Em livro, empresário dá dicas para empreendedores baseadas em lições de Harvard

text.compare.empty.header
label.searchBox.help2
Ex-aluno do Advanced Management Program (AMP), da Harvard Business School, o empresário Allan Costa dá dicas para empreendedores baseadas em lições aprendidas naquele que é considerado o melhor programa de formação de executivos do mundo.
Siga a série Aprendendo a Empreender
Por meio do livro “60 Dias em Harvard”, que segue a linha de um diário, Allan conta como foi a sua experiencia no AMP e dá dicas tanto para quem quer fazer o programa quanto para quem deseja empreender. Atualmente palestrante e investidor-anjo em startups, Costa já foi diretor superintendente do Sebrae/PR.
Confira oito lições que compõem a obra:
Diversão é um ingrediente chave para empresas acima da média.
O sucesso pode ser uma armadilha. Pode gerar medo de arriscar e criar organizações dinamicamente conservadoras.
Cultura e estratégia têm que estar em sintonia. Se não estiverem, mude a cultura ou mude a estratégia.
Produtos e serviços são um aglomerado de coisas que tem que funcionar juntas. Se um único pedaço não funcionar direito, todo o resto vira vinagre.
Crescimento nem sempre é bom. Crescer sem sustentação pode destruir valor, destruir dinheiro, destruir as pessoas, destruir a cultura e destruir a organização.
Execução excelente e estratégia ruim sempre é melhor que uma grande estratégia e execução pobre. Não há boa estratégia que resista a uma má execução.
Emoção é bom na formação de um time e no desenvolvimento de uma empresa que faça a diferença. Mas pode ser ruim para decisões de negócio;
Não tem jeito: organizações são feitas de pessoas. No fim do dia, são sempre as pessoas que fazem a diferença.