text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como o período pode afetar o rendimento de meninos e meninas

      
Fonte: Shutterstock

Muito se fala sobre as diferenças no aprendizado de meninos e meninas. Se no mercado de trabalho a desigualdade entre gêneros ainda é muito forte, nas escolas, elas tendem a ter um desempenho melhor. Mas o que será que causa essa diferença? Alguns especialistas acreditam que a resposta pode estar em nada mais do que no período em que as aulas começam.

Leia também:
» Tomar café da manhã pode melhorar desempenho do aluno
» Bom café da manhã melhora o rendimento escolar, segundo pesquisa

De acordo com um estudo feito por economistas da Universidade da Califórnia em Davis, começar a escola em um período vespertino melhorou surpreendentemente o desempenho dos garotos. Segundo eles, as meninas tendem a irem melhor em situações de privação ou redução de sono do que os meninos.

Porém, tal posicionamento não é unânime. Há quem acredite que muito vem do fato de os meninos terem mais dificuldade com as chamadas “soft skills”, as habilidades e competências que permitem a alguém melhorar o seu relacionamento com os outros e com o que está ao seu redor.

A verdade é que, aos olhos dos pesquisadores, o modelo de aulas como um todo é equivocado, especialmente ao se tratar de adolescentes. Como nessa época o sono tende a ser irregular, talvez, iniciar os períodos um pouco mais tarde pode ser benéfico para todos os estudantes, independente do sexo.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.