Nunca se faça de vítima em uma entrevista de emprego

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Algumas atitudes são seriamente desaprovadas por recrutadores em entrevistas de emprego. Ter uma conduta profissional ao longo da conversa é fundamental para que o candidato mostre que está apto para ingressar na empresa contratante.
Há profissionais no mercado que, para conquistarem vagas, utilizam táticas como o vitimismo. Por exemplo, em todas as suas falas procuram mostrar como estão precisando arranjar um emprego para continuarem se sustentando ou pagando algumas contas, como a da faculdade.
Essa situação é real e acontece, infelizmente, com muitas pessoas – especialmente em tempos de crise econômica e política, na qual o desemprego está em alta. Mas não pode ser utilizada como justificativa em uma entrevista de emprego.
Existem diversas formas de expor a necessidade de estar empregado, como o desejo de desenvolver a carreira, de aprimorar as habilidades profissionais, de ingressar em uma empresa renomada no mercado, de contribuir com as necessidades da área etc.
O candidato não precisa falar sobre estar preocupado com suas contas atrasadas, pois o entrevistador não encarará essa atitude como positiva. Se o profissional pode, em suas respostas, explicar como consegue cooperar com o progresso da organização, não deve desperdiçar tempo da conversa apelando para tentativas emocionais.
Outro quadro de vitimismo comum em processos seletivos, é um candidato tentar justificar sua saída dos empregos anteriores culpando as empresas em que trabalhou. A experiência pode ter sido realmente péssima, mas não cabe desabafar a respeito para o entrevistador – que pode interpretar a crítica ao trabalho como uma atitude comum à realidade do profissional.
Para explicar o porquê de ter trocado de emprego, o candidato pode falar que não havia se adaptado à cultura organizacional da empresa ou que estava em busca de novos desafios profissionais, mas não falar mal sobre seu antigo chefe ou equipe.
Tem dúvidas sobre como conseguir um emprego? Conecte-se ao Facebook e envie sua pergunta no final da página. Nossos especialistas responderão.