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4 dicas para controlar a ansiedade

      
Fonte: Shutterstock

Acúmulo de tarefas no trabalho, rotina estressante e excesso de atividades na escola ou universidade são alguns dos motivos que nos causam insegurança, inquietação e até medo. Todos esses sintomas reunidos podem acabar gerando a tão temida ansiedade, que atinge uma parcela significativa da população.

 

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Segundo a gerente médica da Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason, é preciso identificar quando esse sentimento começa a atrapalhar no andamento da rotina. “Passar por momentos que nos deixam ansiosos é norma. Porém, quando a ansiedade atrapalha, com frequência, nossas atividades diárias, é o momento de ficar atento”, explica.

 

Nesses casos, a médica indica que a pessoa procure um especialista, já que, além das questões psicológicas, o distúrbio pode causar sintomas físicos, como taquicardia e alteração da pressão arterial. No entanto, algumas mudanças simples na rotina podem ajudar a amenizar o problema.

 

A seguir, veja 4 dicas para controlar a ansiedade no seu dia a dia e ser mais produtivo no trabalho e nos estudos:

 

1 – Pratique exercícios físicos

Praticar atividades físicas regulares ajuda a liberar endorfina, substância que auxilia no controle dos sintomas da ansiedade e ainda promove sensação de bem-estar. Além de todos esses benefícios, a endorfina também faz bem para a saúde do coração.

 

2 – Cuide da alimentação

Nesse quesito, não há muito segredo! Praticar hábitos saudáveis e ter uma alimentação regrada e variada também atua positivamente no organismo. Comer direito também é uma forma de sentir-se bem e feliz.

 

3 – Durma melhor

Respeite sua hora de descansar, desligando aparelhos eletrônicos e deixando o ambiente silencioso. O mais indicado é dormir 8 horas de sono por noite, para que o organismo esteja mais desperto e com melhor desempenho na manhã seguinte.

 

4 – Divirta-se

Reserve um tempo para você! Fique junto da família e dos amigos, faça atividades prazerosas e busque equilibrar o bem-estar do corpo e da mente.


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