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Quase 40% dos pesquisadores da rede privada não têm bolsa de estudo

      
<p>Cerca de 40% dos alunos que fazem iniciação científica em instituições privadas <strong><a title=Inscrições abertas para bolsas de estudo na Universidade de Cambridge href=https://noticias.universia.com.br/estudar-exterior/noticia/2015/11/19/1133893/inscrices-abertas-bolsas-estudo-universidade-cambridge.html>não contam com nenhum tipo de bolsa de estudo ou financiamento</a></strong> para auxiliar na formação universitária e /ou custear as despesas do curso. É o que aponta um estudo do <strong>Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp)</strong>, com base no perfil de mais de 2 mil alunos- pesquisadores.</p><p> </p><p><span style=color: #333333;><strong>Você pode ler também:</strong></span><br/><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Universidade Metodista oferece 1,2 mil bolsas de estudo para 2016 href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/11/24/1134046/universidade-metodista-oferece-1-2-mil-bolsas-estudo-2016.html>» <strong>Universidade Metodista oferece 1,2 mil bolsas de estudo para 2016</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Brasil investe mais em educação, mas tem baixa escolaridade href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/11/24/1134035/brasil-investe-educacao-baixa-escolaridade.html>» <strong>Brasil investe mais em educação, mas tem baixa escolaridade</strong></a><br/><a style=color: #ff0000; text-decoration: none; text-weight: bold; title=Todas as notícias de Educação href=https://noticias.universia.com.br/educacao>» <strong>Todas as notícias de Educação</strong></a></p><p> </p><p>De acordo com a pesquisa, <strong>mais de 20% dos estudantes utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)</strong> e <strong>14,7% são bolsistas da própria universidade</strong>. Já os alunos participantes do <strong>Programa Universidade para Todos (ProUni) somam 12,5%</strong>, na modalidade integral, e <strong>4,7% na parcial</strong>. Outros tipos de bolsas contemplam 8% do total de alunos.</p><p> </p><p>O levantamento também indica que <strong>50,4% dos estudantes da rede pública que fazem iniciação científica não trabalham</strong> e que seus gastos são financiados pelos familiares. Já na rede privada, <strong>o percentual cai para 45,7%</strong>.</p><p> </p><p>A dificuldade em custear os estudos foi apontada como <strong><a title=Universidades têm mais matrículas, mas índice de evasão é de 27% href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/08/1132195/universidades-matriculas-indice-evasao-27.html>principal motivo da evasão dos alunos no ensino superior (56,2%)</a></strong>, seguida pela escolha errada do curso (21,1%) e dificuldade em acompanhar o andamento das aulas (14%).</p>
Fonte: Shutterstock

Cerca de 40% dos alunos que fazem iniciação científica em instituições privadas não contam com nenhum tipo de bolsa de estudo ou financiamento para auxiliar na formação universitária e /ou custear as despesas do curso. É o que aponta um estudo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), com base no perfil de mais de 2 mil alunos- pesquisadores.

 

Você pode ler também:

» Universidade Metodista oferece 1,2 mil bolsas de estudo para 2016
» Brasil investe mais em educação, mas tem baixa escolaridade
» Todas as notícias de Educação

 

De acordo com a pesquisa, mais de 20% dos estudantes utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e 14,7% são bolsistas da própria universidade. Já os alunos participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) somam 12,5%, na modalidade integral, e 4,7% na parcial. Outros tipos de bolsas contemplam 8% do total de alunos.

 

O levantamento também indica que 50,4% dos estudantes da rede pública que fazem iniciação científica não trabalham e que seus gastos são financiados pelos familiares. Já na rede privada, o percentual cai para 45,7%.

 

A dificuldade em custear os estudos foi apontada como principal motivo da evasão dos alunos no ensino superior (56,2%), seguida pela escolha errada do curso (21,1%) e dificuldade em acompanhar o andamento das aulas (14%).


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