Brasília recebe II Seminário de Evasão do Ensino Superior
O evento aconteceu na Torre Santander na última quarta (21)

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
O evento aconteceu na Torre Santander na última quarta (21)
O II Seminário de Evasão do Ensino Superior aconteceu na última quarta-feira (21) e teve como objetivo discutir os motivos que levam os jovens a evadirem das universidades, bem como o fenômeno impacta o ambiente acadêmico. O evento foi promovido pela Universia Brasil em parceria com o Clube de Reitores de Universidades Brasileiras (CRUB) e trouxe diversos profissionais da área educacional para o debate.
Veja também:
» Mudança no papel do professor na universidade será tema de seminário
» Universidades têm mais matrículas, mas índice de evasão é de 27%
» Todas as notícias de Educação
Entre eles, o vice-presidente do CRUB, reitor da Universidade Anhembi Morumbi Oscar Hipólito, o Diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, professor Dilvo Ilvo Ristoff, e o membro do Conselho Deliberativo do CRUB e reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Ivan Camargo, além do Diretor Geral da Universia Brasil Luis Cabañas.
O seminário aconteceu na sede do CRUB e contou com a palestra de abertura, cases de universidades, depoimentos sobre a evasão na educação à distância e estratégias para que os educadores consigam prever este fenômeno antes que aconteça.
Segundo Hipólito, a evasão pode ter diversas causas distintas que precisam ser levadas em consideração pelas instituições. Elas podem ser: dificuldade de adaptação do aluno ao Ensino Superior, falta de maturidade, formação básica deficiente, dificuldades financeiras, irritação com a precariedade dos serviços oferecidos, falta de motivação e atenção dos professores, dificuldades com o transporte e alimentação, e mudança de curso ou de residência.
Dos dois cases apresentados durante o seminário, um deles era da Anhembi Morumbi, intitulado de Projeto Calouro: Ação Antievasão no Ensino Superior e apresentado pela professora Josiane Tonelotto. O segundo era do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), sendo que a professora Carla Sena mostrou aos participantes as estratégias da instituição para combater a evasão.
As conclusões finais do evento foram feitas pela professora Josiane Tonelotto e o diretor geral da Universia Brasil Luis Cabañas foi o responsável pelo encerramento. Nele, o diretor convidou os presentes a participarem do próximo evento da Universia Brasil em parceria com o CRUB, sobre o papel do professor na universidade. O presidente do Conselho de Reitores Dr. Benedito Guimarães será o principal convidado do evento, que acontecerá no dia 4 de novembro, na Torre Santander, em São Paulo.