 2016 estará mais disputado devido ao Enem; entenda
» Dicas para dormir bem e ter um bom rendimento nos vestibulares
» Todas as notícias de Educação

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Pensando nisso, separamos 5 atitudes que você deve começar a usar em sua sua rotina para se preparar para as provas, e que vão ajudar a diminuir o medo e o estresse nesse período. Confira abaixo e fique mais próximo do seu sonho de ingressar na universidade!

 

1 - Durma cedo

Caso seus pais costumem pedir frequentemente para que você durma cedo, saiba que eles estão tomando uma atitude correta. Manter um sono equilibrado, dormindo a quantidade de horas necessária, é fundamental para obter um melhor desempenho cerebral, aumentando a capacidade de concentração e memorização de conteúdos. O ideal é dormir cerca de 8 horas por noite. Para conseguir isso, é interessante ficar longe e desconectado de aparelhos eletrônicos como celulares quando for se deitar, dando preferência a atividades relaxantes, como leitura, por exemplo.

 

2 - Não abuse das sonecas à tarde

Tirar pequenas sonecas à tarde pode ajudar muitos estudantes a manter o rendimento ao longo de um dia de estudos. Contudo, é importante estar atento para não exagerar nesse sono vespertino, dormindo por períodos muito longos: em geral, é recomendado não ultrapassar meia hora de descanso. Caso você durma demais, é provável que ao acordar, você se sinta ainda mais indisposto e cansado do que estava antes, não conseguindo prosseguir com a sua revisão.

 

3 - Procure evitar preocupações desnecessárias

O período pré-vestibular já é estressante o suficiente para você se preocupar com assuntos que podem ser resolvidos depois. É importante, nesse momento, manter-se longe de preocupações extras, mantendo o foco somente nos estudos e na revisão final.

 

4 - Cuide da alimentação

Prestar atenção nos alimentos ingeridos ao longo do dia também é fundamental para o aluno que vai prestar o vestibular. Além de manter o cuidado com a saúde, ter uma dieta balanceada contribui para manter um bom desempenho nos estudos, já que alguns alimentos são ricos em fontes de vitaminas e proteínas que fazem bem ao cérebro. Além disso, também é recomendado evitar comer demais antes de dormir. Isso porque ao ingerir uma quantidade muito grande de comida durante a noite, o seu corpo precisará trabalhar na digestão ao invés de descansar, o que pode mantê-lo agitado, prejudicando o seu sono e a sua disposição no dia seguinte. O ideal também é ficar longe de substâncias como o álcool, principalmente nesse período de preparação.

 

5 - Pratique atividades físicas

Manter o corpo ativo também é fundamental para deixar a mente equilibrada. Procure ter o hábito de praticar atividades físicas, seja frequentando uma academia de ginástica, fazendo uma caminhada ou praticando um esporte que gosta, por exemplo. Isso é importante para manter a disposição e a motivação necessária para as provas, além de equilibrar sua rotina e reduzir o estresse.


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