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10 regras de comportamento em empresas que todo jovem deve conhecer

      
10 regras de comportamento em empresas que todo jovem deve conhecer
10 regras de comportamento em empresas que todo jovem deve conhecer  |  Fonte: Shutterstock

Nas empresas, existem algumas regras básicas de comportamento que ajudam a manter o ambiente de trabalho saudável entre os colaboradores. Para quem está iniciando a carreira agora, essas normas são fundamentais para saber se portar nas empresas e causar boas impressões nos novos empregos, momentos determinantes na vida profissional de uma pessoa.

Se você conseguiu um emprego agora e não quer agir de forma errada ou equivocada nos primeiros dias de trabalho, conheça as dez regras de comportamento que todo jovem deve conhecer.

1. Fique em pé quando for ser apresentado a um colega

Ficar em pé ao conhecer outros funcionários é fundamental para estabelecer sua presença na empresa. Continuar sentado pode dar a impressão de que você está o ignorando. Se não puder levantar, incline-se e demonstre que ficaria em pé, se conseguisse.

2. Preste atenção em como se apresentar

Em reuniões externas, sempre se apresente com seu nome completo – nome sobrenome. Para colegas de trabalho, na maioria das situações, você pode ser mais informal – mas nunca apelidos, a não ser que o ambiente seja mais descontraído.

3. Vista-se adequadamente

Pergunte, antes de iniciar, qual o dress code da empresa ou de um evento que você terá que participar. Observe, também, como seus colegas de trabalham costumam ir vestidos.

4. Nunca deixe de agradecer

Não tenha medo de falar obrigada. Agradeça a ajuda, o apoio, a resposta para alguma pergunta ou demanda. Nunca pareça ingrato ou mal-educado.

5. Ignore o celular

Se você não precisa utilizar seu celular em suas demandas, deixe o aparelho de lado. Ele só vai atrapalhar na concentração e os outros podem criar uma imagem errada de você caso fique usando durante o expediente. Você com certeza não quer ser conhecido como o desinteressado logo nos primeiros dias de trabalho.

6. Utilize saudações profissionais por e-mail

Não seja tão descontraído e relaxado, e também não tão coloquial. Escreva normalmente, com o português correto e sem gírias. Chame o destinatário pelo nome inteiro dele, a não ser que vocês já e conheçam e se chamem por apelidos.

7. Sempre verifique o destinatário do e-mail

Muitas pessoas encaminham e-mails para pessoas erradas e, se o conteúdo for restrito, isso pode gerar uma grande confusão na empresa. Por isso, preste atenção ao digitar o nome de seu destinatário – sempre confira se está enviando para a pessoa certa.

8. Se esqueceu o nome de alguém, admita

Não finja que sabe o nome de uma pessoa sem saber – você corre o risco de chamá-la pelo nome errado. Peça desculpas e fale que esqueceu ou, então, use a desculpa de "seu rosto é tão familiar, mas eu não consigo me lembrar do seu nome".

9. Diga bom dia

Seja educado com seus colegas de trabalho. Dar bom dia e cumprimentá-los gera um bom relacionamento no ambiente.

10. Seja pontual

É melhor chegar 10 minutos mais cedo do que 10 minutos atrasado. Tenha isso em mente. Você não gosta que os outros se atrasem e atrapalhem o andamento de uma atividade. Portanto, não faça o mesmo. Se for inevitável se atrasar, avise seus colegas.

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