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5 ótimas dicas para a reta final do Enem 2016

      
<p>Depois de estudar o ano inteiro para o Enem 2016, ele finalmente está chegando. A prova será realizada nos dias 5 e 6 de novembro, e nessa época do ano é importante prestar atenção não só nos seus estudos, mas também preparar o seu corpo e mente para resolver as questões. A prova é longa, e para maximizar o seu desempenho é vital que você esteja inteiro. <strong>Veja a seguir 5 dicas para se preparar para o Enem 2016</strong>:</p><p><span style=color: #333333;><strong>Leia também:</strong></span><br/><a href=https://noticias.universia.com.br/tag/notícias-enem-2016 title=Enem 2016>» <strong>Todas as notícias sobre Enem 2016</strong></a><br/><a href=https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2016/10/11/1144473/enem-2016-prova-portugues-traz-resposta-pergunta.html title=ENEM 2016: prova de português traz resposta na pergunta>» <strong>ENEM 2016: prova de português traz resposta na pergunta</strong></a></p><p><strong>1. Durma bem</strong><br/> Uma semana antes da prova é hora de desacelerar. Reduza a carga de estudos e reserve mais tempo para relaxar e dormir. Passe tempo ao ar livre, saia com a família e permita que, por algumas horas por dia, seu cérebro se afaste da ideia de que a prova está se aproximando. Opte por exercícios leves e revise matérias com as quais você tem facilidade. Assim você chega na prova mais relaxado e com o cérebro fresco, pronto para resolver a prova.</p><p><strong>2. Mantenha a ansiedade em níveis seguros</strong><br/> Um pouco de ansiedade mantém você atento. Ansiedade demais leva a erros bobos, faz você perder detalhes e causa lapsos de memória de conteúdos que você já sabe. É importante encontrar o equilíbrio. Se você acha que corre o risco de ficar nervoso demais durante a prova, trabalhe nisso com antecedência. Pergunte a si mesmo o porquê da preocupação e lembre-se que uma prova não é capaz de definir sua vida, que você não é burro se não conseguir a nota desejada e qualquer outra preocupação que você talvez tenha. Tirar o peso da prova ajuda você a não deixar a ansiedade dominar o seu cérebro durante a prova.</p><p><strong>3. Acredite que você tem capacidade</strong><br/> A hora de fazer uma avaliação crítica dos seus estudos passou. Com menos de um mês para a prova, é o momento de ficar confiante. A confiança faz você acreditar mais nos seus conhecimentos e ajuda a manter a calma, portanto, vale a pena se esforçar para atingi-la. Valorize o que você fez, não o que não fez. Foque a sua revisão em matérias que você tem facilidade. Tentar aprender uma matéria difícil uma semana antes da prova é uma ideia ruim, não apenas porque você provavelmente não vai conseguir, mas também porque isso ajuda a construir uma tensão que você quer evitar. Enquanto resolve exercícios, lembre-se que existem questões difíceis e que você não precisa acertar todas as questões da prova.</p><p><strong>4. Tenha uma estratégia</strong><br/> Começar uma prova é bem mais assustador quando você não tem uma estratégia. Por isso, planeje antes da prova em qual ordem você vai fazer as matérias e <a href=https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2016/09/14/1143625/6-estrategias-leitura-confundir-enem-2016.html title=6 estratégias de leitura para você não se confundir no Enem 2016>com que estratégia vai resolver as questões</a>. É uma boa ideia começar com uma matéria em que você tem facilidade, mas não a sua especialidade. Não saber a resposta para uma questão logo no início da prova pode abalar o seu emocional num momento crucial (principalmente se for algo que você sente que deveria saber). Faça simulados e descubra o que funciona melhor para você, e se possível, tente <strong>planejar a ordem de todas as matérias</strong>. A dica é não deixar uma matéria pela metade: resolver uma matéria de uma vez só facilita a tarefa de lembrar os conteúdos.</p><p><strong>5. Coma bem</strong><br/> Antes da prova não brinque com comida. Deixe para experimentar um prato novo outro dia, e evite comer demais. O nervosismo pode tirar a sua fome, mas não deixe de almoçar antes de sair de casa. <strong>Se alimentar bem antes da prova pode trazer vários benefícios</strong> então vale a pena <a href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/10/25/1144894/comidas-combater-nervosismo-enem-2016.html title=Comidas para combater o nervosismo no Enem 2016>planejar as refeições do dia da prova com antecedência</a>.</p>
Fonte: Shutterstock

