Aprenda a fazer conexões profissionais

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Leia também:
» Formas de resolver os erros profissionais
» 6 questões que você deve valorizar durante o estágio profissional
Existem dois tipos de conexões que ajudam você nessa tarefa: as conexões profissionais e pessoais. Existem também as que cruzam esse aspecto, como colegas de faculdade. Procurar online e manter uma rede de contato funciona, mas lembre-se que são pessoas que contratam pessoas.
Encontrar essa indicação só exige uma coisa: fale com as pessoas. Estranhos em aeroportos, parques, trabalhos voluntários e outros lugares como esses são excelentes contatos inesperados. Seu feed nas redes sociais também é uma ferramenta poderosa. Amigos podem postar sobre a abertura de vagas, você só precisa ficar atento.
A seguir, veja como se conectar pessoalmente:
1. Seja conversador.
Comprimente todo mundo que você conhece e algumas das pessoas que você não conhecer. Um simples olá, acompanhado de um sorriso já é capaz de começar uma conversa.
2. Fale sobre ele.
Não comece falando de você e do emprego que você quer achar. Fale sobre o que vocês têm em comum, sobre a família dele, sobre uma série. Em algum ponto da conversa pergunte qual o emprego da outra pessoa. Ou se você já sabe, pergunte como vai o trabalho. Assim, o diálogo segue no rumo de carreiras e uma oportunidade pode surgir.
3. Esteja preparado.
Em algum ponto a conversa vai ser sobre você, e esse é o momento apropriado para falar sobre você e a vaga que você quer achar. Já tenha um discurso pronto, com informações básicas e sucintas como onde você quer chegar na sua carreira.
4. Tenha seu contato fácil.
Caso apareça uma chance, tenha seu telefone, e-mail e LinkedIn na ponta da língua. A última coisa que você quer é ser difícil de encontrar.
5. Mantenha contato com essas pessoas