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Como vender ideias e desenvolver seu poder de persuasão

      
No mundo corporativo só ter uma boa ideia não basta, é preciso convencer
No mundo corporativo só ter uma boa ideia não basta, é preciso convencer  |  Fonte: Shutterstock

Ter bons insights para projetos e novas iniciativas, mas não conseguir fazer com que as propostas sejam levadas para frente: com certeza você já vivenciou situação parecida. No mundo corporativo ter uma boa ideia não basta. Para que ela seja bem aceita, você precisa saber convencer as pessoas sobre sua efetividade e os bons resultados que ela pode trazer para a empresa.

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Confira abaixo sete técnicas para melhorar seu poder de persuasão na hora de apresentar suas propostas e como preparar-se para fazer com que elas comecem a gerar mais frutos.

INSPIRE-SE

Você conhece alguém bom em vender ideias. Observe essa pessoa e o modo como ela lida com a persuasão: sua postura, sua voz, sua maneira de agir e seu poder de convencimento. Traga para sua realidade e veja como você pode adaptar essas atitudes para o seu modo de trabalhar.

TREINE

Desenvolver o poder de persuasão exige prática. Por isso, após estudar maneiras de melhorar sua capacidade de convencimento, comece a aplicá-las em sua realidade. Treine sozinho, com um amigo ou até mesmo um colega de trabalho. Treine com o assunto da sua ideia, mas também com temas aleatórios. Treine para comprovar que você pode sim ser persuasivo quando necessário.

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA

Quanto mais indivíduos tentam persuadir uma pessoa, maior a probabilidade dela aceitar a ideia. Por isso, uma boa alternativa é apresentar os fatos e argumentos relacionados a sua ideia para sua equipe e prepará-los para possíveis discussões e indagações em uma reunião acerca do tema. Assim, você terá mais pessoas ao seu lado na hora da defesa.

SAIBA ESCUTAR

Se você optar por compartilhar sua ideia com sua equipe, por exemplo, tenha em mente que as pessoas tenderão a dar palpites a respeito dela. Saiba escutá-las. Às vezes, um novo olhar sobre a proposta apresenta caminhos que você não imaginava seguir. O mesmo vale para quando você for apresentá-la: aceite e analise todas as contribuições. Não se esqueça que nem sempre conseguimos enxergar todas as possibilidades. Ser rude não levará sua ideia a lugar nenhum.

ESTUDE MUITO SUA IDEIA

Não adianta desenvolver uma ótima proposta se você não sabe explicá-la corretamente. Estude a melhor maneira de apresentá-la, prepare-se para todos os tipos de perguntas, críticas e contrapartidas. A partir do momento em que você começa a demonstrar certeza em todas suas respostas, seus ouvintes ficarão interessados em entender o porquê e terão mais confiança no momento de aceitá-la.

ESPERE O MOMENTO CERTO

Estude o melhor momento para falar a respeito da sua ideia. Analise o cenário e as pessoas com as quais você vai falar. A melhor opção sempre é agendar uma reunião para discutir propostas. Se quiser, dê um breve esclarecimento para os convidados apenas para introduzi-los no tema que será falado, mas deixe para apresentá-lo apenas no horário marcado.

ENGAJE PARA CONVENCER

A melhor maneira de convencer uma pessoa a aceitar sua ideia é fazer com que ela se identifique com sua proposta. Ao invés de ficar contrapondo possíveis sugestões, envolva seu ouvinte no contexto do projeto apresentando exemplos aplicáveis e de acordo com sua realidade para facilitar o entendimento. Assim, o poder de convencimento não dependerá apenas do uso de argumentos para ser efetivo. Menos discussão, mais ação.


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