Por que estudar Engenharia da Pesca

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Ainda não sabe o que cursar na universidade? Se você gostava de biologia e matemática na escola, o curso de Engenharia da Pesca talvez seja o certo para você. Leia mais informações sobre o curso e as possibilidades de carreira para quem é formado na área para descobrir se essa é a profissão para você.
TRABALHANDO COM ENGENHARIA DA PESCA
O profissional trabalha com a criação, a cultura, a análises, localização, planejamento, conservação e desenvolvimento de técnicas e atividades relacionadas aos organismos aquáticos, como peixes e crustáceos, e sua reprodução, pesca e comercialização. Ele também pode atuar na instalação e manutenção maquinários usados pela indústria da pesca. Seu grande objetivo é conseguir aprimorar os métodos para aproveitar melhor os recursos naturais disponíveis nos mares e rios, sempre focando em consumo sustentável e preservação das espécies aquáticas.
O engenheiro de pesca pode trabalhar em diversas áreas e companhias envolvidas com o setor da pesca, atuando no gerenciamento de empresas, planejamento, introdução de tecnologias pesqueiras, implantação de viveiros especializados, pesquisa e desenvolvimento de novas formas de trabalho. Indústrias de pescados, fazendas aquáticas e órgãos públicos como o Ibama e o Embrapa oferecem espaço no mercado de trabalho.
O CURSO DE ENGENHARIA DA PESCA
Assim como nas outras engenharias, o curso de graduação tem foco, principalmente nos 2 primeiros anos de curso, em matérias do universo das exatas, como Física, Matemática, Estatística, Cálculo, Química, entre outras. Depois, a partir do terceiro ano de curso, aproximadamente, vão sendo introduzidas as disciplinas focadas na profissão em si, como Navegação, Controle do Pescado, Técnicas de Pesca e Topografia.
As aulas práticas, ministradas em laboratórios ou no campo de trabalho deste profissional (mar, rios e lagos) também são bastante comuns nesta fase. No fim da graduação em Engenharia de Pesca é exigida a realização de um estágio obrigatório supervisionado, bem como a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A duração do curso de bacharelado é de, em média, 5 anos.
Conheça a série Por que Estudar sobre as principais profissões