Redação Enem 2016: como escrever a conclusão; baixe apostila grátis

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Além das questões objetivas, no segundo dia de provas, os candidatos precisam produzir uma redação seguindo os preceitos da dissertação argumentativa. A redação do Enem é parte importante da avaliação, já que elimina os alunos que recebem nota zero da banca corretora, impossibilitando a participação em qualquer um dos programas de acesso ao ensino superior.
Pensando nisso, a Universia Brasil entrevistou a coordenadora de redação do Curso Poliedro Grabriela de Araújo Carvalho, que listou os pontos que não podem ficar de fora do seu texto e também sugeriu algumas práticas bem vistas pelos corretores para iniciar, desenvolver e finalizar a redação. A seguir, veja o que a professora falou sobre a conclusão da dissertação e a proposta de intervenção:
Conclusão
Gabriela explica que a conclusão começa a ser construída desde o início do texto, principalmente durante o desenvolvimento, com a apresentação da argumentação. “É preciso que o aluno deixe claro que aquela questão apresentada no tema é de fato um problema e que precisa de uma solução”, comenta.
Segundo ela, uma boa estratégia de convencimento é utilizar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, para provar que o problema fere, de alguma maneira, a dignidade humana. Com isso, o gancho para a proposta de intervenção fica mais fácil de ser feita. “Se o leitor já estiver convencido de que aquilo precisa mesmo de uma solução, não será preciso retomar nenhum argumento, apenas apresentar a proposta de intervenção”.
A professora explica que existe uma fórmula para o candidato fazer uma boa conclusão e não se perder no final do texto. Segundo Gabriela, o trecho final precisa apresentar os seguintes elementos:
QUEM (agente), vai fazer O QUÊ, DE QUE MANEIRA e POR QUÊ
Com essa “equação” é possível desenvolver uma boa proposta de intervenção, que contemple todos os pontos desejados pela banca avaliadora.
Observações
Gabriela aconselha que os candidatos citem pelo menos dois agentes do problema durante o desenvolvimento, que serão retomados na conclusão. “ No ano passado, algumas bancas aceitaram apenas um agente. Outras já pediram dois. Por isso, é melhor sempre ir com dois para ter mais segurança”, explica.
Elementos importantes e que não podem faltar na redação do Enem, os conectivos devem ser bastante explorados pelos alunos, não somente no desenvolvimento, mas também na conclusão.
A seguir, confira o infográfico com a fórmula para a conclusão da redação do Enem: