text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

“Proposta é pertinente e atual”, comentam professores sobre o tema da redação

      
<p>No último domingo (25), os candidatos do <strong><a title=Como lidar com a expectativa para a divulgação dos resultados do Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/26/1132876/lidar-expectativa-divulgacao-resultados-enem-2015.html>Enem 2015</a></strong> se depararam com o seguinte tema na prova de redação: <strong>“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”</strong>. Foram apresentados como coletânea quatro textos sobre o assunto, expondo dados relativos à violência contra a mulher, como quantidade de assassinatos, tipos de violência relatados à Central de Atendimento à Mulher, campanhas de conscientização e questões judiciais sobre os casos.</p><p> </p><p><span style=color: #333333;><strong>Veja também:</strong></span><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=“A mulher é sexo frágil href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/25/1132863/a-mulher-s exo-fragil-reclama-candidato-sobre-tema-redacao-enem-2015.html>» <strong>“A mulher é sexo frágil, reclama candidato sobre tema da redação do Enem 2015</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=“Redação do Enem 2015 foi fácil”, afirmam candidatos em SP href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/25/1132862/redacao-enem-2015-facil-afirmam-candidatos-sp.html>» <strong>“Redação do Enem 2015 foi fácil”, afirmam candidatos em SP</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias sobre o Enem 2015 href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem-2015/>» <strong>Todas as notícias sobre o Enem 2015</strong></a></p><blockquote style=text-align: center;>Cadastre-se <span style=text-decoration: underline;><a id=REGISTRO USUARIOS class=enlaces_med_registro_universia title=Cadastre-se aqui para receber novidades sobre o Enem href=https://usuarios.universia.net/registerUserComplete.action?idC=2&idS=NOTICIAS_BR target=_blank>aqui</a></span> para receber novidades sobre o <strong>ENEM</strong></blockquote><p> </p><p><br/><strong>Opinião sobre o tema</strong></p><p>Segundo o comentário sobre a <strong><a title=Violência contra a mulher é tema da redação do Enem 2015; comente href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/25/1132851/violencia-contra-mulher-tema-redacao-enem-2015-comente.html>redação do Enem</a> </strong>divulgado online feito pelos professores do <strong>Sistema Poliedro</strong>, essa proposta pode ser considerada “pertinente e atual devido, sobretudo, ao aumento nos casos de violência doméstica no País, somado à recorrente exposição da mulher na mídia.”</p><p> </p><p>Para os professores, no momento de escrever o texto, o aluno deveria considerar negativas questões como a <strong>sociedade patriarcal e o machismo</strong>. O conhecimento sobre a <strong>Lei Maria da Penha</strong> também ajudaria o candidato a alcançar a proposta com precisão. Segundo a opinião dos educadores, o texto IV da coletânea poderia causar dúvida aos alunos que consideram a Lei Maria da Penha como “excludente ou desnecessária”. De acordo com o comentário, a postura poderia <strong>desrespeitar os Direitos Humanos, </strong>levando à anulação do texto.</p><p> </p><p>Os educadores também apontam para outro risco durante a redação: o candidato não deveria fazer o uso das informações da coletânea apenas de uma maneira expositiva. Ele precisaria ter elaborado uma “tese consistente”, sustentada por meio de argumentos e relacionando os dados.</p><p> </p><p><strong>Propostas de intervenção</strong></p><p>O <strong>Curso Poliedro</strong> também indicou as possíveis propostas de intervenção que poderiam ser utilizadas pelos alunos na prova. Entre as sugestões, estão: aumento no número de delegacias especializadas no atendimento ao público feminino, abrigos para aumentar a segurança das mulheres que denunciaram seu agressor, engajamento e reconhecimento profissional, união de esforços nos âmbitos municipal, estadual e federal para acelerar o julgamento dos casos de violência.</p><p> </p><p><strong>Repertório cultural</strong></p><p>Os professores do curso sugeriram alguns possíveis assuntos que ganharam destaque na mídia recentemente e poderiam ter sido usados pelo estudante durante a elaboração do texto, como campanhas em prol da igualdade de gênero como <strong>“Chega de Fiu Fiu”</strong> e a <strong>“Marcha das Vadias”</strong>, assim como as mobilizações feitas pela internet. Os educadores também comentaram que o aluno poderia indicar a educação como um mecanismo essencial para a igualdade entre os gêneros, bem como para o rompimento do ciclo de violência doméstica.</p>
Fonte: Universia Brasil

No último domingo (25), os candidatos do Enem 2015 se depararam com o seguinte tema na prova de redação: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Foram apresentados como coletânea quatro textos sobre o assunto, expondo dados relativos à violência contra a mulher, como quantidade de assassinatos, tipos de violência relatados à Central de Atendimento à Mulher, campanhas de conscientização e questões judiciais sobre os casos.

 

Veja também:
» “A mulher é sexo frágil", reclama candidato sobre tema da redação do Enem 2015
» “Redação do Enem 2015 foi fácil”, afirmam candidatos em SP
» Todas as notícias sobre o Enem 2015

Cadastre-se aqui para receber novidades sobre o ENEM

 


Opinião sobre o tema

Segundo o comentário sobre a redação do Enem divulgado online feito pelos professores do Sistema Poliedro, essa proposta pode ser considerada “pertinente e atual devido, sobretudo, ao aumento nos casos de violência doméstica no País, somado à recorrente exposição da mulher na mídia.”

 

Para os professores, no momento de escrever o texto, o aluno deveria considerar negativas questões como a sociedade patriarcal e o machismo. O conhecimento sobre a Lei Maria da Penha também ajudaria o candidato a alcançar a proposta com precisão. Segundo a opinião dos educadores, o texto IV da coletânea poderia causar dúvida aos alunos que consideram a Lei Maria da Penha como “excludente ou desnecessária”. De acordo com o comentário, a postura poderia desrespeitar os Direitos Humanos, levando à anulação do texto.

 

Os educadores também apontam para outro risco durante a redação: o candidato não deveria fazer o uso das informações da coletânea apenas de uma maneira expositiva. Ele precisaria ter elaborado uma “tese consistente”, sustentada por meio de argumentos e relacionando os dados.

 

Propostas de intervenção

O Curso Poliedro também indicou as possíveis propostas de intervenção que poderiam ser utilizadas pelos alunos na prova. Entre as sugestões, estão: aumento no número de delegacias especializadas no atendimento ao público feminino, abrigos para aumentar a segurança das mulheres que denunciaram seu agressor, engajamento e reconhecimento profissional, união de esforços nos âmbitos municipal, estadual e federal para acelerar o julgamento dos casos de violência.

 

Repertório cultural

Os professores do curso sugeriram alguns possíveis assuntos que ganharam destaque na mídia recentemente e poderiam ter sido usados pelo estudante durante a elaboração do texto, como campanhas em prol da igualdade de gênero como “Chega de Fiu Fiu” e a “Marcha das Vadias”, assim como as mobilizações feitas pela internet. Os educadores também comentaram que o aluno poderia indicar a educação como um mecanismo essencial para a igualdade entre os gêneros, bem como para o rompimento do ciclo de violência doméstica.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.