text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Internet é indispensável para a maioria dos jovens ibero-americanos, diz estudo

      
Fonte: Shutterstock

Em um cenário cada vez mais marcado pelo avanço da tecnologia, as novas mídias têm exercido um papel fundamental no dia a dia das pessoas. Certamente, uma das mais impactantes é a internet, que tem provocado uma mudança no estilo de vida, sobretudo o da nova geração. Sabendo disso, a Universia, em parceria com a Trabalhando.com, realizou um estudo para analisar a influência da web na vida do público jovem.

 

Veja também:
»Escolas têm mais computadores, mas conexão à internet ainda é ruim
»Entenda por que a internet dá a sensação de inteligência
» Todas as notícias de Educação

 

A importância da rede virtual

Ao todo, participaram da pesquisa 6.093 jovens ibero-americanos, sendo a maioria (61%) maior de 27 anos de idade e pouco mais da metade (54%) formada por estudantes universitários. Entre os jovens entrevistados, 82% afirmaram que a internet influencia em mais de 50% do seu dia a dia e 60% deles declararam considerá-la indispensável para a sua vida. Em contrapartida, 6% das pessoas disseram não considerar a rede virtual essencial para viver e 34% acreditam que ela é imprescindível apenas em algumas ocasiões.

 

Além disso, mais da metade dos participantes (51%) consideraram a internet um fator influente em mais de 50% da sua rotina. Já para 31% dos jovens, a web influencia em mais de 80% da sua vida e para 18%, a sua influência no cotidiano correspondente a menos de 30%.

 

A internet na adolescência

O estudo também chamou a atenção para um seguinte fato: a maioria dos participantes (81%) começou a fazer o uso da internet de maneira frequente ainda na adolescência, aos 14 anos de idade. Já 14% dos e entrevistados afirmou ter começado a usar a web a partir dos 10 anos de idade e 5%, a partir dos 7 anos.

 

Principais funções da web

Quanto às atividades realizadas através da rede virtual, as pesquisas online e o uso de e-mail ganharam destaque na análise dos resultados: o mesmo número de entrevistados (23%) afirmou utilizar a internet para a realização dessas duas atividades. O uso das redes sociais, como o Twitter, por exemplo, ficou em segundo lugar, opção escolhida por 19% dos jovens pesquisados, enquanto 17% das pessoas afirmaram usar a web para a leitura de notícias. Por fim, houve um empate para o restante dos pesquisados: 9% confirmaram usar a rede para realizar compras online, enquanto os outros 9% declararam ter o hábito de se conectar para fazer o pagamento de faturas.

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.