Maneiras simples e fáceis de aumentar a sua produtividade

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Muitas vezes, ser produtivo é um problema. Seja pelo acúmulo de tarefas ou a prazos, acabamos deixando tudo de lado. Sim, procrastinar é quase um canto da sereia no ambiente de trabalho – quem nunca pensou que poderia deixar algo para amanhã e acabou se enrolando depois? Nós reunimos algumas dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo:
Leia também:
» Entenda como ser multitarefas afeta sua produtividade
» 4 hábitos que vão aumentar a sua produtividade
» 5 livros para transformar a sua produtividade
A primeira lição é respeitar os seus limites. Não assuma mais tarefas do que você consegue administrar e perca o medo de dizer não – é difícil, mas isso pode ser o que vai te ajudar a se organizar melhor. Se você está sobrecarregado, fale! Não adianta pegar um monte de trabalhos e depois não conseguir cumprir, não é?
Não adianta, por mais multitarefas que tentemos ser, nós ainda somos seres humanos e não conseguimos fazer tantas coisas assim ao mesmo tempo. Faça uma tarefa de cada vez! Vá eliminando o trabalho aos poucos, um a um. Tentar resolver tudo em uma única tacada pode acabar gerando erros e, então, você vai perder mais tempo ainda tentando corrigi-los.
Pode ser difícil, mas você precisa aprender a se desligar da “internet”. E quando falamos de internet, nos referimos a restringir o acesso a smartphones e o uso de redes sociais. Tendemos a fazer pausas ao longo do dia para descansar – e não tem problema! Isso, inclusive, é recomendado. Mas, ao acessar uma página como o Facebook, o que seria algo breve se transforma em dez, quinze minutos e lá se vai mais tempo de trabalho.
Debater ideias e traçar planos é importante, mas aprenda a limitar o tempo das suas reuniões. Tome cuidado para não transformar em uma conversa e fazer com que um encontro que deveria levar meia hora acabe durando duas. Se o que era importante já foi dito, é hora de voltar à ação!
É claro que o fato emocional tem seu peso. Tem dias em que realmente se concentrar está difícil ou que algum problema está ocupando nossa mente a ponto de não nos deixar fazer mais nada. A grande questão é fazer com que isso sejam exceções, não regras. Tome cuidado para não se tornar um procrastinador!