text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como o período pode afetar o rendimento de meninos e meninas

      
<p>Muito se fala sobre as diferenças no aprendizado de meninos e meninas. Se no mercado de trabalho a desigualdade entre gêneros ainda é muito forte, nas escolas, elas tendem a ter um desempenho melhor. Mas o que será que causa essa diferença? <strong> Alguns especialistas acreditam que a resposta pode estar em nada mais do que no período em que as aulas começam. </strong></p><p><span style=color: #333333;><strong>Leia também:</strong></span><br/><a href=https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/11/18/1133824/tomar-cafe-manha-pode-melhorar-desempenho-aluno.html title=Tomar café da manhã pode melhorar desempenho do aluno>» <strong>Tomar café da manhã pode melhorar desempenho do aluno</strong></a><br/><a href=https://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2012/12/12/988445/bom-cafe-da-manh-melhora-rendimento-escolar-segundo-pesquisa.html title=Bom café da manhã melhora o rendimento escolar, segundo pesquisa>» <strong>Bom café da manhã melhora o rendimento escolar, segundo pesquisa</strong></a></p><p>De acordo com um estudo feito por economistas da Universidade da Califórnia em Davis, começar a escola em um período vespertino melhorou surpreendentemente o desempenho dos garotos. Segundo eles, <strong> as meninas tendem a irem melhor em situações de privação ou redução de sono do que os meninos. </strong></p><p>Porém, tal posicionamento não é unânime. <strong> Há quem acredite que muito vem do fato de os meninos terem mais dificuldade com as chamadas “soft skills”, </strong> as habilidades e competências que permitem a alguém melhorar o seu relacionamento com os outros e com o que está ao seu redor.</p><p>A verdade é que, aos olhos dos pesquisadores, <strong> o modelo de aulas como um todo é equivocado, especialmente ao se tratar de adolescentes. </strong> Como nessa época o sono tende a ser irregular, talvez, iniciar os períodos um pouco mais tarde pode ser benéfico para todos os estudantes, independente do sexo.</p>
Fonte: Shutterstock

Muito se fala sobre as diferenças no aprendizado de meninos e meninas. Se no mercado de trabalho a desigualdade entre gêneros ainda é muito forte, nas escolas, elas tendem a ter um desempenho melhor. Mas o que será que causa essa diferença? Alguns especialistas acreditam que a resposta pode estar em nada mais do que no período em que as aulas começam.

Leia também:
» Tomar café da manhã pode melhorar desempenho do aluno
» Bom café da manhã melhora o rendimento escolar, segundo pesquisa

De acordo com um estudo feito por economistas da Universidade da Califórnia em Davis, começar a escola em um período vespertino melhorou surpreendentemente o desempenho dos garotos. Segundo eles, as meninas tendem a irem melhor em situações de privação ou redução de sono do que os meninos.

Porém, tal posicionamento não é unânime. Há quem acredite que muito vem do fato de os meninos terem mais dificuldade com as chamadas “soft skills”, as habilidades e competências que permitem a alguém melhorar o seu relacionamento com os outros e com o que está ao seu redor.

A verdade é que, aos olhos dos pesquisadores, o modelo de aulas como um todo é equivocado, especialmente ao se tratar de adolescentes. Como nessa época o sono tende a ser irregular, talvez, iniciar os períodos um pouco mais tarde pode ser benéfico para todos os estudantes, independente do sexo.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.