text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como se preparar para uma entrevista em inglês?

      
Ter sucesso em uma entrevista em inglês pode ser o fator que vai garantir a sua vaga de emprego.
Ter sucesso em uma entrevista em inglês pode ser o fator que vai garantir a sua vaga de emprego.  |  Fonte: iStock

Ter uma boa formação acadêmica já não é suficiente para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Os profissionais devem saber que o domínio da língua inglesa, por exemplo, é um dos itens a mais que precisam estar presentes no currículo. Ainda no processo seletivo, é possível notar essa exigência. Mas, você sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês?


Entrevistas de emprego exigem preparação, principalmente se ela vai acontecer numa língua em que você não tem total confiança. Se você já sabe que terá que enfrentar uma entrevista em inglês, temos uma boa notícia! Em geral, elas não são tão diferentes daquelas feitas em português. O recrutador deve te fazer perguntas como: 


  • Quais são as suas fraquezas? 

  • Quais são os seus pontos fracos? 

  • Qual é a sua formação?

  • Qual é a sua experiência profissional?


Da mesma maneira que nas entrevistas em português, você pode começar falando algumas informações básicas e, em seguida, desenvolver e aprofundar sua resposta citando exemplos ou situações que você passou. 

A parte principal da sua preparação deve ser garantir que você tem o vocabulário necessário para entender e responder adequadamente o que é perguntado. Pensando nisso, comentamos a seguir as 7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego em inglês:


1. Tell me about yourself (fale sobre você)


Essa pergunta pode ser uma das mais assustadoras, por ser também uma das mais vagas. É uma boa ideia ter um resumo rápido pronto para respondê-la. Ele deve cobrir informações básicas como quem você é pessoalmente e profissionalmente, seu passado educacional e profissional. É importante não encher essa resposta com informações óbvias ou inúteis.


Vocabulário útil:

  • I’ve been working at x place for x years (eu trabalhei em x lugar durante x anos)

  • My duties included x (minhas obrigações incluíam)

  • I graduated in x, in x college, for x reason (eu me formei em x, na faculdade x, pela razão x)


2. What are your weakness and strengths? (Quais são as suas fraquezas e seus pontos fortes?)


Um clássico de entrevistas de emprego em qualquer idioma, o segredo para responder bem essa pergunta é ter sempre um exemplo para comprovar a sua afirmação. Se a sua maior qualidade é ser criativo, dê um exemplo dessa criatividade sendo posta em prática, dentro ou fora do trabalho.


Para a sua maior qualidade, escolha com cuidado sua resposta. Todo mundo é bom em algumas coisas, mas apenas algumas são relevantes para o cargo em questão. Saiba qual qualidade sua é a mais relevante e cite o melhor exemplo para apoiá-la.


Para a sua maior fraqueza, seja honesto. Não apele para os “defeitos seguros” que você leu na internet. O segredo nessa pergunta é mostrar que você reconhece seus defeitos e que está trabalhando neles. Mostre um exemplo de como você falhou, e como está se esforçando para melhorar.


Vocabulário útil:

  • My best asset would be my... (Minha melhor característica seria minha…)

  • This trait showed when I did X (Esse traço se manifestou quando eu fiz X)

  • I’m dealing with this flaw by doing X and X (Estou lidando com esse defeito fazendo X e X)


3. What are three of your best accomplishments? (Quais são três das suas maiores conquistas?)


Na maioria das vezes, seu entrevistador não vai exigir que sejam conquistas profissionais, mas mantenha suas conquistas relevantes para o emprego em questão.


Vocabulário útil:

  • I was proud of myself when… (Eu fiquei orgulhoso quando…)

  • I helped my former company by doing X (Eu ajudei a minha empresa anterior fazendo X)


4. Tell me about your education background (Conte-me sobre a sua educação)


Você pode começar com informações básicas e, depois, desenvolver sua resposta para como a sua formação ajudou você a chegar onde está e a ser quem é hoje.


Vocabulário útil:

  • I studied X at X college (Eu estudei X na faculdade X)

  • I chose this master because… (Eu escolhi essa área de estudo porque...)


5. Why do you think you’re suited for this position? (Por que você acha que é a pessoa certa para esta vaga?)


Assim como nas outras perguntas, o segredo aqui é ter evidências para as suas afirmações. Uma história tocante sobre um sonho de infância pode funcionar bem para várias situações, mas essa não é uma delas. Aqui, você precisa apresentar razões porque você combina com a empresa e porque ela se beneficiaria com você. Não se esqueça dos exemplos!


Vocabulário útil:

  • I would fit in well because... (Eu me encaixaria bem porque...)

  • One skill I have that would be useful is…(Uma habilidade que eu tenho que seria útil é…)


6. What do you do in your free time? (O que você faz no seu tempo livre?)


A pergunta pode soar estranha, mas ela é comum principalmente em empresas que valorizam a cultura dentro delas. Sua resposta deve conter razões porque você se encaixa nesse ambiente. Se você quer entrar numa revista de moda, por exemplo, talvez seja uma boa ideia falar do seu blog de moda. Se você vai trabalhar numa empresa de educação, fale sobre sua paixão por leitura.


