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Como saber exatamente o que o seu cliente espera de você?

      
Estar aberto a críticas é fundamental
Estar aberto a críticas é fundamental  |  Fonte: Shutterstock

Qual empreendedor nunca quis ler a mente de seus clientes? Um dos principais desejos de quem está começando a empreender é poder saber exatamente o que o público alvo espera de você e agir em favor disso. Reunimos algumas dicas que podem te ajudar:

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Não adianta partir do zero. Antes de mais nada, delimite quem seria o seu público ideal. Elabore um perfil que contenha aspectos como idade, estágio da vida, dificuldades possivelmente enfrentadas. Em seguida, localize esse perfil dentro do seu próprio convívio e avalie como eles reagem e o que eles tendem a buscar em um produto similar ao seu.

Não é possível ler mentes, mas sempre é possível perguntar. Não tenha receios, o melhor jeito de saber o que o seu consumidor espera de você é perguntando para ele. Pode ser em forma de questionário, resposta voluntária – quando você deixa um contato específico para sugestões – ou até mesmo entrevistas com um pequeno grupo. O importante é ouvir o que eles têm a dizer.

Depois de coletar tais informações, coloque-as no papel. Escreva, desenhe, elabore. Isso ajuda a criar novas estratégias e a pensar em como usar o que é solicitado a favor da empresa e dos consumidores. É fundamental que você esteja aberto a críticas e saiba assumi-las como construtivas. Entrar na defensiva afasta os clientes e prejudica a imagem. Uma empresa que possui autocrítica sempre é tida como mais amigável.


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