Saiba quais são os 7 tipos de instituição de ensino superior no Brasil

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Estudar em uma universidade ou em uma faculdade integrada? Pública ou privada? Ser ou não o primeiro aluno em um curso novo de graduação? Ao escolher a profissão, o estudante tem que levar tudo isso em consideração. O que não é nada fácil porque se depara com uma nomenclatura diferente, a qual ainda não está acostumado, que designa as carreiras e as IES (Instituições de Ensino Superior). Segundo a legislação em vigor, há sete categorias de IES no Brasil. Entenda:
1) UNIVERSIDADES
Instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas, de formação de quadros profissionais de nível superior, que desenvolvem atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão.
2) UNIVERSIDADES ESPECIALIZADAS
Instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, especializadas em um campo do saber como, por exemplo, Ciências da Saúde ou Ciências Sociais, nas quais são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa e extensão, em áreas básicas e/ou aplicadas
3) CENTROS UNIVERSITÁRIOS
Instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, pluricurriculares, que devem oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.
4) CENTROS UNIVERSITÁRIOS ESPECIALIZADOS
Instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, que atuam numa área de conhecimento específica ou de formação profissional, devendo oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.
5) FACULDADES INTEGRADAS E FACULDADES
Instituições de Educação Superior públicas ou privadas, com propostas curriculares em mais de uma área do conhecimento, organizadas sob o mesmo comando e regimento comum, com a finalidade de formar profissionais de nível superior, podendo ministrar cursos nos vários níveis (sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão) e modalidades do ensino.
6) INSTITUTOS SUPERIORES OU ESCOLAS SUPERIORES
Instituições de Educação Superior, públicas ou privadas, com finalidade de ministrar cursos nos vários níveis (sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão).
7) CENTROS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Instituições especializadas de educação profissional, públicas ou privadas, com a finalidade de qualificar profissionais em cursos superiores de educação tecnológica para os diversos setores da economia e realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, oferecendo, inclusive, mecanismos para a educação continuada.
Todas as instituições de Educação Superior brasileiras estão organizadas por categorias administrativas (ou formas de natureza jurídica). São elas:
PÚBLICAS
Criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público. Podem ser:
Federais: mantidas e administradas pelo Governo Federal;
Estaduais: mantidas e administradas pelos governos dos estados;
Municipais: mantidas e administradas pelo poder público municipal.
PRIVADAS
Mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Podem se organizar como:
1. Instituições privadas com fins lucrativos ou Particulares em sentido estrito - instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado;
2. Instituições privadas sem fins lucrativos.
As instituições privadas sem fins lucrativos podem ser:
Comunitárias: instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam, na sua entidade mantenedora, representantes da comunidade;
Confessionais: instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendam à orientação confessional e ideológica específicas;
Filantrópicas: são as instituições de educação ou de assistência social que prestem os serviços para os quais foram instituídas e os coloquem à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem qualquer remuneração.
Saiba mais sobre o ensino superior no Brasil e escolha o ideal para você