Vocabulário útil:

  • Spare time – free time (Tempo livre)

  • My hobbies include… (Meus hobbies incluem…)


7. Describe your work style (Descreva sua forma de trabalhar)


A resposta para essa pergunta deve ser o mais honesta possível e mostrar como você se diferencia no que faz.


Vocabulário útil:

  • In my old job, I used to do X things, for X reason and for X time (No meu antigo trabalho, eu costumava fazer X coisas, por X razões e durante X tempo)

  • A way I found to be more efficient in what I do is… (Uma forma que eu encontrei de ser mais eficiente no que faço é...)


Como fazer uma entrevista de emprego em inglês por telefone


Hoje no Brasil é cada vez mais comum que as empresas façam entrevistas de emprego em inglês pelo telefone. Funciona mais ou menos assim: alguém da própria empresa ou um professor de inglês é contratado (hired) para ligar para o candidato (candidate) e começar a conversar com ele em inglês de repente (out of the blue). Esta é uma forma de checar conhecimento (knowledge) e fluência (fluency) na língua.


É por isso que alguns cursos oferecem um serviço especializado chamado de “phone chatting” que são exatamente estas ligações para nossos alunos serem pegos de surpresa (caught by surprise) e ligarem a tecla “sap” (second audio program).


Então, se você receber um telefonema (call) e a pessoa começar a falar em inglês com você em nome (on behalf of) da empresa que você se candidatou, não entre em pânico (don’t panic). Em geral, as perguntas obedecem padrões (patterns) que irão cobrir os tempos verbais e seus usos. Por isso, preste atenção ao tempo verbal usado pelo seu interlocutor antes de responder. 

Use as qualidades que você acredita que possui para colaborar com esta conceituada empresa (respected reputable company).

Dica importante: 

Lembre-se de usar o tempo verbal correto com advérbios como: I usually/often/hardly ever etc (ou seja, normalmente/geralmente/quase nunca eu…)


Prepare-se para sua entrevista em inglês

De acordo com o portal InfoMoney, por mais que o candidato acredite que tem conhecimento suficiente da língua, é importante estar preparado. Pensando nisso, o diretor da Achieve Languages, João Tomazeli, ensina 15 passos para ser bem sucedido em uma entrevista em inglês. “Dicas simples são úteis para candidatos que estudam inglês, mas ainda não dominam 100% o idioma”, explica. Lembre-se que o mais importante nesses casos é nunca mentir sobre o seu real nível de conhecimento.


Segundo Tomazeli, é importante que, além de conhecer as expressões técnicas, tenha-se domínio sobre os assuntos relativos ao segmento e à indústria às quais a empresa pertence. Além disso, ler artigos técnicos e publicações segmentadas auxiliam no melhor desempenho de aprendizagem.


Confira as 15 perguntas elaboradas pelo diretor, que tem grandes chances de aparecer em uma entrevista de emprego em inglês:


1. Tell me about yourself. / Me fale sobre você.


2. Tell me about your 3 greatest achievements. / Fale sobre suas 3 maiores realizações.


3. Are you satisfied with your career to date? / Você está satisfeito com sua carreira até hoje?


4. Tell me about a difficult situation you have faced and how you tackle it. / Me fale de uma situação difícil que você já se deparou e como você a encarou.


5. What do you like about your present job? / O que você gosta no seu atual emprego?


6. What do you dislike about your present job? / O que você não gosta no seu atual emprego?


7. What are your strengths? / Quais são os seus pontos fortes?


8. What is your greatest weakness? / Qual é o seu maior ponto fraco?


9. Why do you want to leave your current employer? / Por que você quer sair do trabalho atual?


10. Why should we hire you? Or Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que deveríamos contratá-lo(a) ou Por que você acha que você é o melhor candidato para essa vaga?


11. What is your opinion about the financial crisis in Europe? / Qual é a sua opinião sobre a crise financeira da Europa?


12. What is your view about the World Cup being held in Brazil? / Qual é a sua opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil?


13. What do you think is the trend for retail companies? / Em sua opinião, qual será a tendência no mercado para empresas de varejo?


14. Do you think the economic prosperity in Brazil will continue in the next 10 years? / Você acha que a prosperidade econômica no Brasil vai continuar nos próximos 10 anos?


15. Do you think the real estate price will continue to raise in Brazil in the next years? / Você acha que o preço dos imóveis vai continuar a aumentar no Brasil nos próximos anos?


Convide um amigo ou familiar que tenha um bom domínio do inglês para te ajudar. Crie novas perguntas que sejam específicas para o mercado em que você atua e adapte para criar a sua lista de perguntas. Em seguida, comecem os treinos. Peça para a pessoa que estiver fazendo as perguntas incluir algumas questões surpresas, você deve estar preparado para tudo.

Descubra como ter sucesso em uma entrevista de emprego

Aumente substancialmente as suas probabilidades de contratação com estes conselhos para o sucesso em qualquer processo de recrutamento.

Faça a download do E-book aqui


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.