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Durma bem e prepare-se melhor para o vestibular 2016

      
Fonte: Shutterstock

Depois de terem realizado as provas do Enem 2015, muitos estudantes já fazem a revisão final para a maratona de vestibulares. Provas como a Fuvest, Unicamp e Unesp costumam exigir dos candidatos uma boa preparação final, sendo necessário não somente estudar os conteúdos, mas também ter uma rotina organizada. Um dos segredos para isso é manter uma boa noite de sono, o que pode não ser fácil para muitos estudantes.

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Pensando nisso, separamos 5 dicas para dormir bem no período pré-vestibular. Confira abaixo e melhore o seu desempenho para os exames!

 

1 - Evite abusar do café

Muitos estudantes têm o hábito de tomar xícaras e xícaras de café para manter o foco nos estudos. Entretanto, ingerir cafeína em excesso pode dificultar o sono, sobretudo à noite. Em geral, essa substância coloca o organismo em estado de alerta, o que pode deixá-lo agitado, prejudicando o seu descanso.

 

2 - Fuja dos alimentos gordurosos

Além de não ser bom para a saúde, ingerir alimentos pesados e gordurosos também pode atrapalhar sua noite de sono. Antes de dormir, dê preferência a comidas mais leves, como frutas e verduras. Também é importante não abusar de carboidratos, pois eles podem fazer com que você se sinta “pesado” ao deitar, prejudicando o sono.

 

3 - Procure um ambiente escuro e silencioso

É importante, no momento em que for dormir, procurar um quarto silencioso e pouco iluminado. Isso o ajudará a relaxar, pegando no sono mais facilmente. Evite ligar a televisão e fique longe do celular ou outros aparelhos eletrônicos que possam agitá-lo, aumentando suas preocupações durante a noite.

 

4 - Estabeleça um horário para dormir

É importante definir um horário certo para dormir, principalmente durante a semana. Procure segui-lo diariamente e não substitua suas horas de sono pelos estudos. Isso só aumentará a sua sensação de cansaço, prejudicando o rendimento no dia seguinte.

 

5 - Mantenha o seu corpo hidratado

É fundamental beber água durante o dia, para que, quando você estiver dormindo, não se sinta desidratado. Afinal, serão em média 7 ou 8 horas sem ingerir nenhum líquido. Beber cerca de 2 litros de água diariamente é importante para manter o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, o bom sono.


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