text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Case de sucesso, Biofase é tema de estudo em especial para jovens empreendedores [Trilha de Formação]

      
Case de sucesso, Biofase é tema de estudo em especial para jovens empreendedores [Trilha de Formação]
Case de sucesso, Biofase é tema de estudo em especial para jovens empreendedores [Trilha de Formação]  |  Fonte: Reprodução

Fundada em 2012, no México, a startup Biofase é um exemplo de como aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade. Desenvolvendo bioplástico a partir do caroço do abacate, ela cresceu 700% entre 2013 e 2014 e virou alvo de estudo para jovens empreendedores.

Sabendo como a produção do plástico impacta o planeta em diferentes âmbitos – são quase 300 milhões de toneladas e 30% utilizadas apenas uma vez – Scott Munguía, até então estudante de engenharia química no Instituto Tecnológico de Monterrey, passou a se questionar sobre uma solução. Em 2011, começou a dedicar algumas horas de estudo na busca por uma alternativa.

Após muita pesquisa, ele descobriu que o abacate era a solução. Um ano depois, surgiu a Biofase. Mensalmente, são descartadas 30,7 mil toneladas de caroços de abacate no México. Tal matéria prima é comprada pela empresa e transformada em bioplástico. E o resultado é positivo: a indústria global de bioplásticos vale US$ 4 bilhões.

Ao longo de alianças, a empresa passou a exportar resida para a Guatemala e ingressar na fabricação de talheres biodegradáveis. Em quatro anos de existência, a empresa já ganhou fama mundo a fora, prova disso são prêmios como o dado a inovadores com menos de 35 anos, da MIT Technology Review, ou o de inovação tecnológica do Cleantech Challenge.

Analisando o mundo ao seu redor e pensando em soluções plausíveis, perto de si, Munguía criou um negócio que, além de inovador, é sustentável e prova que projetos universitários podem ter uma vida muito longa.

Produzindo atualmente 50 toneladas de bioplástico mensalmente, a empresa tem como meta aumentar ainda mais a produção. Para isso, abriu sua primeira fábrica própria em Michoacán com capacidade para produzir 700 quilos por hora. Ao atingir isso, ela será a maior empresa do ramo na América Latina e mais: com plano de atacar os mercados norte-americano e europeu.

A plataforma “A Gestão que Muda o Mundo” criada pela HSM Experience em parceria com a Universia Brasil, na qual se encontra o case da Biofase, tem como objetivo tornar esse início mais claro e ensinar o jovem os caminhos que levam a companhias bem-sucedidas. Para isso, por meio de experts na área, os conteúdos apresentam foco em ações voltadas para novas práticas, desenvolvimento de projetos e o incentivo à criatividade, visando um mundo menos desigual e mais sustentável. 

Universia Brasil e HSM Experience lançam trilha de conhecimento sobre empreendedorismo universitário. Conheça!


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.