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Atenção pais: saiba como o sono pode afetar o desempenho nos estudos

      
Fonte: Shutterstock

Não é segredo que dormir é fundamental para um bom aprendizado. Para as crianças, então, esse impacto pode ser ainda maior. Com boa parte de suas funções ainda em desenvolvimento, uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença no rendimento – tanto escolar quanto fora dele – dos pequenos. Mas não são eles os únicos afetados: adolescentes também precisam de sono equilibrado.

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Muito mais do que dormir por muitas horas, a qualidade do sono também desempenha um grande papel. Noites em que se desperta várias vezes também prejudicam o desempenho em uma proporção semelhante à privação do sono. Adeptos a serem “corujas” os adolescentes estão no grupo mais afetado: eles tendem a deixar de dormir mesmo precisando acordar cedo no dia seguinte.

O problema é que esses hábitos, somados aos distúrbios de sono causados pela própria puberdade, podem acarretar em uma série de problemas. A capacidade cognitiva diminui, a memória sofre abalos e a capacidade de prestar atenção ou foca em uma aula – o que, nessa idade, já é bem difícil – cai bruscamente.

A falta de sono tende a levar a uma dieta mais pobre – os famosos “lanchinhos da madrugada” começam a se multiplicar e podem causar problemas – e também a um menor controle das emoções – que nunca viu uma criança chorando e afirmou que era sono? Pois é, não dormir bem ou o bastante realmente causa esse efeito, inclusive, em adultos!

Um estudo recente feito pelo Departamento de Psicologia e Desenvolvimento Humano do UCL Instituto de Educação de Londres, comprovou que cumprir ao menos sete horas de sono indo-se dormir cedo e com uma noite bem dormida melhora consideravelmente os resultados nos estudos. Logo, é preciso associar qualidade e quantidade.

No entanto, um sono longo está mais ligado à performance, enquanto uma boa noite de sono está mais para melhoramento dos processos cognitivos. É válido lembrar que o ambiente impacta muito na qualidade do sono: luzes, barulhos, cama e travesseiros inadequados e uso de aparelhos que emitem luz antes de dormir podem estragar tudo. Ou seja, é bom juntar o melhor dos dois mundos.


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