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Como saber se os seus funcionários estão insatisfeitos e o que fazer

      
Fonte: Shutterstock

Todo bom líder sabe que, para realizar um bom trabalho, é preciso uma boa equipe. Porém, nem sempre as coisas fluem bem o tempo todo e o rendimento pode ser impactado por problemas possíveis de serem antecipados. Saiba como notar se os seus funcionários estão insatisfeitos e o que fazer se isso acontecer:

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Não adianta, funcionários motivados fazem um trabalho melhor. As pessoas tendem a caprichar mais quando se sentem satisfeitas com o que fazem. Logo, esteja atento a críticas e reclamações e tente tirar algo positivo delas – se a equipe tem se queixado, isso pode ser sinal de falhar e um bom líder sabe reconhece-las e corrigi-las.

Muito se percebe pelas metas. Se até as mínimas não vem sendo atingidas, isso é um sinal claro de que algo não vai bem. Uma boa solução é trabalhar essas metas junto com o time. Mostrando o quão longe se pode ir e dando feedbacks positivos e elogios quando obtiverem avanços.

Por mais que se ame o trabalho ninguém gosta de exceder seu período constantemente. Fique atento e respeite os horários dos funcionários – inclusive, o de almoço. Pessoas cansadas ou ansiosas não produzem bem e pode ser prejudicial para a empresa.

Pessoas felizes sugerem ideias e dão feedback, isso demonstra interesse e interesse só vem de quem aprecia o que faz. Se os seus funcionários andam calados ou reagindo pouco, isso é um sinal negativo. Busque ser aberto sobre ideias, fazer reuniões que estimule as pessoas a fazer sugestões e se mostre receptivo.

A linguagem corporal diz muito sobre alguém. Note se as pessoas andam sorrindo menos ou com expressões mais mal humoradas, isso pode indicar que elas não estão satisfeitas. Busque quebrar a rotina eventualmente, organizar um cronograma que faça o pessoal sair da caixinha e encontrar algo novo pode ajudar.

Antes de mais nada, liderar é, basicamente, saber lidar com seres humanos. E, como todos, temos nossos dias bons e ruins. Um bom líder reconhece quando a sua equipe não vai bem e tenta junto encontrar soluções. Não crie barreiras e ouça o que os seus funcionários têm a dizer, o resultado pode ser muito positivo!


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