Como demonstrar interesse em um processo seletivo de emprego
Saiba como demonstrar ao seu recrutador interesse em um processo seletivo de emprego sem parecer que está desesperado pela vaga na empresa

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Saiba como demonstrar ao seu recrutador interesse em um processo seletivo de emprego sem parecer que está desesperado pela vaga na empresa
Para conquistar uma vaga, além de possuir as competências técnicas necessárias e as características comportamentais aderentes à posição, o candidato deve demonstrar que está interessado em contribuir com o desenvolvimento da empresa.
O recrutador avalia o profissional a partir do momento em que recebe seu currículo. Durante as fases seguintes, cria ferramentas para analisar não só seu conhecimento e conduta, como também motivação para conquistar a vaga desejada.
Posso afirmar que o interesse do candidato em ingressar na empresa e colaborar com sua evolução é fundamental para definir se o profissional está apto a enfrentar os desafios do dia a dia da companhia. Quando uma pessoa está desinteressada na oportunidade ou não se identificou com a organização, tende a desistir da posição em poucos meses.
Primeiramente, assim que se inscreve em um processo seletivo, o candidato deve estudar a empresa para a qual se candidatou: sua história, missão, visão, valores, propósitos, negócios, clientes e funcionários. Eventualmente, o profissional será questionado sobre o porquê quer trabalhar no local e, se não souber responder, demonstrará que não teve motivação de buscar sobre.
Além disso, ao longo do processo, recrutadores solicitarão diversas coisas para os candidatos, que devem ficar atentos a cada pergunta ou solicitação. Se perguntarmos se o profissional conhece determinado processo, ele não poderá falar não, mas sim que não sabe e que pode procurar mais a respeito. Candidatos acomodados ou que demoram em nos retornar também são interpretados como desinteressados.
Se o candidato chegou até a fase final do processo, no dia da entrevista deve chegar com pontualidade e mostrar-se desenvolto ao longo da conversa. O profissional não pode ficar quieto durante o encontro, mas sim tirar dúvidas sobre o cargo, a experiência, o desenvolvimento proposto pela oportunidade, entre outras perguntas que demonstram seu interesse em ingressar na organização.
Outro ponto importante: o candidato não pode ter medo de demonstrar entusiasmo por estar tão perto de conquistar a vaga. O medo atrapalha a desenvoltura, além de mascarar sentimentos positivos para o encontro. O profissional pode e deve sorrir e agradecer pela oportunidade que está recebendo de disputar o cargo desejado.
Faça uma mensagem curta e amável, e vá direto ao ponto. Esta é a forma mais educada e profissional de finalizar todo o processo.
Para demonstrar um grande entusiasmo tenha uma boa preparação prévia: desde a pesquisa da empresa, a pontualidade nos processos seletivos, a preparação e a apresentação.