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Comidas para combater o nervosismo no Enem 2016

      
Fonte: Shutterstock
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Se só de pensar noEnem 2016 já bate uma ansiedade, talvez seja uma boa ideia se prevenir desse mal no dia da prova. Manter a calma no dia da prova pode render um desempenho melhor no exame, e essas comidas podem ajudar você a ficar mais calmo nos dias 5 e 6 de novembro. A seguir estão listados 6 alimentos com propriedades vantajosas para o seu humor para o Enem 2016:

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1. Chocolate
O chocolate é a escolha clássica para levar de lanche nas provas, e não é coincidência. Um estudo de 2013 mostrou que candidatos que receberão altas doses de chocolate disseram que estavam bem mais calmos e contentes do que aqueles que receberam o placebo. No momento o doce está sendo estudado para tratar ansiedade e depressão.

O segredo do chocolate é a presença de anandamida e cafeína na sua fórmula. No dia da prova, leve um chocolate amargo para ter resultados ainda melhores.

2. Café
Se a cafeína ajuda o chocolate a baixar o nervosismo, naturalmente o café também é bom para quem presta o Enem. Mas diferentemente do chocolate, o café também tem outras vantagens. Se tomada na quantidade certa, a bebida também aumenta o poder cognitivo do seu cérebro. Isso inclui atenção, foco e memória. Mas é importante não exagerar, já que grandes quantidades de cafeína colaboram para deixar as pessoas ainda mais nervosas.

3. Nozes
O efeito de melhora do humor das nozes é atribuído a presença de magnésio na sua composição. Esse elemento aumenta os níveis de serotonina no cérebro humano, e como consequência ajudam a regular o seu humor, ritmo cardíaco e nervosismo. Com 5 nozes por dia você ainda abastece o seu cérebro de todo o Omega-3 que ele precisa.

4. Peixe gorduroso
Falando em Omega-3, peixes também são uma ótima fonte desse ácido graxo. Salmão, sardinha, truta e atum são ricos nele. O Omega-3 é conhecido por melhorar a saúde do cérebro em todos os aspectos, desde temperamento, memoria até a capacidade de lidar com o estresse. Por isso é uma boa pedida almoçar peixe no dia da prova.

5. Folhas verdes
Enquanto você planeja o almoço não esqueça de incluir uma salada. Elas contêm altos níveis de antioxidantes, que são agentes anti-inflamatórios que ajudam a combater a ansiedade e depressão. Além disso, as folhas ajudam na digestão, o que por consequência faz você superar mais rápido aquela sensação de cansaço depois de um almoço generoso. No dia da prova talvez seja uma boa ideia evitar alimentos pesados que possam causar essa sensação. Mas se não der para fugir da feijoada, capriche na salada.

6. Lentilhas
Ricas em folato, uma vitamina B, essa rica fonte de proteína é ótima para melhorar o seu humor. Hoje em dia o folato e o magnésio são altamente indicados para pacientes com problemas com depressão e ansiedade. Folhas escuras e vegetais folhosos, assim como feijões são outras boas fontes de folato.


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