53% dos jovens brasileiros não possuem conhecimentos financeiros básicos

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que mais da metade dos alunos brasileiros na faixa dos 15 anos não possui conhecimentos financeiros básicos. 53% não sabia lidar com questões fundamentais ligadas ao tema.
O estudo Cultura Financeira dos Estudantes foi realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2015. Esse é o quarto volume dos resultados publicados. Para essa pesquisa, foram abordados desde a gestão da conta bancária a entender, por exemplo, condições de uma assinatura de um serviço de telefone ou taxas de juros de empréstimos.
Confira outras notícias sobre educação e fique por dentro do universo educativo.
O estudo foi dividido em níveis de dificuldade indo do grau 1, para as mais simples como conhecimentos sobre fatura, ao 5 como custos de operações e ganhos em transações, além de temas como Imposto de Renda. Para ser considerado um conhecedor básico é preciso dominar o grau 2, que, segundo a OCDE, engloba os conhecimentos fundamentais. O Brasil ficou em último lugar entre 15 países ou províncias avaliadas pelo estudo. Os estudantes chineses das províncias de Pequim, Xangai, Jiangsu e Guangdong foram os mais bem avaliados: apenas 9% ficaram abaixo do nível esperado. A média dos países foi de 22%.
Segundo a OCDE, quanto melhor o desempenho dos alunos, maiores as chances deles aprenderem a economizar, completar o ensino superior e se qualificar para um emprego melhor.