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Estudar em pé melhora desempenho dos alunos, diz estudo

      
Fonte: Shutterstock

Após escolas norte-americanas adotarem um sistema em que os alunos ficam em pé durante as aulas, um estudo da Universidade de Yale apontou que carteiras mais altas e sem cadeiras podem ser, de fato, uma forma de combater o sedentarismo e melhorar o desempenho escolar.

 

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A equipe de pesquisadores analisou dados de oito outros estudos sobre o tema e descobriu que as crianças que frequentam este tipo de sala de aula são, de fato, menos sedentárias e passam mais tempo em pé do que outros estudantes.

 

“Nas escolas, as crianças passam cinquenta por cento do seu tempo sentadas – indo até escola de transporte, durante as aulas, no intervalo, voltando para casa, etc”, conta Karl Minges, autor do estudo e membro da Escola de Enfermagem de Yale, em entrevista à agência de notícias Reuters. “Já que é impossível fazer com que as crianças fiquem levantadas no transporte escolar ou durante as refeições, a melhor saída é fazer isso dentro da sala de aula”, completa.

 

Reduzir o sedentarismo é essencial, principalmente entre as crianças em idade escolar, pois a falta de atividades físicas está intimamente ligada a diversos tipos de doenças, incluindo obesidade e diabetes. Estudos recentes também ligam o sedentarismo a baixo desempenho acadêmico e baixa autoestima.

 

A pesquisa analisou 377 estudantes até o sétimo ano do ensino fundamental, em países como Inglaterra e Austrália. Entre os resultados obtidos com o estudo está uma redução de 71 minutos no tempo gasto pelas crianças em frente às telas de televisões e computadores, após a adoção das carteiras elevadas. Em compensação, não notou-se um aumento na prática de esportes pelos estudantes.


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