Depois de estudar o ano inteiro para o Enem 2016, ele finalmente está chegando. A prova será realizada nos dias 5 e 6 de novembro, e nessa época do ano é importante prestar atenção não só nos seus estudos, mas também preparar o seu corpo e mente para resolver as questões. A prova é longa, e para maximizar o seu desempenho é vital que você esteja inteiro. Veja a seguir 5 dicas para se preparar para o Enem 2016:

Leia também:
» Todas as notícias sobre Enem 2016
» ENEM 2016: prova de português traz resposta na pergunta

1. Durma bem
Uma semana antes da prova é hora de desacelerar. Reduza a carga de estudos e reserve mais tempo para relaxar e dormir. Passe tempo ao ar livre, saia com a família e permita que, por algumas horas por dia, seu cérebro se afaste da ideia de que a prova está se aproximando. Opte por exercícios leves e revise matérias com as quais você tem facilidade. Assim você chega na prova mais relaxado e com o cérebro fresco, pronto para resolver a prova.

2. Mantenha a ansiedade em níveis seguros
Um pouco de ansiedade mantém você atento. Ansiedade demais leva a erros bobos, faz você perder detalhes e causa lapsos de memória de conteúdos que você já sabe. É importante encontrar o equilíbrio. Se você acha que corre o risco de ficar nervoso demais durante a prova, trabalhe nisso com antecedência. Pergunte a si mesmo o porquê da preocupação e lembre-se que uma prova não é capaz de definir sua vida, que você não é burro se não conseguir a nota desejada e qualquer outra preocupação que você talvez tenha. Tirar o peso da prova ajuda você a não deixar a ansiedade dominar o seu cérebro durante a prova.

3. Acredite que você tem capacidade
A hora de fazer uma avaliação crítica dos seus estudos passou. Com menos de um mês para a prova, é o momento de ficar confiante. A confiança faz você acreditar mais nos seus conhecimentos e ajuda a manter a calma, portanto, vale a pena se esforçar para atingi-la. Valorize o que você fez, não o que não fez. Foque a sua revisão em matérias que você tem facilidade. Tentar aprender uma matéria difícil uma semana antes da prova é uma ideia ruim, não apenas porque você provavelmente não vai conseguir, mas também porque isso ajuda a construir uma tensão que você quer evitar. Enquanto resolve exercícios, lembre-se que existem questões difíceis e que você não precisa acertar todas as questões da prova.

4. Tenha uma estratégia
Começar uma prova é bem mais assustador quando você não tem uma estratégia. Por isso, planeje antes da prova em qual ordem você vai fazer as matérias e com que estratégia vai resolver as questões. É uma boa ideia começar com uma matéria em que você tem facilidade, mas não a sua especialidade. Não saber a resposta para uma questão logo no início da prova pode abalar o seu emocional num momento crucial (principalmente se for algo que você sente que deveria saber). Faça simulados e descubra o que funciona melhor para você, e se possível, tente planejar a ordem de todas as matérias. A dica é não deixar uma matéria pela metade: resolver uma matéria de uma vez só facilita a tarefa de lembrar os conteúdos.

5. Coma bem
Antes da prova não brinque com comida. Deixe para experimentar um prato novo outro dia, e evite comer demais. O nervosismo pode tirar a sua fome, mas não deixe de almoçar antes de sair de casa. Se alimentar bem antes da prova pode trazer vários benefícios então vale a pena planejar as refeições do dia da prova com antecedência.


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